Boa tarde pessoal! Quem aqui saberia dizer quais as alterações a serem feitas no kit Heller 1/72 para fazer o T-28 FAB?
Desde já agradeço a quem puder ajudar. Abraço.
Boa tarde pessoal! Quem aqui saberia dizer quais as alterações a serem feitas no kit Heller 1/72 para fazer o T-28 FAB?
Desde já agradeço a quem puder ajudar. Abraço.
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Boa tarde, há duas opções para representar o T-28 em 1/72: o kit Heller (dos anos 1980) e o Sword, muito mais recente (2012). Além de ser de molde mais novo e bem detalhado, gravura em baixo relevo, o Sword tem uma caixa que faz T-28C, base do avião que voou na MB/FAB (R-1, apenas o motor mais potente), que era uma aeronave convertida para operações em porta-aviões, com destaque para o gancho de cauda (que não existe no kit Heller).
Abaixo uma matéria com indicações, fotos e vistas do avião que voou no Brasil: https://historiadafab.rudnei.c...north-american-t-28/
Ok. Obrigado, Tony.
Já tinha visto o da Sword também, mas esse kit não se encontra atualmente no mercado. Estou precisando saber quais as alterações a fazer no kit, pra converte-lo na verão FAB, mais precisamente o nº 0862. Sei que além da alteração da entrada de ar do nariz, tem na envergadura também. Gostaria saber qual o acréssimo na envergadura?
Abs.
Não sei de alterações na envergadura, parece ser a mesma dos T-28A, 12,21 m, mas há pequenas diferenças além do gancho de cauda.
Esta matéria tem muitas fotos dos aviões em operação, mas o modelista desprezou um detalhe muito visível, que é a porta de saída que cobre os escapes nas versões modificadas do Trojan, inexistente no T-28A que ele usou de base (kit Monogram 1/48). Em ambos os kits 1/72 a saída de escapes é dessa forma, assim vai precisar de modificação para fazer o brasileiro.
https://www.armasnacionais.com...28as-na-marinha.html
Há também outra matéria interessante para ler:
Há um tópico anterior aqui mesmo no Webkits que tratou disso:
https://webkits.hoop.la/topic/...a-marinha-brasileira
Nele se vê que alguns T-28, provavelmente os convertidos de desativados da US Navy que a MB comprou realmente tinham a envergadura maior (1,2 m, 60 cm de cada lado) que se vê em fotos se estendendo para além dos ailerons até o wingtip. Também se vê que houve T-28C por aqui (outro motor, outros escapes, cowling com entradas diferentes) e T-28A que vieram desmontadas em engradados e foram enviadas ao Pama de Lagoa Santa (MG), onde foram feitas revisões assim que o avião foi incorporado à FAB.
Outra matéria joga mais luz na questão e foca o aparelho que te interessa, o FAB 0862. Novamente o modelista ignora as imagens da matéria que dão conta de que esse aparelho tinha a envergadura aumentada...
Valeu Tony!
você touxe a grande informasção do acréssimo de 1.2 m na envergadur citada pelo Grande Mestre ALVA! Pena que ele deixou meio confusao se o 1.2 m é na envergadura total ou em cada asa?? (A diferença mais notável era o aumento de mais ou menos 1,20m na envergadura de cada asa).
60 centímetros de cada lado já é um tremendo acréscimo, 10% na envergadura total. Vi em algum lugar a foto tirada de baixo de um Nomair amarelo voando ao lado de um T-28 de envergadura normal e a sensação que passou foi dessa ordem.