Este enorme veleiro com casco de aÇo foi construÍdo na EscÓcia pelos estaleiros W. Hamilton & Cº, de Glasgow, que o lanÇaram ao mar no mÊs de MarÇo de 1904. Hasteou bandeiras de vÁrias nacionalidades e usou, sucessivamente, os nomes de «Hans», «Mary Dollar» e «Tango», antes de ser adquirido em 1944 por um armador portuguÊs e de se chamar «Cidade do Porto» atÉ ao fim da sua vida ativa.
Segundo a pouca informaÇão disponÍvel, este navio (que comeÇou por ter 4 mastros e acabou por arvorar 6 paus) utilizou vÁrias configuraÇÕes vÉlicas. Foi, ao que parece, barca, escuna e lugre.
O seu último armador, a Comissão Reguladora do ComÉrcio de Algodão em Rama, registou-o, em meados da dÉcada de 40, na capitania do porto moÇambicano de LourenÇo Marques. Depois de ter estado na carreira do Chile e no negÓcio do guano (o famoso nitrato do Chile), por conta do seu primeiro armador -a firma G.J.H. Siemens & Cº, de Hamburgo- este veleiro dedicou-se ao transporte de cargas diversas.
No tempo em que velejava com bandeira portuguesa tinha uma tripulaÇão de 24 homens. E apresentava-se como um navio de 3.102 toneladas de arqueaÇão bruta e com 109 metros de comprimento fora a fora por 14,35 metros de boca. RelÍquia de tempos passados, inexoravelmente ultrapassado pela concorrÊncia da navegaÇão a vapor, o «Cidade do Porto» foi vendido para demoliÇão em 1948.