Skip to main content

Boa tarde,

Estou construindo um compressor "caseiro", já tenho algum material em mãos.

- Cilindro de gás refrigerante 134A 
- Motor novo
- valvula de dreno
- regulador de pressão com filtro e manometro

Hoje vou comprar o pressostato e a valvula de alivio, 80/120psi marca Lefoo.

Dei uma pesquisada antes de abrir o tópico aqui no fórum e na internet também, e as opiniões sobre o cilindro de gás são controversas, uns dizem que não é apropriado para isso, já outros usam o cilindro há um bom tempo no compressor sem problemas.

Creio que uma faixa de operação segura seria até os 100psi para dar uma margem de segurança.

Fico no aguardo de opiniões sobre o reservatório.

Edit, Fotos:

Caption
Caption
Caption
Caption

 

 

abs

Last edited by nachtwolf
Original Post

Replies sorted oldest to newest

O problema com estes cilindros é que são descartáveis:  Tem a parede fina, e não foram feitos para suportar umidade. Com o tempo acabam furando devido a umidade que se forma no seu interior.

É uma opção barata, mas pouco durável. Quanto a pressão máxima que suportam, é preciso ver se tem alguma coisa marcada neles, 100 libras pode ser adequado, mas sem uma informação confiável é só um palpite.

Last edited by Augusto

Adicionei fotos ao primeiro post.

Segundo o frasco, está descrito como "2-3MPa" ou "2.3MPa", convertendo 2.3 ou de 2 a 3 megapascal em PSI deu respectivamente 290 / 333PSI.

Acho que trabalhar em até 120psi ja é uma margem extremamente segura.

Sobre o acúmulo interno de umidade, pensei em derramar alguma tinta epoxi ou até mesmo sintética, e revestir todo cilindro por dentro com ela. Acho que isso seria válido até pra outros tipos de cilindros que não vem com algum tipo de galvanização ou tratamento de fábrica.

Sobre o acúmulo interno de umidade, pensei em derramar alguma tinta epoxi ou até mesmo sintética, e revestir todo cilindro por dentro com ela. Acho que isso seria válido até pra outros tipos de cilindros que não vem com algum tipo de galvanização ou tratamento de fábrica.

 

 Não vai dar para ter certeza que recobriu todo o interior, mas sem dúvida pode melhorar a durabilidade.

Quanto à resistência, acompanhei um amigo fazer o teste, chegando a 280 psi!
Ele parou por aí, não quis mais continuar pois, ja estava satisfeito!!

A aplicação da tinta ou outro produto é um paliativo que pode dar certo. Nunca usei desta opção. Dou uma besuntada de ferrox ou outro produto antiferruginoso e ao terminar a construção eu verto uns 20 ml, aproximadamente, no vaso.

No próprio vaso ja existe uma válvula de segurança.

Não recomendo usar a válvula de saída do gas, a passagem é estreita e a sujeira no reservatório pode ficar entupida e ao drenar e não sair nada pode-se pensar que não há liquidos!! Corte fora esta válvula e solde um niple 1/4que fique rente ao fundo, para não reter liquidos.

Recomendo drenar o reservatório ao término do uso do compressor, desta forma o que ficar restante no vaso será o óleo do motor, o que pode contribuir para longevidade do vaso.

Não ultrapasse a marca do pressostato, lembre-se que o copo de policarbonato do filtro regulador tem indicação de suportar até 150 psi.

Cuidado ao usar a válvula de segurança da marca LUBEFER, ela não vem regulada para abrir a 135 psi como indica na embalagem. Faça a regulagem ao terminar de montar seu conjunto compressor.

Não use a válvula de segurança como dispositivo de drenagem.

 

Boa construção!!

 

Vinicius Roland

 

Boa tarde!

Material comprado.

Só faltou comprar as porcas com a rosca NPT para soldar, porém... o vendedor me disse pra não usar o cilindro de gás... confesso que fiquei com medo, e ele me disse que tem um cilindro de 25 litros lá, schulz, por 50 reais (de um antigo compressor fundido), e é só jogar o material que eu tenho em cima.

 

Agora... o que fazer? invisto 50 reais no reservatório, ou mantenho nesse?

 

Fotos:

Caption

 

Caption

 

 

"Hoje vou comprar o pressostato e a valvula de alivio, 80/120psi marca Lefoo."

Mas.... a válvula de alívio ja vem no pressostato, não precisa compra-la!!!

.........................

Qual a potência de seu motor?

.........................

"...porém... o vendedor me disse pra não usar o cilindro de gás..."

Qual a argumentação dele?

Companheiro, sejamos lógicos, o que lhe beneficiaria um cilindro que já será soldado por ter um furo e que provavelmente aparecera outros durante um espaço de tempo de uso, ou, investir em um cilindro que esta pronto para uso e sua parede é mais espessa. Pense bem agora para não chorar pitangas mais tarde.

Abs. 

Independente da escolha, acho que o que se pode fazer para minimizar o problema de corrosão que ocorrerá com qualquer uma das escolhas, é evitar ao máximo o acúmulo de água no fundo do reservatório.
Levando-se em conta que há perda de óleo do motor, juntamente com água para o reservatório, proveniente da condensação do ar pressurizado e o óleo sendo mais leve que a água... a água ficará por baixo, correto??
Portanto, acho que seria de bom tom que se faça a drenagem após uma seção de uso do compressor pois, desta forma o que ficará em contato com o metal do reservatório será mais óleo e menos água. Pelo menos em tese...

hehe agora sei porque tem que drenar, eu fazia raramente... em outro topico o paulao falou para usar solda de prata conforme os furos aparecem nos cilindros R22 ... o que seria melhor, a solda ou o parafuso?

quando meu compressor pegou fogo o cara que arrumou tinha um cilindro de compressor schulz e queria me vender, vou la ver amanha, se ele tiver ainda eu passo todo o motor e tal para este cilindro, deve ser melhor ja que é proprio para isto

Last edited by anghinoni
anghinoni posted:

 ... o que seria melhor, a solda ou o parafuso?

Tanto um como outro.
Tenha em mente que o processo de oxidação e perfuração iniciou-se e, a partir de agora aparecerão novos orifícios... compre um lote de parafusos e araldite de litro ou agende toda segunda feira com o soldador!!

O bom é que são furos que aparecem! Te sinalizam!

Fui agora no cara que arumou meu compressor a outra vez, ele olhou o reservatoirio e disse que vai desmontar, abrir, tirar o ferrugem, soldar de volta, aplicar anti ferrugem internamente, e pintar. Ai eu aproveitei para pedir para colocar um dreno para nao usar mais a valvula de seguranca para drenar.

amanha vejo como ficou, 100,00 a brincadeira

Bom dia amigos!

Eles tem dois reservatórios, 40 e 50 reais respectivamentes, "novos", pintura boa (mas vou repinta-los), completos com as roscas, é só jogar o kit em cima.

- 20 litros 

- 25 litros

qual seria o ideal? meu motor é pequeno, é de bebedouro, 1/12hp

Nem um dos dois com este motor, só se fosse um reservatório de 1 liltro.
Para um reservatório de 20 litros, vc precisa, no mínimo, de um motor de 1/3 e ainda acho pouco!!

Nos compressores que faço com 20 litros de reservatório eu uso 2 motores de 1/3 de hp.



1/12 de hp não dá nem pra começar a conversar!!

nachtwolf posted:

Bom dia amigos!

Eles tem dois reservatórios, 40 e 50 reais respectivamentes, "novos", pintura boa (mas vou repinta-los), completos com as roscas, é só jogar o kit em cima.

- 20 litros 

- 25 litros

qual seria o ideal? meu motor é pequeno, é de bebedouro, 1/12hp

Oi, que cidade vc esta, onde voce conseguiu esses reservatorios?

Estou em Londrina - PR, amigo. Se trata de uma oficina de compressores, os modelo "hobby" aparecem lá constantemente por fundirem o motor, e o molho sai mais caro que a salada.

Particularmente considerando o emprenho, materiais, resultado e o próprio investimento, creio que comprar um compressor próprio para o devido fim seria mais plausível.

Uma única vantagem que aprecio nestes compressores caseiros feitos com motor de geladeira, é o baixo ruído.

Eu já fabriquei o meu, mas quando necessitar de outro, partirei para um pronto.

Existem inúmeras opções para quem não quer ou não pode construir um.

https://pt.aliexpress.com/cp/a...online-shopping.html

https://www.breithaupt.com.br/...-110v-br-motors.html

Last edited by Bruno Ferlin
Bruno Ferlin posted:

Particularmente considerando o emprenho, materiais, resultado e o próprio investimento, creio que comprar um compressor próprio para o devido fim seria mais plausível.

Uma única vantagem que aprecio nestes compressores caseiros feitos com motor de geladeira, é o baixo ruído.

Eu já fabriquei o meu, mas quando necessitar de outro, partirei para um pronto.

Existem inúmeras opções para quem não quer ou não pode construir um.

https://pt.aliexpress.com/cp/a...online-shopping.html

https://www.breithaupt.com.br/...-110v-br-motors.html

 

Nao é so o barulho, ele tambem tem reservatorio grande, o que deixa ele frio e nao cospe umidade. Um que nao seja de geladeira com um reservatorio aceitavel faz muito barulho, é impossivel em apartamento. Em apartamento a unica opcao é o de geladeira. E tambem para aerografia artistica, porque o ruido incomoda se ficar horas aerografando, tanto que o compressor mais caro da Iwata é de motor de geladeira, 1200 trumps nos states.

Eu tenho tambem desses de reservatorio de 3 litros que esta no primeiro link, comprei barato no paraguay por 300 o primeiro e 250 reais o segundo.  Da para usar, so que mesmo sendo silencioso faz bem mais barulho que o de geladeira, fica ligando o tempo todo e esquenta bastante. so serve para aerografia rapida e ele cospe agua as vezes por esquentar muito e ter reservatorio pequeno.

So acompanhar os caras que usam esses compressores pequenos sao justamente os que sofrem para aerografar os modelos, ficam se batendo achando que é a tinta, diluicao, clima, aerografo... quando é o compressor.

o do segundo link que vc passou, esquece, é infernal o barulho, 100dB, é o de oleo a pistao. da para ouvir do outro lado da cidade eheh 

 

Crianças, fui la, peguei o compressor, ficou OK

levei ele numa loja de componentes de compressor e troquei o T Tupy por uma cruzeta tupy (10,00) ai passei a valvula de seguranca para a frentre junto com o pressostato e o filtro/regulador de saida. onde ficava a valvula de seguranca embaixo, coloquei um dreno com alavanca que parece torneira, dentro é uma esfera (10,00)... ficou bacana, agora to pensando em colocar um dreno automatico :-) tem eletronico por 200,00, para nao ter que ficar abrindo la acho que compensa a brincadeira. to aqui pensando, so nao comprei porque so tinha 220V, no ML tem 110V... 

atras do compressor que fica embaixo da bancada :-)

quando era a valvula de seguranca era ruim porque espirrava para os lados, e nao tinha como cobrir porque tinha que puxar a argola dele e para isso eu precisava virar o compressor, alem de toda a sujeira que fazia, acho que por isso fui negligente.

agora é melhor, abre o dreno e pa, sai direto para um recipiente... mas mesmo assim acho divertido colocar um dreno eletronico e fazer um recipiente para conectar nele tipo o pote que usamos para limpar o aerografo, mas bem grande... com uma saida com filtro para nao espirrar para fora... ai esquece o compressor , ele vai drenar sozinho todo dia que é o ideal... ou varias vezes ao dia por uns segundos para deixar sempre seco...

depois posto fotos, ja comprei o dreno eletronico, amanha vou comprar umas conexoes para colocar ele 

uma uniao 1/4 x 1/4 para conectar ele na torneira que coloquei hoje e uma conexao 1/4 + mangueira para o liquido ir para uma garrafa...


ai vou ver qtos segundos ele precisa para drenar o que condensar no tempo que eu vou determinar (45 minutos) e deixar programar o dreno para abrir dobro deste tempo...

ai o compressor fica sempre sequinho :-)
mas no manual diz que so sai liquido, nao sai nada do ar comprimido... vamos ver

Roland posted:

Aqui outro exemplo de facil acesso à torneira do dreno

Oi Roland

Esse ai eu nao entendi, o dreno esta em cima do reservatório, ou a mangueira azul sai do dreno la embaixo e voce colocou a torneira em cima para ficar mais pratico abrir, isso?

anghinoni posted:
Roland posted:

Aqui outro exemplo de facil acesso à torneira do dreno

Oi Roland

Esse ai eu nao entendi, o dreno esta em cima do reservatório, ou a mangueira azul sai do dreno la embaixo e voce colocou a torneira em cima para ficar mais pratico abrir, isso?

Sim, exatamente!! A saída no reservatório está no ponto mais baixo. O frasco não deixa visualizar a conexão.

Veja este:

pronto comprei 
dois nipples 1/4-1/4
um manometro para medir a pressao do reservatorio
encaixe 1/4 para a mangueira
1m de mangueira

peguei o T da tupy que sobrou, coloquei nele o manometro e a valvula de seguranca e com o nupple coloquei na cruzeta que esta o pressostato e o filtro/manometro da saida.
agora so chegar o dreno eletronico e pronto, ja testei a conexao e a mangueira direto na torneira e deu certo, facil de drenar e sem sujar direto para uma garrafa PET...

interessante que o cara regulou o pressostato para ligar em 40 psi e desligar em 110 psi, uma faixa grande.

Last edited by anghinoni

Tenho um compressor deste da Ferrari, e estou a ler o que é escrito aqui para futuramente trocar o motor dele por um de geladeira, com isso aproveitarei toda a canalização e instrumentos. Gosto até dele porem a barulheira incomoda.

Rubens,

Alterações interessantes a fazer em seu projeto:

- Direcione o dreno para um local de facil e confortável acesso
- Coloque um filtro com regulador de pressão na saída do reeservatório
- Coloque um filtro de ar na entrada do motor que vc instalará
- Opte por um motor de 1/3 de hp, no mínimo!!
- Não instale a válvula de segurança como dreno ou na parte baixa do reservatório.
- Provavelmente vc será obrigado a continuar a usar a válvula de alívio pois, seu motor de geladeira não virá com "ajuste".
- Teste a válvula de segurança para ter certeza que ela abra no momento conforme a especificação, 135 psi. Atente para o detalhe que o copo, feito de policarbonato, dos filtros reguladores não suportam mais que 150 psi de pressão.

Abração!!

Vinicius Roland

Last edited by Roland

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×