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Fala, pessoal.

Desde a primeira vez que tive contato com o hobby sempre tive a impressão de que aplicar verniz brilhante antes dos decais era uma espécie de "dogma" do plastimodelismo. Isso vem desde a época que o "amaciante" de decais era cola branca misturada com água.

Segundo se falava, a camada de verniz brilhante era necessária para evitar o "silvering" - uma espécie de branqueamento no filme transparente nos decais - supostamente causado por micro-bolhas de ar presas entre a superfície do kit e o filme do decal.

Porém, eu assisti alguns vídeos do Will Pattison no YouTube onde ele coloca essa máxima do hobby em cheque e aplica o decal num pedaço de lixa com mínimo silvering.

Abaixo o vídeo onde ele aplica o decal num pedaço de lixa:

Nesse outro vídeo ele discorre (longamente) sobre a aplicação de decais e meio que desafia a noção de verniz brilhante antes da aplicação dos mesmos:

Estou voltando pro hobby agora e já não sei mais se o verniz brilhante é realmente necessário. Qual a opinião de vocês?

Abraços.

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Macoy,

Interessante. Repare que no primeiro ele umedece os decals em uma solução amaciante (Microsol + vinagre) e depois aplica um amaciante forte. Em resumo, ele amacia bastante os decals, o que certamente facilita a acomodação dos mesmos em uma superfície rugosa, eliminando os espaços que causariam o "silvering".

Na minha experiência o maior problema era a diferença, ao final, de brilho entre a superfície com decals e a sem decals. O filme acabava ficando evidente. Só consegui eliminar isso aplicando a combinação verniz brilhante + decals (com amaciante) + verniz brilhante + verniz fosco. Repare que estou falando de modelos com acabamento fosco.

[  ]s

Verdade, Paulors.

Ele usa água morna misturada com vinagre. O que certamente já ajuda a amaciar o filme dos decais.

Pra falar a verdade eu também não me convenci completamente com os vídeos dele.

Antigamente, quando comecei o hobby, eu sempre queria deixar o modelo o mais brilhante possível, tipo "caramelo chupado", antes da aplicação dos decais.

Depois eu ví que era um exagero e que bastava uma superfície acetinada para a aplicação de decais e washes. Mas ainda assim eu acho melhor do que aplicar sobre uma superfície fosca.

Na verdade, na minha experiência, a qualidade dos decais conta muito mais do que os métodos de aplicação. Um decal cartograf vai exigir um mínimo de cuidado. Já decais da Academy ou Hasegawa são enjoados não importa o quão brilhante a superfície do modelo esteja. Decais antigos por sua vez quase sempre exigem ainda a aplicação de verniz por cima para refazer o filme transparente e evitar que desmanchem.

Abraços.

@Macoy posted:

Na verdade, na minha experiência, a qualidade dos decais conta muito mais do que os métodos de aplicação. Um decal cartograf vai exigir um mínimo de cuidado. Já decais da Academy ou Hasegawa são enjoados não importa o quão brilhante a superfície do modelo esteja. Decais antigos por sua vez quase sempre exigem ainda a aplicação de verniz por cima para refazer o filme transparente e evitar que desmanchem.

Abraços.

Perfeito meu amigo. A qualidade é determinante para um bom resultado. Os da Cartograf são maravilhosos. Já no caso dos antigos tenho usado o Liquid Decal Film da Microscale. Desaparece depois de aplicado e evita que os decals velhos se partam em muitos pedaços quando aplicados.

[  ]s

As minhas experiências antigas sem verniz sempre deram silvering.

Uma alternativa para dispensar o verniz antes dos decais é usar tinta brilhante ou semi-brilho (Ou, ainda, Duco), pois o acabamento é mais liso.  Depois, de qualquer forma, virá o verniz fosco, então não fará diferença.

Mas, se uso Duco, por exemplo, o verniz pré-decal é, realmente, somente por cautela ou para aumentar a proteção da pintura.

uma  outra  tentativa  e  o  uso de brilho facil ou ingleza  maxx  sem  cor,  passar  na  area  da  aplicação ,   depois uma mão  ainda  umida se  aplica  do decalque e depois de  seco mais  uma  mão encima do decal,  depois  passando  o  verniz  fosco ou semibrilho  ou brilhoso  dependendo do  tipo de  acabamento desejado ( fosco militaria  avioes de combate ou  brilhante  carros  avioes)  pode  funcionar.  mas  sempre  fique   atento que  infelizmente  nem  todos os  vernizes  ou tintas  reagem de maneira  absolutamente  esperada -  se base e  acrilica ou  não,  qualidade e ttipo de  tinta  ou mesmo gfaricação podem  levar a  surpresas  de  ultima  hora...faz parte do jogo..  plastiresiabços paulo r  morgado  sp - sp 

Assisti ao video e não me convenceu.  Inclusive porque no final ele mostra o pedaço de lixa ainda fixado na bancada, e a iluminação pode estar colocada de modo a não mostrar reflexos na superficie plana.  Ele deveria mostrar o resultado na mão variando a posição. 

Eu como mexo com decalques há muitos anos, tenho como principio que pra aplicar decalque, nada é melhor que uma superficie brilhante, por conta disso nunca uso tintas de modelismo de marca, são todas foscas (até hoje não entendo o por quê).  Comecei no modelismo pintando com esmalte da Coralit, migrei pra tinta Duco e agora estou com tinta vinilica, todas brilhantes, e depois dos decalques aplicados, um verniz acetinado pra acertar o brilho em todo o serviço.

Queria ver um dia um fabricante revolucionar o mercado lançando uma linha de tintas pra modelismo, de cores prontas, mas com tintas brilhantes, como deve ser...



Queria ver um dia um fabricante revolucionar o mercado lançando uma linha de tintas pra modelismo, de cores prontas, mas com tintas brilhantes, como deve ser...

Eu cheguei a experimentar as xtracolor da hannants antes da proibição de importação. São esmaltes excelentes, demoram pra secar, mas o acabamento é brilhante e dá pra colocar decal direto por cima.

Tinta vinílica é tinta para serigrafia não é? Como você dilui essas tintas?

Abraços.

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