Skip to main content

O Voo VARIG 254 ligava São Paulo a BelÉm com escalas. No dia 3 de setembro de 1989 um avião Boeing 737-200, prefixo aeronÁutico PP-VMK, realizava essa rota quando seu comandante necessitou executar um pouso forÇado sobre uma região de selva localizada 60 quilÔmetros ao norte de São JosÉ do Xingu, Mato Grosso, em decorrÊncia de uma "pane seca" (falta de combustÍvel). A aeronave, que havia saÍdo de sua rota apÓs um erro de navegaÇão cometido pela tripulaÇão, transportava 48 passageiros e 6 tripulantes. Apesar do pouso realizado em condiÇÕes precÁrias, apenas 12 passageiros perderam a vida. No entanto, todos os 42 sobreviventes sofreram ferimentos: 25 tiveram ferimentos leves e 17 ficaram gravemente feridos.

 

Trecho de Áudio da caixa preta.

 

 

Reportagem com revelaÇÕes sobre a queda, imagens do acidente e minutos finais.

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Eu escutei varias vezes no SD que o cara era arrogante pacas e tinha algumas rixas com o operacional da Varig, quem era "casaca azul"(Pilotos que saíram da FAB e foram para Varig, e ele não era o melhor representante da raça ) não podia ser questionado .

Matou 15, destruiu um 737 e acabou com o mito de "Vaca Sagrada" dos pilotos da Varig para o grande publico depois que saiu no jornal que o responsável pela queda foi o "Comandante da Varig".

Serviu de exemplo pra muita gente.

 

O co-piloto confirma a versão em que o piloto, achando que sabia de tudo, não quis voltar ao aeroporto de partida quando ainda tinha constituível, por pura presunção. Na entrevista ele ainda tenta comover o publico chorando..

Muito embora o CRM resultou em melhoras  susbtânciais no gerenciamento, nada substitui uma coisa chamada confiança em seu parceiro de cabine. Não importa o nível de preparação, voo, horas, etc .... a vida de ambos depende totalmente um do outro, então quando entra a arrogancia e prepotência, tem tudo para dar errado...

 

Escutei a mesma coisa que o Flávio, até mais, porém não vem o caso.

 

Quando voava, tive verdadeiros mestres sentados à esquerda, pessoas que , embora altamente qualificadas, foram profissionais humildes em sua essencia, nada de prepotencia ou algo semelhante. Parabens a tais profissionais, que me nortearam de forma muito positiva na aviação.

 

Até um ucraniano entrou nessa seara....

Last edited by Skyflash

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×