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Olá Jaguar,

concordo com sua opinião, mas, em tese a proibição é certa. Tive a sorte de acompanhar a maior parte da restauração não só do P-47, como a do Ventura e Fw 58. O problema é mais complexo aqui pelo simples fato de não haver uma tradição em formação de pilotos para aeronaves históricas "quentes"como o P-47. Sem a passagem pelos mesmos períodos de formação em aviões com motor radial, leia-se T-6, ninguém poderia decolar com um P-47. Eu tive a satisfação de ouvir isso de ícones como o Brig Rui moreira Lima e do Brig Meira, além do Brig Magalhães Mota. Todos eram unanimes na urgência de transferir suas experiências para pilotos mais novos, o que não foi autorizado por simples falta de tempo. Meu falecido amigo Edson Chaves, especialista em ensino de pilotagem também defendia esta tese, pelo menos aqui no Brasil não existe piloto com experiência nem para taxiar um avião histórico como o P-47. Aliás fora ele, qual outro estaria em condições de decolagem? O C-46 que foi restaurado e chegou voando ao Musal? Agora não poderia nem encher os tanques. E o P-47 nem se fala, faltam desde lonas de freio até os tubos de combustível e óleo, já corroídos. Na minha opinião, devemos deixa-los onde estào, pelo menos assim ainda terão uma sobrevida. É triste mas é a realidade.

 

Abc

João 

Last edited by João Henrique

Oi Joao!

 

Realmente esses sao aspectos importantes e essenciais ao fato dele nao ter sido voado...

Contudo, esta ai nesse fato o claro sinal de que nossa memoria historica e a experiencia dessa geracao toda se perdeu sem ser aproveitada de forma que pudessemos continuar desfrutando da historia, como aqui nos E.U.A e Canada, alem de outros paises mais conscientes em termos de preservacao historica...

 

E triste...mas e assim, ainda no Brasil, e nao parece que haja mudancas visiveis no futuro...

 

Edilson 

João, boa noite.

Concordo plenamente contigo.

Sem tripulantes e pessoal de terra conhecedores da rotina de uma dessas aeronaves é jogar, não com a sorte mas com o azar, botar essa aeronaves a voar.

Os países que mais restauram aeronaves na atualidade são os que mais tem pilotos que vivenciaram a pilotagem diária e também tem um estoque bem alto de peças críticas para manutenção.

Infelizmente essa é a nossa realidade... ou a nossa sorte.

Abs.

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