Movido a energia nuclear.
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Calma que não é bem assim. Esse é o Convair X-6 uma modificação feita no B-36H-20-CF (Serial Number 51-5712), que havia sido danificado por um tornado, em 1/set/1952, na base de Carswell. O avião foi consertado e redesignado XB-36H, e depois NB-36H. então teve um reator nuclear adaptado em seu Bomb-Bay, para testes de um futuro avião propulsionado à energia nuclear. esse reator era operacional , mas não propulsionava o avião. ele apenas aquecia água, que logo era resfriada em radiadores externos, para uma séri de testes de reatores nucleares em aeronaves. O projeto deveria ter progredido para o B-60, que poderia utilizar os motores P-1, capazes de funcionar com combustível nuclear.
Mas logo o projeto se mostrou ineficaz e caro, sendo abandonado em 1958 com o avião sendo enviado para desmanche, sendo finalizado completamente em 1961.
Eis o YB-60:
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Calma que não é bem assim. Esse é o Convair X-6 uma modificação feita no B-36H-20-CF (Serial Number 51-5712), que havia sido danificado por um tornado, em 1/set/1952, na base de Carswell. O avião foi consertado e redesignado XB-36H, e depois NB-36H. então teve um reator nuclear adaptado em seu Bomb-Bay, para testes de um futuro avião propulsionado à energia nuclear. esse reator era operacional , mas não propulsionava o avião. ele apenas aquecia água, que logo era resfriada em radiadores externos, para uma séri de testes de reatores nucleares em aeronaves. O projeto deveria ter progredido para o B-60, que poderia utilizar os motores P-1, capazes de funcionar com combustível nuclear.
Mas logo o projeto se mostrou ineficaz e caro, sendo abandonado em 1958 com o avião sendo enviado para desmanche, sendo finalizado completamente em 1961.
Eis o YB-60:
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Valeu Paulão! Obrigado pelo esclarecimento histórico.
Grande Historia Paulão..valeu compartilhar Mario.
Valeu pelo relato.
Lembra muito as linhas do B-52
Movido a energia nuclear.
É interessante ver-se, na primeira foto, que a deriva do NB-36H é semelhante a do B-29 que voa ao fundo, e ostenta o símbolo de radioatividade a bordo.
Já quando se vê o protótipo do B-60 tem-se uma deriva, enflechamento de asas e disposição de motores semelhante ao B-52.
Para uma visão em vídeo da aeronave, sigam o link que posto abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=g8J83RFggzc
e, se quiserem, sigam esse link para uma jóia histórica, a história da construção do B-36:
http://www.youtube.com/watch?v=VmG5uTVvS2c
Quem tiver a possibilidade, vale a pena baixar e colocar em um pendrive para assistir numa 60´.
Degustem!
Uma boa semana a todos.
Ps: seu Paulo, obrigado pela postagem.
Lembra muito as linhas do B-52
A disposição das asas e turbinas em dupla...