Skip to main content

OlÁ amigos,

 

Neste fim de semana estive no MUSAL com meu amigo Flavio T-6.

  

Duas novidades, o Jaguar e o Mirage 2000.

 

Seguem algumas fotos pra matar as saudades.

 

Mais abaixo fotos de uma visita ao MUSAL em 2006.

 

  

AbraÇos e espero que gostem,

 

 

 

 

DSC02001

DSC02002

DSC02003

DSC02005

DSC02007

DSC02008

DSC02009

DSC02010

DSC02011

DSC02013

DSC02014

DSC02015

DSC02017

 

Os cupins e brocas fazendo a festa...

 

 

DSC02018

DSC02020

DSC02021

DSC02022

DSC02024

DSC02025

DSC02027

DSC02028

DSC02029

DSC02030

DSC02031

DSC02032

DSC02035

DSC02036

DSC02037

DSC02038

DSC02039

DSC02040

DSC02041

DSC02042

DSC02043

DSC02046

DSC02047

DSC02048

DSC02049

DSC02050

DSC02053

DSC02054

DSC02055

DSC02056

DSC02057

DSC02059

DSC02061

DSC02063

DSC02064

DSC02065

DSC02066

DSC02067

DSC02068

DSC02069

DSC02070

DSC02071

 

Triste ver o descaso, aeronaves sujas e largadas ao tempo...

 

 

DSC02072

DSC02073

DSC02074

DSC02075

DSC02076

DSC02077

DSC02078

DSC02079

 

A cabine É protegida com uma chapa de acrilico...

 

DSC02080

DSC02081

DSC02082

DSC02083

DSC02084

DSC02085

DSC02086

 

 

Attachments

Images (70)
  • DSC02001
  • DSC02002
  • DSC02003
  • DSC02005
  • DSC02007
  • DSC02008
  • DSC02009
  • DSC02010
  • DSC02011
  • DSC02013
  • DSC02014
  • DSC02015
  • DSC02017: triste ver o descaso, as brocas fazendo a festa...
  • DSC02018
  • DSC02020
  • DSC02021
  • DSC02022
  • DSC02024
  • DSC02025
  • DSC02027
  • DSC02028
  • DSC02029
  • DSC02030
  • DSC02031
  • DSC02032
  • DSC02035
  • DSC02036
  • DSC02037
  • DSC02038
  • DSC02039
  • DSC02040
  • DSC02041
  • DSC02042
  • DSC02043
  • DSC02046
  • DSC02047
  • DSC02048
  • DSC02049
  • DSC02050
  • DSC02053
  • DSC02054
  • DSC02055
  • DSC02056
  • DSC02057
  • DSC02059
  • DSC02061
  • DSC02063
  • DSC02064
  • DSC02065
  • DSC02066
  • DSC02067
  • DSC02068
  • DSC02069
  • DSC02070
  • DSC02071
  • DSC02072
  • DSC02073
  • DSC02074
  • DSC02075
  • DSC02076
  • DSC02077
  • DSC02078
  • DSC02079: a cabine é protegida com uma chapa de acrilico
  • DSC02080
  • DSC02081
  • DSC02082
  • DSC02083
  • DSC02084
  • DSC02085
  • DSC02086
Last edited by giordano
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Faz alguns anos que não vou, até porque não moro mais no Rio, e da última, vi  o F-104, e outros lógico, até tenho algumas fotos, já houve uma lojinha para venda de postais e outras coisas, mas acho que não há mais.

Originally Posted by Guacyr.:

Faz alguns anos que não vou, até porque não moro mais no Rio, e da última, vi  o F-104, e outros lógico, até tenho algumas fotos, já houve uma lojinha para venda de postais e outras coisas, mas acho que não há mais.

Era do Élcio! Ele já saiu de lá, faz alguns anos. Uma nova loja foi montada no espaço físico da primeira, mas não é tão boa quanto.

 

Obrigado pelas fotos, Giordano!

Em 2011 de passagem pelo Rio,aproveitei e fui conhecer o Musal.

É um acervo muito interessante,mas o que achei complicado foi chegar lá. Sai do hotel Ibis próximo ao aeroporto Santos Dumont e fui de táxi. Lembro que passei por vários bairros e voltei para o hotel pela Av Brasil ...achei bem distante do centro,mas para quem gosta de aviação ..vale a visita

GDA ir ao MUSAL é mais fácil do que ir no museu da TAM. Pelo menos tem transporte urbano para se locomover até lá.

Ele não pode ficar no centro da cidade pois a área que ele ocupa nenhuma capital do país comporta.

Alí é o berço da aviação no RJ um lugar simbólico e que foi escolhido porque foi cedido para tal.

Na América do Sul e Central não existe museu com acerto tão grande, variado e rico como o do MUSAL.

É, visitar o Musal e meio complicado pra quem não conhece, mas eu espero que uma das linhas do BRT vá passar perto (transolimpica ou a outra que eu não lembro o nome ) .

 

Espero também que melhorem a iluminação lá de dentro, pois ainda é muito escuro.

 

Mas a visita foi um porrete!!!!!!!!!!!!

Estive lá em 2013.

Fui para o Rock in Rio e tirei um dia pra visitar o MUSAL, que não conhecia.

Vale muito a pena.

Mas realmente é desolador ver a falta de cuidado com praticamente tudo lá...mas não é só lá, o povo não costuma cultuar a história...

Tenho um exemplo aqui do lado, o Museu do Ipiranga, que está quase desabando e (se) reabrir será para meados de 2018

 

 

É uma pena ver que as aeronaves não estão recebendo o devido cuidado que deviam.

 

Obrigado pelas suas fotos, gostei muito.

 

Mas queria saber como anda a B17? Sei que ela não está aberta ao público, mas alguém sabe se ela continua do mesmo jeito? Ou deteriorou ainda mais?

Last edited by Rafael Barouki

Acharam o Musal mal cuidado, escuro? Pois é, o modelo de (indi)gestão de museus no Lisarb é assim, chama para si -em teoria- a responsabilidade de manter os museus com verba pública... que é sempre, de longe, insuficiente, em todos. No Lisarb ainda não se descobriu o óbvio, que não existe almoço grátis, que tudo custa, até relógio pra funcionar precisa de corda ou pilha. O problema pior é que os governos (ir)responsáveis em todos os níveis de (des)governo não dão verbas decentes, e pior, ainda dificultam que os museus (ditos "públicos") obtenham parte de seu sustento por ingressos com valores decentes (o Musal não cobra ingresso), lojinhas (tudo tem que ter licitação, fora espaço adequado), e para obter verba na iniciativa privada (se houver interesse), há um zilhão de dificuldades legais, administrativas etc...; como se cobrar um valor de ingresso decente fosse um grande pecado. Pecado é ter museus com grandes acervos nesta situação de miséria constante. Enfim, um modelo de gestão que funciona mto bem - na França e outros países sérios com sua cultura e história.

Para captar verbas (se por acaso houver alguma empresa interessada), o melhor caminho é através de fundações, ong´s, "facilitadores culturais", agentes privados de captação de recursos (que ficam com no mínimo 20% das verbas obtidas, vejam como é boa esta situação para alguns muitos) ou finalmente, as associações de amigos.

Então, se querem ver o Musal melhor, sendo que museu de aviação é um dos com as despesas mais pesadas: filem-se à AMAERO-Associação de Amigos do Musal. Com a verba obtida ano passado, dos associados, festa aérea etc... e tudo que se pode cobrar sem drama, deu p/ comprar por exemplo, furadeira, rebitadeira, lixadeira eletrica, extensão, e demais ferramentas e material de consumo que não lembro, um pequeno guindaste ou grua com rodas e correntes (para suspender motores e peças pesadas), tintas, graxa, óleos, solventes etc..., e só deu para isso, e já foi muito - um dos melhores resultados até agora. Se querem ver resultado lá na exposição, iluminação melhor, painéis informativos modernos, aeronaves limpas e conservadas, tem de ter mais verba, então sendo esta a nossa realidade, só resta pedir que contribuam com a Amaero -pessoas físicas ou jurídicas- a anuidade não é pesada, pois de outra forma, estará sempre aquém do necessário e recomendável - como a grande maioria dos museus brasileiros. 

Prefiro o modelo americano - museus autônomos, onde o governo se mete pouco ou nada, onde se cobra de tudo, e bem, mas permite mante-los limpos e decentes, com política ativa de aquisição de acervos, conservação de primeira etc... ou seja, os americanos e outros já entenderam que a fruição da cultura, história, arte, ciencia etc..., é um "produto" que um enorme número de pessoas deseja consumir avidamente. 

Em tempo: a lojinha recente fechou, deve abrir outra após licitação pública etc...

Last edited by JCFerreira

Correto em cada palavra JCF.

 

 

Haveria a possibilidade, por exemplo, de uma vez por mês um grupo de entusiastas ou modelistas fazer a limpeza de uma aeronave? Haveria muita bur(r)ocracia?

Ou quem sabe, um grupo adotar uma aeronave?

Suposições minhas.

Me corrija se estiver errado.

 

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:

Correto em cada palavra JCF.

 

 

Haveria a possibilidade, por exemplo, de uma vez por mês um grupo de entusiastas ou modelistas fazer a limpeza de uma aeronave? Haveria muita bur(r)ocracia?

Ou quem sabe, um grupo adotar uma aeronave?

Suposições minhas.

Me corrija se estiver errado.

 

 

[]s!!!

 

Gostei e apoio a ideia de um grupo adotar uma aeronave.. difícil é vencer a "buro"cracia deste pais..

Originally Posted by CASTR0-BR:
Originally Posted by МиГ:

Correto em cada palavra JCF.

 

 

Haveria a possibilidade, por exemplo, de uma vez por mês um grupo de entusiastas ou modelistas fazer a limpeza de uma aeronave? Haveria muita bur(r)ocracia?

Ou quem sabe, um grupo adotar uma aeronave?

Suposições minhas.

Me corrija se estiver errado.

 

 

[]s!!!

 

Gostei e apoio a ideia de um grupo adotar uma aeronave.. difícil é vencer a "buro"cracia deste pais..

 Srs., ambas as idéias já foram ventiladas há alguns bons anos e a situação é a seguinte:

Idéia "a", limpeza feita por voluntários: A idéia já foi proposta por vários entusiastas, e afiliados a Assoc. de Amigos, eu mesmo inclusive; porem há alguns complicadores, por exemplo: há uma regulamentação legal para o voluntariado, em linhas gerais, a instituição deve fornecer alimentação, almoço por exemplo, vale transporte ou equivalente para deslocamento, e principalmente, se responsabilizar civilmente em caso de acidente. Aviões são pesados e grandes, se cortar, dar com a cabeça numa hélice, fechamento de canopy no braço, queda, entre outras coisas, necessidade de uso de equipamento de segurança, treinamento prévio, briefing da operação... Já complicou um pouco, né? O Musal teria de fornecer o material de limpeza, e orientação; limpar aeronaves dentro de um museu, não é como lavar um onibus moderno, jogar água ou passar pano encharcado; tem de seguir certos cuidados senão danifica mais, aliás, se jogar água em abundancia drena p/ onde? Nos hangares não tem ralos, a agua empoça qdo tem goteira. Agua em abundancia entraria nas frestas, cabine, motores, com o tempo seria pior. Tem de haver lubrificação tbem. Outra complicação: teria de ser coordenada pelo pessoal do Musal, e em dia de semana, e durante o expediente; isso para funcionar melhor, seria um mutirão programado e especifico.  Não é impossível que aconteça mais cedo ou mais tarde, mas por hora... ainda não se chegou a vislumbrar um modo operacional eficaz para tal limpeza ocorrer. Para falar a verdade a limpeza das aeronaves não é o maior dos problemas atuais.

Mais urgente é resolver o problema de goteiras e principalmente, inundação em chuvas fortes (verão vem aí, e a construção de drenagem no entorno dos hangares p/ evitar inundação é mto custosa ($$$) . Tem elevações no entorno, e o Musal está numa várzea, uma planície de inundação fluvial, a chuva não drena bem, a vala natural é estreita e não tem caimento. Cheguei lá num domingo, havia chovido sábado, nos fundos a água chegou a 1,20m, dentro a pelo menos 85-90cm, invadiu a biblioteca e instalações, estragou móveis, acervos, saiu lama pela boca das privadas, encheu de lama os hangares. Outra coisa alem da poeira e água: a luz solar forte refletida queima a pintura das aeronaves dentro dos hangares, dando a aparencia de sujeira e descuido. Cupins nas aeronaves de madeira, oxidação. Situação bem complicada, tudo passa primeiro por mais recursos financeiros.

Sugestão melhor: quem puder ajudar, oferecendo colaboração gratuita na sua especialidade onde mais se precisa: informática (refazer, melhorar o site etc...), parte juridica, engenharia, elétrica (material e/ou expertise), iluminação, designers etc..., oferecam sua ajuda diretamente lá à Direção.

Sugestão "b", adotar uma aeronave: Foi exatamente uma sugestão que dei uns 5 anos atrás para uma iniciativa similar a do Zoo do Rio (adote um animal), onde uma empresa ou grupo adotaria um avião especifico ou vários. Infelizmente não deu mto certo nesse perfil, a visibilidade do Musal na mídia, não é tão grande assim, e o perfil do público tem ser interessante à empresa X ou Y; a Embraer deu apoio a varias iniciativas e mantem uma sala lá, e tem mais algunas apoios de empresas, mais pontuais; e durante os shows aéreos/portões abertos, supermercados fornecem o lanche dos voluntários da Amaero. Fica quase impossível direcionar verba só p/ uma aeronave especifica, com tanto por fazer.

De novo, volta a sugestão: filiem-se e participem da AMAERO, a verba das anuidades (pessoa física e juridica) é direcionada p/ o que é mais urgente, e quem tem tempo disponivel, colabora nos eventos oficiais principalmente no portões abertos, qdo aí sim, se pode cobrar ingresso, as barraquinhas de comida e brindes pagam, as tv´s divulgam, e se arrecada para manter um monte de coisas de bastidores funcionando: hangar de restauração, lubrificação, virar os motores, pneus, pintura (tinta, removedores, pistolas de pintura, compressores etc...).

Tem mtas formas úteis de se colaborar sim... vcs não fazem idéia de qtos entraves existem para qquer coisa funcionar neste pseudopaís, ainda mais, museus. O Lisarb, infelizmente, é organizado para não dar certo. Como os governos não conseguem se meter em tudo e o tempo todo, algumas coisas até funcionam, mais ou menos... no vácuo da atenção dos (des)governantes.

 

 

Originally Posted by JCFerreira:
Originally Posted by CASTR0-BR:
Originally Posted by МиГ:

Correto em cada palavra JCF.

 

 : filiem-se e participem da AMAERO, a verba das anuidades (pessoa física e juridica) é direcionada p/ o que é mais urgente, e quem tem tempo disponivel, colabora nos eventos oficiais principalmente no portões abertos, qdo aí sim, se pode cobrar ingresso, as barraquinhas de comida e brindes pagam, as tv´s divulgam, e se arrecada para manter um monte de coisas de bastidores funcionando: hangar de restauração, lubrificação, virar os motores, pneus, pintura (tinta, removedores, pistolas de pintura, compressores etc...).

 

 

 

Apoio esta iniciativa de pagar anuidade, pois imagino as dificuldades de adotar uma aeronave.

Você pode postar as indicações de como proceder.

Uma duvida, os contribuintes são informados das melhorias e manutenções conquistadas?

Belo post, gostei muito.  Sempre visitei o Musal, praticamente desde sua inauguração, tive varios contatos com o Cel Claret Jordão e o Cel braga era facil de se encontrar nos fins de semana, o acervo era pequeno e o FW-58 uma carcaça ainda, na loja comprei a primeira edição do catalogo / livro do Musal e creio que nunca mais lançaram um atualizado. Levei meus filhos em muitas visitas particulares e shows anuais,o mais novo hoje com 29 anos ja ia comigo com 1 ano de idade, minha filha mais velha tem 38 hoje !!!!!!  O amigo modelista Fernadez ( IPMS / RIO ), pintor e restaurador no Musal sempre muito educado e pronto a ciceronear nos aviões, podia-se entrar no Netuno, apesar de grande e alto o tunel do bombay ate a cabine era pequeno e claustrofóbico, ja o C-119 era uma verdadeira sala !!!  Algum dos srs. mais assiduos e conhecedores, sabem algo do amigo Fernadez ??  

Giordano!!

Sempre fui fã do Musal, mas quando vou ao Rio é sempre correndo, e ferias nem lembro mais a ultima que fui a cidade maravilhosa, então, não querendo abusar, você teria mais fotos para postar.. ou que tal convidar os colegas que tenham fotos atuais e antigas para postar aqui,  Quem sabe o Nepomuceno e o JC Fereira e outros que postaram aqui boas ideias não tenham belas fotos para nos.

Na pagina do Musal não tem muita coisa...E ai está algo que alguém podia ajudar, refazer a pagina web do Musal, é boa, mas quem entende pode sempre melhorar, e quem sabe até preparar estrutura para futura e possível venda do produtos on line.

 

Sds

Castro

Originally Posted by Nepomuceno:

Vou procurar e separar as fotos que tenho e tentar posta-las aqui, sempre que posto fotos, só sai uma miniatura, independente do tamanho que eu a salve .

 

 

 Nepomuceno, e se você arquivar as fotos em outro site, como por exemplo fotos no face ou outro, e ai colocar só o link aqui na webkits...ao menos é assim que faço e dá certo..é mais leve e rápido..

Sds

Castro

Originally Posted by CASTR0-BR:
Originally Posted by JCFerreira:
Originally Posted by CASTR0-BR:
Originally Posted by МиГ:

Correto em cada palavra JCF.

 

 : filiem-se e participem da AMAERO, a verba das anuidades (pessoa física e juridica) é direcionada p/ o que é mais urgente, e quem tem tempo disponivel, colabora nos eventos oficiais principalmente no portões abertos, qdo aí sim, se pode cobrar ingresso, as barraquinhas de comida e brindes pagam, as tv´s divulgam, e se arrecada para manter um monte de coisas de bastidores funcionando: hangar de restauração, lubrificação, virar os motores, pneus, pintura (tinta, removedores, pistolas de pintura, compressores etc...).

 

 

 

Apoio esta iniciativa de pagar anuidade, pois imagino as dificuldades de adotar uma aeronave.

Você pode postar as indicações de como proceder.

Uma duvida, os contribuintes são informados das melhorias e manutenções conquistadas?

A anuidade nem é pesada, acho que está em R$ 190,00 anual, se não me engano (com desconto a vista acho que sai R$170,00), ou pode ser mensal, trimestral ou anual. É claro que todos podem sempre -filiados ou não- fazer uma doação avulsa em espécie, doar material de consumo, consultoria (ou quem por qquer motivo não quer um compromisso fechado, pois tem gente que está em dificuldades financeira ou desempregada, mas que ama a aviação e aí para estes pode ficar pesada uma anuidade, então contribuem aos pouquinhos como podem ou como voluntários nos eventos, sem ficar constrangidos),

Os contribuintes são informados sim, mas não com regularidade, pelo próprio andamento lento de alguns projetos, mas sempre pelo menos numa grande reunião no final do ano qdo normalmente se faz uma prestação de contas ao filiados, confraternização, e/ou uma outra no meio do ano qdo há algo diferente a informar; ou ainda nas palestras no Incaer, toda última quarta-feira do mes. Somos poucos atuantes, mas constantes, e o ambiente é mto bom e divertido.

Acho sim, que poderia haver tanto um painel lá mesmo no Musal divulgando e informando os projetos em andamento apoiados pela Amaero, e o que foi obtido em termos materiais ou eventos executados; e principalmente, um boletim online pelo menos trimestral, para dar transparência e divulgação, senão tem mto filiado que desanima, pois paga mas como não pode estar indo lá pessoalemente, não vê o que está acontecendo. Se alguem se interessar em fazer isso de maneira constante, acho que seria bem recebido. Eu se estivesse me aposentando hoje, amanha já estaria no Musal, porem entenda-se que estes poucos que podem ajudar tem tbem seus muitos compromissos pessoais e familiares. Quem está "mandando brasa" no andamento prático da Amaero é o Sgt. Israel, aposentou-se e logo em seguida continuou com o trabalho incansável, deixando mtas vezes de estar mais com a família para cuidar de tudo e nos aturar qdo queremos ficar babando nas aeronaves sem hora de ir embora (o Show aéreo termina as 16:00h, a gente fica, fica, fica, fica escuro e a gente não sai... qquer dia chamam a PA pra tirar a gente de lá...).

O que tenho podido fazer no momento pela área da história da aviação brasileira é a divulgação que estou fazendo aqui, e na parte da memória e salvaguarda de imagens, recuperando imagens antigas que iam se perder, identificando e repassando a outros pesquisadores ou escrevendo textos, ou contribuindo com outros (por exemplo, o próximo V volume da "História Aeronáutica Brasileira", livro sobre o PAMB etc...).  

Last edited by JCFerreira
Originally Posted by CASTR0-BR:

Giordano!!

Sempre fui fã do Musal, mas quando vou ao Rio é sempre correndo, e ferias nem lembro mais a ultima que fui a cidade maravilhosa, então, não querendo abusar, você teria mais fotos para postar.. ou que tal convidar os colegas que tenham fotos atuais e antigas para postar aqui,  Quem sabe o Nepomuceno e o JC Fereira e outros que postaram aqui boas ideias não tenham belas fotos para nos.

Na pagina do Musal não tem muita coisa...E ai está algo que alguém podia ajudar, refazer a pagina web do Musal, é boa, mas quem entende pode sempre melhorar, e quem sabe até preparar estrutura para futura e possível venda do produtos on line.

 

Sds

Castro

Caro Castro, tenho sim muuuuitas fotos, e cada vez que vou no Musal (desde 1978) faço um monte de registros. Simplesmente não dá tempo, por exemplo: o último lote de fotos que salvei (praticamente do lixo) no final de semana passado, foram fotos de alguns dos nossos F-5 sendo montados na fábrica nos EUA, entregues lá, c/ cerimonia, maquete sendo entregue, decolagem, e incio do transalado; tudo inédito; foto de P-40 e DC-3; tou caçando um pedaço da cauda de um P-40; possível outro FW-58; tentando salvar vestigios da Aviação Naval no Galeão; tentando criar a arqueologia militar e aeronáutica no Brasil, entre outros. Domingo fui registrar as obras do Galeão.

Como diz uma amigo... porque eu reclamo? "Vai dizer que de madrugada voce dorme? Toma banho todo dia? E ainda come? É por isso que não dá tempo..."

Originally Posted by CASTR0-BR:

Giordano!!

Sempre fui fã do Musal, mas quando vou ao Rio é sempre correndo, e ferias nem lembro mais a ultima que fui a cidade maravilhosa, então, não querendo abusar, você teria mais fotos para postar.. ou que tal convidar os colegas que tenham fotos atuais e antigas para postar aqui,  Quem sabe o Nepomuceno e o JC Fereira e outros que postaram aqui boas ideias não tenham belas fotos para nos.

Na pagina do Musal não tem muita coisa...E ai está algo que alguém podia ajudar, refazer a pagina web do Musal, é boa, mas quem entende pode sempre melhorar, e quem sabe até preparar estrutura para futura e possível venda do produtos on line.

 

Sds

Castro

 

Prezado Castro,

 

Atendendo ao seu pedido, estou postando fotos de uma visita ao MUSAL em 2006. Naquela época as aeronaves eram mais bem cuidadas, coisa que hoje, infelizmente, não acontece.

 

 

IMG_2172

IMG_2174

IMG_2175

IMG_2177

IMG_2178

IMG_2179

IMG_2181

IMG_2182

IMG_2183

IMG_2184

IMG_2186

IMG_2187

IMG_2188

IMG_2189

IMG_2190

IMG_2192

IMG_2194

IMG_2196

IMG_2197

IMG_2198

IMG_2199

IMG_2202

IMG_2205

IMG_2206

IMG_2207

IMG_2208

IMG_2209

IMG_2210

IMG_2212

IMG_2214

IMG_2215

IMG_2216

IMG_2217

IMG_2218

IMG_2220

IMG_2221

IMG_2222

IMG_2223

IMG_2224

IMG_2225

IMG_2229

IMG_2230

IMG_2231

IMG_2232

IMG_2233

IMG_2234

IMG_2236

IMG_2237

IMG_2238

IMG_2241

IMG_2243

IMG_2244

IMG_2245

IMG_2246

IMG_2247

IMG_2248

IMG_2249

IMG_2250

IMG_2251

IMG_2252

IMG_2253

IMG_2254

IMG_2255

IMG_2256

IMG_2258

IMG_2259

IMG_2260

IMG_2261

IMG_2262

IMG_2265

IMG_2266

IMG_2267

IMG_2270

IMG_2271

IMG_2274

IMG_2276

IMG_2277

IMG_2278

IMG_2280

IMG_2283

IMG_2284

IMG_2285

IMG_2286

IMG_2287

IMG_2288

IMG_2289

IMG_2290

IMG_2292

IMG_2293

IMG_2294

IMG_2295

IMG_2296

IMG_2297

IMG_2298

IMG_2299

IMG_2300

IMG_2301

IMG_2302

IMG_2303

IMG_2304

IMG_2305

IMG_2306

IMG_2307

IMG_2308

IMG_2309

IMG_2310

IMG_2311

IMG_2312

IMG_2313

IMG_2314

IMG_2315

IMG_2316

IMG_2317

IMG_2318

IMG_2319

IMG_2320

IMG_2321

IMG_2322

IMG_2323

IMG_2324

IMG_2325

IMG_2326

IMG_2327

IMG_2328

IMG_2329

IMG_2330

IMG_2331

IMG_2332

IMG_2333

IMG_2334

IMG_2335

IMG_2336

IMG_2337

IMG_2338

IMG_2339

IMG_2340

IMG_2341

IMG_2342

IMG_2343

IMG_2344

IMG_2351

IMG_2352

IMG_2353

IMG_2354

IMG_2355

IMG_2356

IMG_2357

IMG_2360

IMG_2362

IMG_2363

IMG_2364

IMG_2365

IMG_2366

IMG_2367

IMG_2368

IMG_2369

IMG_2370

IMG_2371

IMG_2372

IMG_2373

IMG_2374

IMG_2376

IMG_2377

IMG_2379

IMG_2381

IMG_2382

IMG_2383

IMG_2384

IMG_2385

IMG_2386

IMG_2387

IMG_2388

IMG_2389

IMG_2390

IMG_2391

IMG_2392

IMG_2393

IMG_2394

IMG_2395

IMG_2396

IMG_2397

IMG_2398

IMG_2399

IMG_2401

IMG_2402

IMG_2403

IMG_2404

Attachments

Images (187)
  • IMG_2172
  • IMG_2174
  • IMG_2175
  • IMG_2177
  • IMG_2178
  • IMG_2179
  • IMG_2181
  • IMG_2182
  • IMG_2183
  • IMG_2184
  • IMG_2186
  • IMG_2187
  • IMG_2188
  • IMG_2189
  • IMG_2190
  • IMG_2192
  • IMG_2194
  • IMG_2196
  • IMG_2197
  • IMG_2198
  • IMG_2199
  • IMG_2202
  • IMG_2205
  • IMG_2206
  • IMG_2207
  • IMG_2208
  • IMG_2209
  • IMG_2210
  • IMG_2212
  • IMG_2214
  • IMG_2215
  • IMG_2216
  • IMG_2217
  • IMG_2218
  • IMG_2220
  • IMG_2221
  • IMG_2222
  • IMG_2223
  • IMG_2224
  • IMG_2225
  • IMG_2229
  • IMG_2230
  • IMG_2231
  • IMG_2232
  • IMG_2233
  • IMG_2234
  • IMG_2236
  • IMG_2237
  • IMG_2238
  • IMG_2241
  • IMG_2243
  • IMG_2244
  • IMG_2245
  • IMG_2246
  • IMG_2247
  • IMG_2248
  • IMG_2249
  • IMG_2250
  • IMG_2251
  • IMG_2252
  • IMG_2253
  • IMG_2254
  • IMG_2255
  • IMG_2256
  • IMG_2258
  • IMG_2259
  • IMG_2260
  • IMG_2261
  • IMG_2262
  • IMG_2265
  • IMG_2266
  • IMG_2267
  • IMG_2270
  • IMG_2271
  • IMG_2274
  • IMG_2276
  • IMG_2277
  • IMG_2278
  • IMG_2280
  • IMG_2283
  • IMG_2284
  • IMG_2285
  • IMG_2286
  • IMG_2287
  • IMG_2288
  • IMG_2289
  • IMG_2290
  • IMG_2292
  • IMG_2293
  • IMG_2294
  • IMG_2295
  • IMG_2296
  • IMG_2297
  • IMG_2298
  • IMG_2299
  • IMG_2300
  • IMG_2301
  • IMG_2302
  • IMG_2303
  • IMG_2304
  • IMG_2305
  • IMG_2306
  • IMG_2307
  • IMG_2308
  • IMG_2309
  • IMG_2310
  • IMG_2311
  • IMG_2312
  • IMG_2313
  • IMG_2314
  • IMG_2315
  • IMG_2316
  • IMG_2317
  • IMG_2318
  • IMG_2319
  • IMG_2320
  • IMG_2321
  • IMG_2322
  • IMG_2323
  • IMG_2324
  • IMG_2325
  • IMG_2326
  • IMG_2327
  • IMG_2328
  • IMG_2329
  • IMG_2330
  • IMG_2331
  • IMG_2332
  • IMG_2333
  • IMG_2334
  • IMG_2335
  • IMG_2336
  • IMG_2337
  • IMG_2338
  • IMG_2339
  • IMG_2340
  • IMG_2341
  • IMG_2342
  • IMG_2343
  • IMG_2344
  • IMG_2351
  • IMG_2352
  • IMG_2353
  • IMG_2354
  • IMG_2355
  • IMG_2356
  • IMG_2357
  • IMG_2360
  • IMG_2362
  • IMG_2363
  • IMG_2364
  • IMG_2365
  • IMG_2366
  • IMG_2367
  • IMG_2368
  • IMG_2369
  • IMG_2370
  • IMG_2371
  • IMG_2372
  • IMG_2373
  • IMG_2374
  • IMG_2376
  • IMG_2377
  • IMG_2379
  • IMG_2381
  • IMG_2382
  • IMG_2383
  • IMG_2384
  • IMG_2385
  • IMG_2386
  • IMG_2387
  • IMG_2388
  • IMG_2389
  • IMG_2390
  • IMG_2391
  • IMG_2392
  • IMG_2393
  • IMG_2394
  • IMG_2395
  • IMG_2396
  • IMG_2397
  • IMG_2398
  • IMG_2399
  • IMG_2401
  • IMG_2402
  • IMG_2403
  • IMG_2404

Fotos sensacionais Giordano, parabéns.

 

Volto a repetir: alguém sabe a situação do B17 que pertence ao Musal?

 

E concordo com o Ferreira. É impressionante o descaso do governo e dos políticos para com os museus brasileiros. Não é a toa que o nosso país possui uma sociedade tão pobre culturalmente.

 

Não duvido que seja proposital por parte dos governantes, pois uma população ignorante é mais fácil de manipular.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×