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Originally Posted by МиГ:
Correto em cada palavra JCF.
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Haveria a possibilidade, por exemplo, de uma vez por mês um grupo de entusiastas ou modelistas fazer a limpeza de uma aeronave? Haveria muita bur(r)ocracia?
Ou quem sabe, um grupo adotar uma aeronave?
Suposições minhas.
Me corrija se estiver errado.
[]s!!!
Gostei e apoio a ideia de um grupo adotar uma aeronave.. difícil é vencer a "buro"cracia
deste pais..
Srs., ambas as idéias já foram ventiladas há alguns bons anos e a situação é a seguinte:
Idéia "a", limpeza feita por voluntários: A idéia já foi proposta por vários entusiastas, e afiliados a Assoc. de Amigos, eu mesmo inclusive; porem há alguns complicadores, por exemplo: há uma regulamentação legal para o voluntariado, em linhas gerais, a instituição deve fornecer alimentação, almoço por exemplo, vale transporte ou equivalente para deslocamento, e principalmente, se responsabilizar civilmente em caso de acidente. Aviões são pesados e grandes, se cortar, dar com a cabeça numa hélice, fechamento de canopy no braço, queda, entre outras coisas, necessidade de uso de equipamento de segurança, treinamento prévio, briefing da operação... Já complicou um pouco, né? O Musal teria de fornecer o material de limpeza, e orientação; limpar aeronaves dentro de um museu, não é como lavar um onibus moderno, jogar água ou passar pano encharcado; tem de seguir certos cuidados senão danifica mais, aliás, se jogar água em abundancia drena p/ onde? Nos hangares não tem ralos, a agua empoça qdo tem goteira. Agua em abundancia entraria nas frestas, cabine, motores, com o tempo seria pior. Tem de haver lubrificação tbem. Outra complicação: teria de ser coordenada pelo pessoal do Musal, e em dia de semana, e durante o expediente; isso para funcionar melhor, seria um mutirão programado e especifico. Não é impossível que aconteça mais cedo ou mais tarde, mas por hora... ainda não se chegou a vislumbrar um modo operacional eficaz para tal limpeza ocorrer. Para falar a verdade a limpeza das aeronaves não é o maior dos problemas atuais.
Mais urgente é resolver o problema de goteiras e principalmente, inundação em chuvas fortes (verão vem aí
, e a construção de drenagem no entorno dos hangares p/ evitar inundação é mto custosa ($$$) . Tem elevações no entorno, e o Musal está numa várzea, uma planície de inundação fluvial, a chuva não drena bem, a vala natural é estreita e não tem caimento. Cheguei lá num domingo, havia chovido sábado, nos fundos a água chegou a 1,20m, dentro a pelo menos 85-90cm, invadiu a biblioteca e instalações, estragou móveis, acervos, saiu lama pela boca das privadas, encheu de lama os hangares. Outra coisa alem da poeira e água: a luz solar forte refletida queima a pintura das aeronaves dentro dos hangares, dando a aparencia de sujeira e descuido. Cupins nas aeronaves de madeira, oxidação. Situação bem complicada, tudo passa primeiro por mais recursos financeiros.
Sugestão melhor: quem puder ajudar, oferecendo colaboração gratuita na sua especialidade onde mais se precisa: informática (refazer, melhorar o site etc...), parte juridica, engenharia, elétrica (material e/ou expertise), iluminação, designers etc..., oferecam sua ajuda diretamente lá à Direção.
Sugestão "b", adotar uma aeronave: Foi exatamente uma sugestão que dei uns 5 anos atrás para uma iniciativa similar a do Zoo do Rio (adote um animal), onde uma empresa ou grupo adotaria um avião especifico ou vários. Infelizmente não deu mto certo nesse perfil, a visibilidade do Musal na mídia, não é tão grande assim, e o perfil do público tem ser interessante à empresa X ou Y; a Embraer deu apoio a varias iniciativas e mantem uma sala lá, e tem mais algunas apoios de empresas, mais pontuais; e durante os shows aéreos/portões abertos, supermercados fornecem o lanche dos voluntários da Amaero. Fica quase impossível direcionar verba só p/ uma aeronave especifica, com tanto por fazer.
De novo, volta a sugestão: filiem-se e participem da AMAERO, a verba das anuidades (pessoa física e juridica) é direcionada p/ o que é mais urgente, e quem tem tempo disponivel, colabora nos eventos oficiais principalmente no portões abertos, qdo aí sim, se pode cobrar ingresso, as barraquinhas de comida e brindes pagam, as tv´s divulgam, e se arrecada para manter um monte de coisas de bastidores funcionando: hangar de restauração, lubrificação, virar os motores, pneus, pintura (tinta, removedores, pistolas de pintura, compressores etc...).
Tem mtas formas úteis de se colaborar sim... vcs não fazem idéia de qtos entraves existem para qquer coisa funcionar neste pseudopaís, ainda mais, museus. O Lisarb, infelizmente, é organizado para não dar certo. Como os governos não conseguem se meter em tudo e o tempo todo, algumas coisas até funcionam, mais ou menos... no vácuo da atenção dos (des)governantes.