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Uma configuração com 6 tanques de combustível, sendo 2 "quadrados" na traseira e 4 cilíndricos das laterais, é viável?  Será que foi utilizado, ou devido ao peso se tornaria antiproducente?

Além é claro de que se seria possível na prática fazer esse tipo instalação no veículo?

Encontrei na net várias ilustrações tanto de veículos com 2 tanques traseiros como também com os 4 laterais, mas com os 6 não vi.

Aliás tem um kit da Italeri (7078) que mostra na tampa os dois tipos.

Seria mais uma ideia de jerico desse que aqui escreve?

Aguardemos.

[]s.

Last edited by Zé Victor
Original Post

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Olha pela minha pesquisa foi a partir do outono de 1942 que os sovieticos começaram a fixar os tanques de combustivel externo.Começaram com aqueles de forma trapezoidal e posteriormente os cilindricos.Falando do T34/76.Eu pessoalmente nunca vi tal configuração,mas quem sabe.na posição de opinologo acho muito dificil e  não é pelo peso e sim algo a haver com material desenho,pois  estes padrões saiam de fabrica,agora já vi T34 com um tonel de combustivel em cima da traseira do tanque,mas ai é gambiarra ou só transporte,usou descartou.

bom  que  eu me lembro  quatro tanques cilindricos nas  laterais  e  dois  menores  a  parte  posteriro ja  vi...senão me  engano num italeri  85...... mesmo  academy se não me engano---- ja  vi taqnques  com deposito trapeizoides -caixas  na  parte  posterio  mas  não me lembro de ter  vistona  combinação de  cilindricso  com  caixas ...  ...com caixa  de transmissão no lombo  ok em especial nos  early 40-41  pois  quebravam  facinho  e era  melhor  ja  ter um na  mão ou melhor  no lombo  para trocar......  ate  e  bem  verossimel com  tanques  galeos  de  combutivel  tipo 200 litros

Aqueles tanques menores na traseira  do T34/85 eram geradores de fumaça descartaveis acionados eletricamente para despistar unidades anti carro.Com a explosão gerava fumaça. Algumas vezes os mesmos eram usados para depositos menores de combustivel sendo que externamente possivelmente não havia diferença.Ou seja muitos deviam ter o dispositivo de gerar fumaça outros não.A diferença estava no sistema detonador,uns tinham outros possivelmente não.Mas a ideia original era produzir fumaça.Era uma especie de Camuflagem que fazia parte da doutrina russa de guerra.

Pak43.

Usando a mesma foto do tanque da imagem que postei acima é disso que você esta falando?

Para mim isso é o tanque de combustível. Ou me ensinaram errado?

Desculpe a foto ficou pequena mas acho que da para ver.

[]s.

Last edited by Zé Victor

Preste atenção

A foto mostra a lateral Traseira do tanque não a traseira propriamente dita.O que você esta mostrando é um deposito de combustivel,mas preste atenção nesta foto

Estes pequenos barris são os de fumaça .Suponho que deveria haver algum tipo de combustivel ou algo que queime e gere fumaça.eventualmente poderiam ser usados tambem para guardar combustivel;

A minha experiência com kits de veículos soviéticos, principalmente, e russos é que basta seguir as orientações do manual de montagem. Apenas monte. Tentar qualquer outra coisa é pura perda de tempo.

Motivo: a forma errática, desorganizada, até bagunçada que as fábricas de manufatura de tanques na União Soviética tiveram ao longo de toda a guerra. Acrescente-se a isso, a falta de matéria-prima como borracha, a má qualificação do trabalhador soviético/russo de chão de fábrica, a indisciplina desse mesmo trabalhador e as metas quase impossíveis de produção a serem atingidas. Coloque sobre isso um estado controlador e criminoso e você tem problemas sérios para produzir qualquer coisa de forma correta.

Assim, esqueça um veículo padrão, como você encontra nos tanques alemães: early, mid e late version. No sistema de produção soviético/russo, a inexistência de um padrão É o padrão e isso chega até os dias de hoje...

Tenho 73 livros sobre o T-34, que descrevem tudo, desde o seu planejamento até o seu uso em combate, incluindo as variantes. É realmente impressionante a quantidade de versões existentes nas fábricas para cascos, torres, armamento, faróis, lagartas, rodas tratoras, rodas tensoras, sistema de exaustão e, logicamente, tanques de combustível externos.

Rodas com revestimento de borracha tem uma contagem de 8 tipos diferentes num dos livros, com veículos saindo das linhas de montagem de algumas fábricas, com rodas dianteiras com borracha e demais rodas em aço puro.

Do início de 1942 até o começo de 1944, foram fabricados 7 diferentes placas adicionais de blindagem dianteiras, em apenas 3 fábricas diferentes.

Torres tiveram, entre 1940 e 1943, 8 tipos diferentes de formato e maneiras de produção. As escotilhas do comandante variava de fábrica para fábrica, com veículos saindo com escotilhas diferentes da mesma fábrica...

A torre hexagonal, entre o outono de 1942 e início de 1944, teve cinco tipos diferentes e a torre do T-34-85, devo iniciar a montagem de um, com interior, teve 7 tipos diferentes ou alternativos de formato.

E aí, complicando mais a situação, misture todas essas "alternativas" e terá probabilidades quase infinitas de criar mais variantes nas fábricas. Tudo sem uma descrição adequadamente anotada.

Para criar mais caos, o pessoal de manutenção achava que era bom criar  mais outras "alternativas", fruto das experiências de combate e toca a produzir modificações que funcionavam algumas e eram frustrantes outras.

Vi T-34 com 1,2,3,4,5 tanques externos e até veículos carregando dois toneis de 200 litros acoplados nas entradas traseiras dos tanques internos.

Espero que esses dados o ajudem na montagem.

Last edited by artemius111

Pak43.

Preste atenção também.

EU nunca soube ou sequer tinha visto isso e também aparentemente estávamos falando de coisas diferentes, mas agora com essa última foto que você fez a gentileza de postar tudo ficou claro.

Grato pela atenção.

[]s.

~Zé

Eu sou uma pessoa pobre e sem recursos,só tenho um livrinho da Osprey que fala do T34/76 e outro do T34/85 no demais uso a internet para procurar informações e tentar esclarecer na medida do possivel. Eu não sei tudo e nem vi tudo e muito menos vivi aquela epoca para dizer se isto é certo ou errado.O que eu sempre ouvi é que os russos não tinham controle de qualidade e se mandassem seus blindados para certificação na Alemanha seriam recusados.Agora aprendi que nem tudo que se vê na Web ou em publicações correspondem aos fatos.Eu nunca vi mas pode ser possivel que eles tenham enchido algum tanque de deposito de combustivel em uma eventualidade.Eu mesmo fiquei muito tempo sem saber o que era aqueles tanques menores na traseira até ler meu livrinho;E já falei aqui  o plastimodelismo sempre foi uma terapia para mim.Eu monto ,tento seguir a pintura por periodo historico e deu.Não estou preocupado com muitos detalhes tecnicos,agora quem gosta que seja feliz.Não gosto de grupos desde criança sempre brinquei sozinho,tenho dificuldade de dividir as coisas com os outros talvez por ser pobre,eu sou como uma Toupeira.

  Falou

@Zé Victor

Repetindo e resumindo a maioria do que se falou aqui até agora...

Conheço 3 tipos básicos distintos de tanques auxiliares para T34, os iniciais "retangulares" fixados nas lateriais, os intermediários "quadrados" fixos na traseira e os finais "cilíndricos" nas laterais traseiras, se é que esta ordem está correta.

Já vi determinados modelos com um ou dois tipos, mas nunca vi misturados, no máximo colocavam também algo diferente como um barril ou algo assim e em certos casos, alguns T34 não tinham nenhum tanque externo.

Como foram fabricados milhares de T34 e outros tantos foram recuperados, tudo é possível, porém neste caso de tipos de tanques auxiliares diferentes, acho pouco provável.

Em termos de Hobby, como sempre cabe a cada um, alguma "licença poética", faça como achar melhor, mas se depois postar publicamente, se prepare para eventuais críticas e evite colocar algo assim num concurso.

Eu fiz um daqueles Tigers usados na Tunisia todo em Verde, ao que tudo indica nunca existiu, mas ficou muito legal

PS: Não sei qual parâmetro estão usando, mas "pobre e sem recurso", infelizmente não teria condição de praticar esse Hobby... No mínimo precisaria ser algo como um "remediado estável e econômico"...

PlastiAbraços

Rubens

pobre e sem recurso",

Com o dolar nos 5 eu me considero pobre,quando estava a 2 eu era remediado.com a possibilidade de taxas exorbitantes em cima dos modelos e afins  para mim seria o fim da linha.Apesar que com a velocidade que monto tenho kits para muito tempo.O Tigre Verde também o montei e pintei se não me engano era o Italeri segui o manual. Meus primeiros investimentos em livros foi o Panzer colors da squadron tenho os três depois comprei outros com Tigres na Lama e outros que nem me lembro.Raramente leio hoje em dia passei a vida lendo e enchi meu saco. Com o advento da Internet muita informação veio a Tona antes restrita muitas vezes a quem tinha acesso a livros especializados,muito raros aqui no Brasil.Eu mesmo tenho varios em PDF,coisas que nunca tinha visto sobre veiculos reais e sua operação vieram a tona.Como hoje em dia os proprios fabricantes de kits injetam uma variedade enorme de What if,não me preocupo como a pessoa quer montar seu kit.O pior é na aviação quando lançam um Zero por exemplo do piloto fugiram na Kombi,injetam 10.000 se todos fosse montados só aqueles que dão muita bola iriam disputar se a pintura e o desgaste é o mais real  perto do original.Portanto como você falou se quiser uma recriação historica mais fiel possivel ao original não dá para inventar muito,agora se é para se divertir tudo vale.Até lançaram aqueles kits toon para zoar.

@pak43

Segundo o IBGE, são classificadas como pobres, pessoas que recebem menos de US$ 5,50 (cerca de R$ 28) por dia.

Neste caso, tenho dúvidas se alguém aqui recebe menos que isso, minha impressão é da maioria estar na Classe B (R$ 13.200 a R$ 26.400) ou próximo.

Por isso perguntei quais parâmetros usaram, se formos nos basear em Dólar ou algo assim, quase todos somos "pobres"!

PlastiAbraços

Meu se eu recebesse 13.200,00 por mês eu nem me importaria de pagar taxas de importação.A maior parte dos modelistas que conheço não ganha nem a metade disto,claro tem gente que é profissional liberal ou funcionario publico de alto escalão que tira disto para mais e são plastimodelistas.Uma vez me contaram não sei se é verdade que em uma associação de plastimodelistas aqui na minha cidade,só rico,um deles tava montando um kit da Kinetic ou coisa cara,errou um pouquinho não gostou foi lá pegou um martelo e destruiu o modelo.Imagina destruir no minimo uns 400,00 contos.Te falo isto pois já comprei kit de modelista que ficou desempregado e não tinha o que comer.Agora eu vivo na Provincia de São Pedro pode ser que em SP RJ as coisas devem ser diferentes.

Zé, boa tarde.

É claro que   não está relacionado a tua pessoa. Postasses um tópico muito interessante e eu comecei a pesquisar, primeiramente para mim e, depois, resolvi postar para ajudar.

Mas por mais que eu procure colocar as coisas neste fórum, de maneira clara e resumida, polêmicas são geradas do nada, na esmagadora maioria das vezes, por falta de leitura atenta e racionalização.

Para chegar ao texto acima, usei um livro em russo e outro em polonês, via Google e dois livros em inglês, idioma que domino. Mas isso leva tempo e eu faço porque gosto. Agora mesmo estou pesquisando sobre as Flaktürms alemãs e recebi uma ótima contribuição do Rubens. Estou aprofundando seguindo a postagem dele. Devo continuar escrevendo sobre o tópico dentro da minha montagem do Panzerjäger Ib.

Lamentavelmente, deixo de postar muita coisa nesse fórum, por sentir a possibilidade de serem geradas situações absolutamente incongruentes.

Enfim, continue a postar as tuas dúvidas e descobertas para que o fórum cresça.

Abs

quanto aos  "pobre".....  anime-se .....primeiro  que  não ´és  o unico  nestas plagas...... não e porque  o dolar  esta  a  cinco ou mais... ..

e  que  a gente  ta  ganhando pouco  mesmo....

e  pra  piorar,  nem em dolar  a  gente recebe... portanto  ficamos  todos  meio pobres  mesmo...

sem  contar  no custo de vida,  boletos , boletos mil,  impostos,   custos  elevados  e  reajustes  infimos ou p´´pifios.....,. ou  a  gente  sobrevive  ou  a  gente  monta... e  ate  temos  sorte  de  poder  ter  e  montar  alguma  coisa...... claro que  há  os  mais  habeis ,  afortunados  e  que  tentam  ate  agora  uma  mais  acessivel modelagem com  laser  e/ou em 3d..... mas  ainda e  um campo restrito no brasil ....

em  militaria  e  aviação  e  afins existem variações , n  mil  elevados  ao infinito existiram....(e sem contar  que  nem  sempre  os fabricantes de kits  são tãoooo  certinhos  mesmo,  ou falham ou  temos  kits  ainda  de  1900 bolinha  quase  de  baquelite,    sendo reeditados/ reembalados ,  com  suas  deficiencias, e  olha que  ainda assim  são as  vezes  unicos  no mercado)....   na  pratica, combatentes  de  todos  os lados,   russos ou mesmo os  alemães   não tiveram  uma  produção  tão certinha  assim, sem  contar  nas  reconstruções  de  campo,  quebra  galhos  etc  etc.. ,  por  vezes  tambem  pegavam  umas  sobras  de  tanques, torre  de  um casco de  outro  e  procuravam  por  pra  rodar...valia de  tudo no tempo de  guerra, ate  mesmo uso de  panzer  grey  nas  fases  finais da  guerra (sei, sei, sei  e  dificil se ter  fotos boas, embora  haja  relatos  do "mito " de  um pantera  em berlin  panzer  grey...),  ja  vimos  por  aqui  na  webkits  os relatos  de  um panzer  gruppe  feferhmann  com  um tiger  casco mid/late e  torre early.. ( e  tem  mesmo o kit tiger i  da  italeri  em  1 35,   inclusive   chamado como  hibrid).   da pra  se  perder  em  mil e  uma  variações  e elocubrações  e adivinhas , mas  como se  disse  ,  se  não quiser  ficar  maluco e  manter  um minimo de  sanidade  mental  sem  se  desgastar  como rivet  counter, e  apesar  das  falahas   conseguir  montar e  evitar  ser  um  caixa  colecionista ou boxmodelista, vá e   monte  conforme  o que  voce  tem nas  mãos  e se  sinta  feliz..... afinal  somos  uma  infima  parcela  dos  que  ainda montam  alguma  coisa,  quer  por poder ter  tempo  ou dinheiro  ou   gosto pelo plastimodelismo ....ou sanidade  mental ou  coordenação motora  ou  capacidade  mental e  ocular minima  pra  manter o plastimodelismo ....  plastiresiabços  paulo r  morgado  sp - sp

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