Skip to main content

Pessoal, todo mundo sabe que pra aplicar as decais e/ou wash É necessÁrio que a superfÍcie do kit seja brilhante.

e como as tintas em sua maioria são foscas, temos que usar um verniz para obter o efeito brilhante.

 

Então a dúvida: Por que utilizar tinta fosca , se a brilhante jÁ seria o suficiente para o acabamento?

 

SÓ posso presumir que seja pela tonalidade da cor, que muda de uma tinta fosca para uma brilhante. AÍ se pintarmos o kit com tinta brilhante, ao aplicar o verniz final (fosco, geralmente), a cor ficaria errada. SerÁ que É por isso?

 

[].

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Na minha opinião, as fabricas comercializam as tintas militares na sua forma fosca para exatamente não haver a necessidade de se aplicar verniz fosco por cima, simplesmente. Eles não se dão ao trabalho de se preocupar com a aplicação dos decais ou wash.

Se consultarmos o FS veremos que não há diferença de tom entre as foscas e as brilhantes.

Esta B-1B, Revell 1/48, foi pintada usando tinta acrílica automotiva, que já é brilhante o suficiente para a aplicação de wash e decais sem necessidade de se dar uma demão de verniz brilhante. Após esse etapa eu apliquei uma demão de verniz semi-fosco para igualar o acabamento e não houve mudança na tonalidade.

Em se tratando de Tamiya por exemplo, você não tem as mesmas cores foscas como brilhantes.

 

Em duco, se eu achar, compro brilhante, justamente para eliminar a necessidade do verniz.

 

Abs

 

Wolney

Originally Posted by Wolney:

Em se tratando de Tamiya por exemplo, você não tem as mesmas cores foscas como brilhantes.

 

Em duco, se eu achar, compro brilhante, justamente para eliminar a necessidade do verniz.

 

Abs

 

Wolney

As tintas Tamiya exemplificam o que eu disse anteriormente.

Tintas automotivas não são foscas ou brilhantes quando compro em quarto de galao, 900ml. Para o fosqueamento final utilizo o verniz semi-fosco ou fosco e, se preciso de acabamento brilhante, uso verniz de poliuretano bi-componente.

Eu não possuo experiência suficiente para saber isso na prática,

seria o caso da utilização do verniz brilhante pelo mesmo possuir uma superfície mais lisa, facilitando a aplicação dos decais, evitando o tão temido silvering? Que se forma na imperfeições da pintura podendo acarretar na formação de micro-bolhas de ar.

 

Abraços


Art

Originally Posted by Ulisses:

O proprio verniz fosco nao deixaria a superficie pronta para o decal? lisa?

 

O verniz fosco deixa uma camada áspera, e não lisa. Propriedade de todo verniz ou tinta fosca. Por isso a necessidade de se usar uma camada de verniz brilhante sobre a tinta fosca na área que receberá o decalque, outra camada de verniz brilhante sobre o decalque, e só depois, verniz fosco, no caso de modelos militares.

 

Ou o uso de tinta brilhante, que em sua maioria é lisa o suficiente pra não formar micro bolhas sob ele. Recomendo que mande o verniz brilhante sobre o decalque antes do fosco sobre todo o modelo, pois pode se formar micro bolhas sobre o decalque se o verniz fosco bater meio seco e ficar rugoso sobre o decalque, ocasionando o contraste "silvering" (prateamento) nas sobras de filme do decalque.

Originally Posted by Ulisses:

O proprio verniz fosco nao deixaria a superficie pronta para o decal? lisa?

Ulisses, o que ocorre é que aplicando os decais em uma superficie fosca, pequenas bolhas de ar ficam presas entre o decal e a superfície da tinta, daí o efeito "silvering", efeito que não ocorre quando a superfície é brilhante ou lisa.

 

Fonte: http://www.reocities.com/capec...angar/9949/decus.htm

 

 

Last edited by Roberto Sisca

Acho que a preferencia dos fabricantes pelas tintas foscas esta ligada tanto a maior facilidade de cobertura quanto a maior rapidez na cura. São dois fatores que facilitam muito o trabalho, principalmente para que tem pouca experiencia.

90% das Gunze Aqueous tem acabamento brilhante.

A Tamiya se usar o solvente dela + retardador dela também o acabamento fica lisinho sem precisar de verniz brilhante também.

O mesmo vale pra Testors acrílica, se usar o solvente dela fica lisinho.

Eu prefiro pintar com tinta brilhante e depois fosquear, mesmo porque dá pra controlar o quanto fosco você quer, nenhum avião é 100% foscão.

Originally Posted by Lucas:

90% das Gunze Aqueous tem acabamento brilhante.

A Tamiya se usar o solvente dela + retardador dela também o acabamento fica lisinho sem precisar de verniz brilhante também.

O mesmo vale pra Testors acrílica, se usar o solvente dela fica lisinho.

Eu prefiro pintar com tinta brilhante e depois fosquear, mesmo porque dá pra controlar o quanto fosco você quer, nenhum avião é 100% foscão.

Pera aí, Lucas. Que talvez as Gunze sejam brilhantes, na maioria, com você disse eu até aceito, porque apesar de todos os 47 vidros de Gunze aqueous que eu tenho serem foscas e terem sido compradas em várias lojas diferentes, posso ter tido alguma sorte em comprar, sei lá.

Agora afirmar que dá pra aplicar decais em tamiya fosca, já é um passo enorme.  Com todo o respeito que tenho por você, cuidado ao afirmar coisas como essa. Aí algum iniciante faz essa besteira e depois fica com silvering e não sabe de onde saiu.

Toda a comunidade modelística internacional sabe e tem como ponto fixo que sobre tinta fosca temos que aplicar um verniz ou algo parecido brilhante, para a perfeita adesão das decais. E é daí que saiu, inclusive a infeliz teoria de aplicar uma capa de future sobre o kit...

 

Quanto à escolha de tintas, eu sempre preferi as brilhantes, desde o tempo das Acrilex. Só que achar tamiya Acrílica brilhante é bastante complicado. Aí eu sou forçado a usar as foscas. Mas em se tratando de tinta acrílica, é interessante aplicar o verniz(enamel) antes das decais, para selar a pintura. Claro que em caso de tintas brilhantes dá pra aplicar decais sem o verniz, desde que as tintas estejam bem curadas.

 

Mas isso não é o ponto do tópico. A minha dúvida é porque é tão difícil encontrar tintas brilhantes, ou porque os fabricantes fazem questão de tintas foscas, isso em se tratando de acrílicas, claro.

 

[].

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
E é daí que saiu, inclusive a infeliz teoria de aplicar uma capa de future sobre o kit...

Paulão, por que "infeliz" ??? Qual o lado negativo?

Originally Posted by Ulisses:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
E é daí que saiu, inclusive a infeliz teoria de aplicar uma capa de future sobre o kit...

Paulão, por que "infeliz" ??? Qual o lado negativo?

Infeliz, porque eu descobri com os colegas daqui do forum e de outros lugares, que o Future tende a craquelar a pintura e as decais, quando aplicado sobre tintas acrílicas. É uma coisa que alguns modelistas já experimentaram e outros seguem usando sem problema. no meu caso essa deficiência do Future estragou uma das melhores pinturas que já fiz, entre outras. aí parei de utilizá-lo. e como não uso o Future para canopies, se tornou inútil pra mim.

 

[].

 

 

Infeliz, porque eu descobri com os colegas daqui do forum e de outros lugares, que o Future tende a craquelar a pintura e as decais, quando aplicado sobre tintas acrílicas

 

 

 Não é bem assim, eu uso future sobre vários tipos de tinta acrilica sem ter problemas. O craqueamento só aconteceu nas duas vezes em que apliquei future sobre as Gunze acrílicas. Outras pessoas tiveram este problemas também.

 

Nunca tive problemas com estas acrílicas + Future

 

Tamiya, Testors, Vallejo, Lifecolor, Agama,

 

 

 

 

Originally Posted by Ulisses:

Obrigado pela dica Paulao, agora fala o que vc ta usando

uso tintas Tamiya e gunze acrílicas, e cubro com verniz Geral corfix, bastante diluído em Aguarraz mineral, o famoso Water spirit....

 

 

Originally Posted by kogyro:

Paulão eu acho que vc não se atentou ao que o Lucas frisou.

 

A Tamiya se usar o solvente dela + retardador dela também o acabamento fica lisinho sem precisar de verniz brilhante também.

 

Claro que eu entendi. eu uso Tamiya com o diluente dela, pois acho um absurdo gastar uma fortuna nas tintas e depois diluir em Brilho fácil, etc...

 

e continuo afirmando: Pode ficar lisinho ao toque, mas não o suficiente para as decais. como foi dito mais ali pra cima, até com o verniz brilhante é insuficiente, se ficar áspero.

Mas é óbvio que é necessária uma cobertura brilhante. e isso é completamente reconhecido na comunidade modelística.

O que mencionei é que é arriscado ensinar assim, pois pode causar algum problema a alguém.

se o Lucas ou mais alguém faz assim, ótimo. Só complica ensinar assim, pois nem todos tem os recursos e o cuidado que o Lucas tem na banca.

 

 

Originally Posted by AndréRM:

sinceramente, sempre pintei meus kits com tintas brilhantes e foscas, esmalte e acrilicas, e quando aplicado o verniz fosco ou brilhante na minha visão não houve qualquer mudança na tonalidade

 

Experimente pintar um kit com tinas foscas e depois aplique o verniz brilhante, pra ver o quanto muda na tonalidade. Chega a quase sumir o efeito de desgaste da cor. aí quando se pinta o verniz fosco final, o tom volta quase ao normal. Mas se o modelista utilizar, como eu faço o verniz acetinado(semi-brilho), com certeza a tonalidade final fica mais escura que a tinta original.

Eu notei isso especialmente no P47D 1/32 que estou fazendo, pois a pintura tinha ficado ótima. Aí veio o verniz brilhante e mudou tudo. Ao aplicar o verniz semi-brilho melhorou, mas não ficou como a pintura original.

 

Aqui o meu P47, logo que concluída a pintura:

 

 

e aqui logo após o verniz brilhante:

 

 

a diferença na tonalidade é gritante. e a maioria dos efeitos sumiram.

 

Depois de aplicado o verniz final:

 

 

Como eu disse, melhorou um pouco,  mas não ficou igual à pintura original..

 

Enfim, já é público e notório que o fosqueante clareia a cor. Então dependendo de quanto fosqueante vai na fórmula, a tonalidade da cor muda, com certeza.

Outro exemplo é pintar um avião americano da marinha na WW2. Se o cabra pintar com tinta fosca e depois aplicar o verniz brilhante vai ficar mais escuro, com certeza. Só que aí não tem o verniz fosco no final....

 

[].

Originally Posted by Augusto:

Infeliz, porque eu descobri com os colegas daqui do forum e de outros lugares, que o Future tende a craquelar a pintura e as decais, quando aplicado sobre tintas acrílicas

 

 

 Não é bem assim, eu uso future sobre vários tipos de tinta acrilica sem ter problemas. O craqueamento só aconteceu nas duas vezes em que apliquei future sobre as Gunze acrílicas. Outras pessoas tiveram este problemas também.

 

Nunca tive problemas com estas acrílicas + Future

 

Tamiya, Testors, Vallejo, Lifecolor, Agama,

 

 

 

 

 

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

É uma coisa que alguns modelistas já experimentaram e outros seguem usando sem problema. 

 

Como eu mencionei, alguns tem esses problemas outros não.

Eu tive o craquelado, com Acrilex, com Tamiya e Gunze. Aí resolvi não arriscar mais. Com o Verniz Geral Corfix, não dá problema, e as decais aderem bem.

 

[].

Originally Posted by Ulisses:

Ta usando o corfix para o canopy também?

E vi que ta usando thinner da tamiya, onde consegue aqui?

 

Obrigado.

 

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

Ulisses,

 

NÃO USE VERNIZ EM TRANSPARÊNCIAS

Ulisses, como deixou bem claro o Vlamir, nunca use verniz em transparências.

eu faço um polimento, apenas.

 

O thinner da Tamiya, só no Japão...Eu tenho um pouco que comprei da HobbyEasy, quando valia a pena comprar lá. E quando eles enviavam thinner por via aérea. Agora só por Surface. Aí leva mais de 6 meses pra chegar...

Last edited by Paulão - Tchwrma
Originally Posted by kogyro:

Paulão eu acho que vc não se atentou ao que o Lucas frisou.

 

A Tamiya se usar o solvente dela + retardador dela também o acabamento fica lisinho sem precisar de verniz brilhante também.

Tá bom. eu me expressei mal aí, eu quis dizer "semi brilho". 

Enfim, esse lance de aplicar veniz brilhante antes dos DECALQUES (a palavra Decais não existe na língua portuguesa, ela é um neologismo do Inglês DECAL ) pelo menos comigo não é necessário, pode ser por causa da minha escala (1/144) mas eu sempre usei as tintas do modo como falei acima, sem verniz antes dos decalques e nunca tive problemas de silvering.

É isso aí,

Eu já cantei esse mantra aqui várias vezes, mas não me incomodo em repetir:  Pintura fosca se for vista bem de perto, é como uma parede com chapisco de cimento, só que microscópico. é a extrema rugosidade da superfície que quebra a refração da luz eliminando o brilho e também dando a ilusão da cor mais clara.  A tinta brilhante é basicamente a mesma coisa, só que na composição existe uma resina que quando seca forma a camada lisa por cima do pigmento rugoso que está embaixo.  Essa camada lisa dá o brilho e polariza a luz, por isso temos a impressão que a cor fica mais escura, mas é nessa situação que vemos a cor como ela realmente é.  Se forem colocadas lado a lado duas latinhas de tintas abertas da mesma cor, de um mesmo fabricante, uma fosca e a outra brilhante, ao olharmos o liquido veremos as duas exatamente iguais, quando secas é que dão a ilusão de serem diferentes.

 

O porque dos fabricantes insistirem com as tintas foscas, e o que já foi falado:  secam mais rápido, cobrem mais fácil e são mais baratas que a versão brilhante, tudo isso por não ser feita a adição da resina que dá o brilho.  O problema do silvering, sinceramente, eles estão se lixando, o que eles querem é vender.  Da mesma forma que tem fabricante de kit que não liga para os erros de seus kits, sabendo que a maioria comprará sem se importar, o mesmo se dá com o silvering da tinta fosca, a maioria vai continuar usando sem atinar o porquê do kit daquele modelista fera não ter aquele efeito feio por baixo dos decalques do kit dele...

 

Por mais que se aplique verniz por cima da pintura fosca, nunca se terá o mesmo resultado obtido com a pintura feita direto com tinta brilhante.  Eu também me pergunto como em pleno século XXI tintas foscas ainda são usadas em modelismo, mas acho que isso é por que o problema de silvering é quase exclusivo de aviação militar, a maioria que usa tinta fosca é militaria e figuras, onde o uso de decalques é mínimo ou inexistente.

Last edited by Felipe C. Miranda

Bom, acho que o Felipe falou tudo. Faz muitos anos que utilizo automotivas e raramente tenho problemas com silvering ( Só quando o decal é uma droga mesmo ) Mas já que alguns amigos tem problemas com cheiro e etc, a solução mais viável para quem não utiliza automotiva, é procurar uma tinta com acabamento brilhante, pois como já mencionaram, uma tinta brilhante tem acabamento superior a tintas foscas com verniz brilhante por cima.

 

Quanto ao amado future " 8° maravilha do modelismo" Nos testes que fiz, não gostei de seu uso nem como verniz geral, nem como cera para canopy.

Comigo sempre deu um aspecto "casca de laranja" (embora bem reduzido), e  nunca consegui um acabamento fino e liso que se compare aos vernizes comuns automotivos e nem mesmo aos próprios para o hobby.

Para dar brilho ao canopy, fica uma maravilha ao mergulhar o mesmo no future e o deixar secar por sei lá quantos dias protegido de poeira. Mas quando se vai isolar o canopy com fita mágica ou fita da tamiya.... Sempre ficaram marcas do contato entre a cola da fita e a fina camada de future em cima da transparência, perdendo parte de seu brilho anterior ao isolamento. Resolvi que polir ou com pasta de dentes, massa de polir, compound da tamiya ou coisa que o valha, deixa o canopy mais transparente ainda em 5 min. Fugindo de toda essa trabalheira com o future.

Claro que muitos aqui da WK gostam do produto e se adaptam perfeitamente a ele, gerando quase o consenso de que é um produto espetacular! TODOS TEM MEU RESPEITO!

Mas fica aqui a opinião de alguém que testou, não gostou, acha que só serve para o chão e procurou soluções alternativas

Last edited by alexandre ce
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Ulisses:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
E é daí que saiu, inclusive a infeliz teoria de aplicar uma capa de future sobre o kit...

Paulão, por que "infeliz" ??? Qual o lado negativo?

Infeliz, porque eu descobri com os colegas daqui do forum e de outros lugares, que o Future tende a craquelar a pintura e as decais, quando aplicado sobre tintas acrílicas. É uma coisa que alguns modelistas já experimentaram e outros seguem usando sem problema. no meu caso essa deficiência do Future estragou uma das melhores pinturas que já fiz, entre outras. aí parei de utilizá-lo. e como não uso o Future para canopies, se tornou inútil pra mim.

 

[].

 

 

Paulão, apliquei Future diluído com alcool doméstico em 3 kits sendo dois pintados com tinta esmalte fosco e o terceiro acrílica fosca. No resultado final nesse último o resultado dos decais sobre a superfície ficou muito melhor que os outros e nenhum deles tive craquelamento da tinta ou decal. Também tenho um kit cujo canopy mergulhei no Future e há anos o mesmo não amarelou.

Acho que vai da diluição, marca de tinta, cor ou até mesmo da sorte de cada um...

A resposta está perfeita e entendo e concordo.

PHOD@ é conseguir tintas brilhantes acrílicas para modelismo de qualidade e que tenham o mesmo desempenho na pintura que as famigeradas foscas.

Enqto não puder me utilizar de tintas automotivas brilhantes ou outra maravilha que, não crie aquele silvering (pequeno ou enorme) terei de me contentar com os resultados de verniz ou cera sobre tinta fosca.

 

Paciência....

 

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:

A resposta está perfeita e entendo e concordo.

PHOD@ é conseguir tintas brilhantes acrílicas para modelismo de qualidade e que tenham o mesmo desempenho na pintura que as famigeradas foscas.

Enqto não puder me utilizar de tintas automotivas brilhantes ou outra maravilha que, não crie aquele silvering (pequeno ou enorme) terei de me contentar com os resultados de verniz ou cera sobre tinta fosca.

 

Paciência....

 

 

[]s!!!

Usa Gunze

A HobbyOne está trazendo a linha completa da Gunze para o Brasil

http://www.spruemaster.com/blog/2013/03/tintas-gunze/

Originally Posted by alexandre ce:
Para dar brilho ao canopy, fica uma maravilha ao mergulhar o mesmo no future e o deixar secar por sei lá quantos dias protegido de poeira. Mas quando se vai isolar o canopy com fita mágica ou fita da tamiya.... Sempre ficaram marcas do contato entre a cola da fita e a fina camada de future em cima da transparência, perdendo parte de seu brilho anterior ao isolamento.

Alexandre: também tive o mesmo problema na transparência do meu P-40 1/48.  Fiz o procedimento padrão: tirei todas as imperfeições da transparência lixando-a e, progressivamente, trabalhando com lixas cada vez mais finas (uso um kit que comprei especialmente para isso que tem lixa até 12000).  Depois, mergulhei no Future e deixei secar em um local protegido para não cair poeira em cima.  O resultado ficou ótimo!

 

Fui para a pintura e isolei o canopy com Bare Metal Foil.  Depois pintei e deixei secar.  Ao retirar o Bare Metal, realmente ficaram resquícios da cola do produto.  Pesquisando na internet, descobri que, para retirar estes resquícios, basta molhar um cotonete com WD40 e passar no local.  Funciona!

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Pode até funcionar e devolver o brilho inicial, (mas na minha opinião) o uso do future em canopy perde todo e qualquer fundamento, quando se observa que seu tempo de secagem é quase uma eternidade, e em contrapartida se tem o mesmo resultado (ou até melhor) em 5 min de polimento com pasta de dentes ou compound da tamiya.

 

abrs

 

 

Last edited by alexandre ce
Originally Posted by alexandre ce:

Pode até funcionar e devolver o brilho inicial, (mas na minha opinião) o uso do future em canopy perde todo e qualquer fundamento, quando se observa que seu tempo de secagem é quase uma eternidade, e em contrapartida se tem o mesmo resultado (ou até melhor) em 5 min de polimento com pasta de dentes ou compound da tamiya.

 

abrs

 

 

Ou até mesmo mergulhando em verniz... 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×