Skip to main content

Algumas pessoas quiseram saber por que eu pintei o tanque só em tons de cinza, mas a minha ilustração original foi modificada pela Meng.

Por isso, para abrir os trabalhos nesta postagem, aqui está a ilustração original conforme foi enviada.

Clique em "ver imagem" (botão direito do mouse) para ver em tamanho maior.

 

Eu dediquei um bom tempo e esforço nesse pequeno projeto, iniciado em 2013. Enquanto terminava uma outra ilustração para eles, fiquei sabendo do lançamento do FT-17. Mandei-lhes os parabéns pela iniciativa, pois ali começava uma onda de muitos lançamentos de material da Primeira Guerra. Aproveitei para perguntar como eu poderia adquirir um exemplar do kit, e a diretora de marketing disse que ia me mandar um de presente, e que ia ser um da primeiríssima fornada.

Depois encontrei esse número no verso da tampa. Acho que foi o primeiro mesmo!

 

Achei o kit muito bem produzido e notei o capricho dos chineses com tudo. E imaginei que o tanquinho poderia ser bem recebido aqui, pois foi usado pelo Exército Brasileiro.

Escrevi agradecendo pelo presente e arrisquei sugerir uma tripulação para o tanque. Alguns dias depois recebi esta resposta:

"If you have passion, you can design a WWI French tank crew for us. Different from our first cooperation, this time we will do sculpture and make molds according to your design and box art. What do you think?"

Assim é que eu gosto, paixão e liberdade para fazer uma coisa dessas é comigo mesmo, hehe. Então rabisquei esse primeiro esboço e enviei para eles.

Eles gostaram muito dessa concepção, pois 3 soldados + uma pequena máquina era perfeito para um set, segundo disseram. Eu fiquei incumbido de fornecer, além da ilustração da caixa, a pesquisa completa de todos os uniformes, equipamentos e da motocicleta. Fui pago por isso também, é claro.

O esboço acima parece mais "dramático" do que a arte-final, porém tem problemas, já que foi feito no olhômetro, apenas para apresentar a ideia. As proporções e distâncias entre o mensageiro, a moto e o tanque não estão corretas, e nessa distância, o comandante não iria alcançar o envelope. Além disso, a escotilha esquerda do motorista taparia totalmente a imagem do homem ali dentro, outro detalhe que ainda estava mal resolvido no meu desenho.

O passo seguinte foi coletar todas as referências que eu pudesse encontrar, e depois tirar fotos, para mim e para o escultor da Meng. Aluguei e comprei peças de roupa em brechós, mandei fazer as faixas usadas nas pernas ("puttees"), numa costureira e coisas assim. Depois consegui com o curador do Museu Conde de Linhares (Rio) a permissão para fotografar alguns amigos dentro do FT-17 em exposição. Ajudou o fato de o curador ser meu amigo há 40 anos. Por acaso ele também é o dono da Parabellum, anunciada aqui. Valeu, João Henrique Barone.

Tirei dezenas de fotos. Eis algumas. Uma família que visitava o museu nesse dia achou que éramos uma equipe de filmagem, e a mulher fez questão de posar com os "atores", . Ninguém tirou a ilusão dela.

 

Obrigado, Rogério (o comandante e motorista) e Erenito (o mensageiro). Fazia calor nesse dia e vocês sofreram nestas roupas. A França se orgulha de vocês.

 

Continua daqui a pouco.

 

 

 

Last edited by Carlos Chagas
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Nem precisa agradecer meu amigo, foi tudo muito bacana: ser parte viva de um projeto de kit, subir e entrar num FT-17 (!) e ainda ver tudo isso se materializar num produto. Como dizem os militares, o calor é psicológico 

Pessoal, a ideia original do Chagas era colocar um motorista no lugar dele, e eu até fiz fotos ali, sentado numa lata de tinta já que o FT-17 do Conde de Linhares não tem interior. Depois eu ainda dei pitaco, sugeri ao Chagas que o motorista estivesse olhando para a esquerda, como quem está ouvindo o papo entre os protagonistas da cena, e até evitar uma figura muito "dura" (quarta foto). Assim fizemos, mas não teve motorista sentado, os chineses não quiseram assim, disseram que por dificuldades técnicas, aí saiu o motorista em pé, do lado de fora.

Enfim, fantástico projeto e está aí, pronto para quem quiser adquirir um Rogerinho para colocar na coleção e ficar suspirando pelo que só minha esposa teve a sorte de ter 

Last edited by Rogerio77

hahahahahahaha!!!  

Olha o pateta do Roger ai!! rsrsrsrs!!

Tu é o maior figura!! rsrsrsrs!!

Chagas, fiquei muito feliz com esse lançamento, pois estava imaginando que faltava justamente um conjunto desse para completar o kit e ficou sensacional essa ilustração, uma pena que não tenham publicado a imagem na integra, mas acredito que a finalidade seja a de apontar o que vem no kit do FT-17, para não ficar uma mensagem de que vem o kit nesse set. 

Espero que eles corrijam o nome do veículo, para não ir para as pratileiras com esse erro. 

Mas uma vez, parabéns e lembre-se que você com sua arte nos inspira na montagem e detalhamento de nossos kits. 

muito bacana ver todo o trabalho para produzir estas figuras e compor com o modelo.

 

Já estava interessado em conseguir um destes kits mas, certamente agora vou aguardar este modelo em especifico por vir com as figuras.

 

A proposito, este uniforme francês seria compativel com o usado pelo Brasil na época?

 

Certamente resultará em vinhetas ou dioramas bem interessantes esta composição do modelo e figuras.

Obrigado Cledson, obrigado VonPaulus e obrigado Rogério. Eu já ia mesmo mostrar a primeira versão da ilustração.  agora você precisa fazer uma dietazinha, pois está ficando "reforçado" demais para caber num tanque. eheh

E retomando a postagem.

Todo mundo notou que tem uma bicicleta comum, no lugar de uma moto Peugeot 1917. Tente achar uma dessas para fotografar. Mas há 100 anos elas eram pouco mais do que uma bicicleta com motor. Como são próximas em tamanho, arrumamos uma bicicleta emprestada para as fotos. Depois eu poderia substituir uma pela outra, no desenho.

Aqui duas fotos de uma Peugeot 1917 750cc, a mesma que virá no kit. Encontrei meia dúzia de fotos num site e as mandei para a Meng. Todos os desenhos CAD feitos por eles foram baseados nessa meia dúzia de fotos e mais o diâmetro do pneu de borracha, que encontrei num site sobre esse material antigo. Com essas medidas, e mais a imagem de perfil eles conseguiram estabelecer o tamanho da moto.

 

Um dos desenhos CAD da Meng:

 

Eu precisava de um desenho mais detalhado do que esse, posicionado exatamente no mesmo ângulo, distância do observador, altura, iluminação, etc., da bicicleta nas minhas fotos, para que a ilustração pudesse ser feita corretamente. Infelizmente a Meng não pode me fornecer isso do jeito que eu queria, e depois da terceira tentativa, desisti.

Então pedi ao meu amigo Erenito, o mensageiro francês das fotos, que fizesse a moto no Rhino para mim. O cara tem nome de rocha lunar, mas é o maior fera em computação 3D que eu conheço, além de ter uma fina inteligência. Pois não só ele fez desenhos super detalhados (e no ângulo necessário) da Peugeot, como também conseguiu fazer os pneus da moto 100% corretos, com o número certo de "gomos" na borracha. O danado calculou esse valor a partir de uma pequena seção do pneu (Usou aquela mesma imagem que postei acima), para fazer os cálculos. Depois eu só pintei por cima, pois cada gominho daqueles está numa perspectiva diferente em relação aos demais. Se eu fosse fazer isso manualmente, estaria desenhando o pneu até hoje!

 

Isso aqui é só uma pequena amostra do que ele pode fazer. O cara quando é bom, é bom mesmo.

 

Com essas questões resolvidas, fiz o primeiro esboço na minha Wacom.

Continua daqui a pouco.

 

Carlos,

Que trabalho meu amigo, sensacional. 

Será que a capa que está no site da Meng já é a definitiva? Pô além de descolorir o FT-17 ainda colocaram o título errado! Na minha opinião, não ficou claro que no set são só as figuras + a moto. Vai dar problema para a Meng... 

Rogério parabéns pela dedicação, vc é uma figuraça.  

Abçs,

SL 

 

Assef posted:

Deixa ver se entendi! Quando montei este kit 3 anos atrás pro evento da APRJ, quer dizer que a figura do tanque era o Rogério?? perdi a oportunidade de pedir um autógrafo!

Rogério é o "Muso" do Chagas!

A todos e principalmente os relatores, tenho acompanhado o trabalho deste cara desde que se amarrava salsicha com cachorro. E após tantos anos verifico que, com a ajuda da tecnologia, ele está cada vez melhor, como se fosse possível. Deixo registrado que é um grande prazer poder acompanhar esse tal Carlos Chagas que como o vinho, quanto mais velho e rabugento, melhor.         Parabéns brother, parabéns Roger, parabéns Erenito esse também é o cara!

Abraços

João

CLEDSONSALES posted:

Sergio, não via gerar dúvida não, pois o kit do FT-17 na caixa não está colorido, e isso indica que o kit não vem na caixa.

Pô Cledson, eu sei que o tanque descolorido indica isso... mas nem todo mundo sabe e está escrito French "FT-7" Crew & Ordery. Quem não está muito acostumado pode achar que vem tudo. Pelo menos tinha que estar escrito, lá em cima, em letras pequenas que Não vem o tanque...

Abrçs,

SL

Anderson, o kit traz as três figuras e a moto Peugeot. Tanque não-incluído.

Sergio, muito obrigado pelo comentário.

 

Retomando,

A primeira versão da ilustração ficou assim, com o Rogé..., ops,  com o motorista do tanque em sua posição de combate. Minha idéia inicial era uma parada rápida do tanque, para o comandante receber novas ordens do comando, entregues por um despachante, de motocicleta. Comunicação via rádio ainda não era uma realidade e as mensagens chegavam geralmente escritas em papel. Estes couriers muitas vezes atravessavam o front debaixo de saraivada de balas, enfrentando lama, neve ou poeira.

O desenho do comandante também era diferente. Quando a imagem fica reduzida, o efeito da mão e do rosto ficam ruins. Então redesenhei e pintei ambos.

 

Em tempo: Rogério, não tentei fazer o seu retrato dessa vez, portanto não fique tão convencido . Seu corpo foi de utilidade para os chineses, que esculpiram o mini-Rô, pelas fotos.

Antes de mandar o arquivo para o cliente, resolvi fazer um pedaço do terreno também, que acabou sendo cortado, massacrado e tornado cinza pelos meus amigos chineses, haha.

Eu sugeri, e eles fizeram duas opções de cabeça para o mensageiro. Uma usando este belo capacete antigo de aviador,

e outra cabeça usando um prosaico quepe francês. Essas fotos vão servir de referência na hora de pintar, aproveitem.

 

No peito do motorista está pendurada uma máscara de proteção, feita de couro e cota de malha. Na época, nem periscópios de tanque nem os vidros laminados à prova de bala existiam, e o pobre motorista era obrigado a dirigir olhando através de uma fresta cortada na chapa, bem na frente do nariz, sem nada entre um e outro. Uma bala ali, mesmo não passando pela fresta, ia estilhaçar na chapa e lançar fragmentos direto no rosto do sujeito.  Até que esse problema fosse resolvido, eles usaram máscaras desse tipo, para proteção.

Usei essa imagem como referência.

É isso aí pessoal, espero que apreciem o novo kit e tenham gostado do trabalho.

Chagas eu não cheguei a ver a ilustração com o motorista no lugar dele, dentro do tanque, tinha ficado mais porreta ainda. Mas continua fantástico.

Se eu soubesse que o Erenito, além de tão simpático, é tão ninja tinha dado os parabéns a ele lá na hora.

Roger, pois é, eu esqueci de comentar essa parte, se bem que você já fez isso. Uns dez dias atrás recebi e-mail da Meng com um arquivo PDF, que correu entre algumas pessoas da equipe deles. Era um documento interno, com alguém explicando que não era possível esculpir o motorista sentado dentro do tanque e olhando para o lado, e portanto, escolheram esculpir a figura do motorista de pé, fora do tanque, como alternativa. Também pediam que o ilustrador (eu) refizesse aquela área. Com urgência total, para variar.

Não adiantou muito eu dizer que, se tirei uma foto de uma pessoa dentro do tanque de verdade, naquela posição, é porque a tal posição é perfeitamente possível. Mas prometi que entregaria até o domingo que passou, e caí dentro.

Na quinta, recebi outro e-mail deles, perguntando se ficaria mesmo pronto na data combinada, pois eles já queriam fazer o anúncio do lançamento, e eu disse que sim, claro que ficaria. Porém antes de eu ir dormir nesse dia, minha garganta inflamou e começou a arder feito o diabo, assim de repente. Passei a noite com a garganta ardendo e na sexta eu já acordei com uma tremenda gripe, que azar...! Trabalhar gripado, com dor no corpo, e nesse calor carioca é dose, viu.

Mas fui até o fim assim mesmo e mandei o arquivo às 10 e pouco da noite de domingo. Prazo mantido.

Tivessem eles me avisado da mudança meses antes, dava pra fazer melhor ainda, afinal tiveram um ano e meio para produzir o set. Mas agora isso tudo é página virada e o set finalmente ficou pronto. Que venha o próximo.

Last edited by Carlos Chagas

Uma coisa que eu admiro no Rogério é a modéstia! 

Fantástica a sacada do Chagas sobre o nome do amigo: "Erenito" realmente parece uma rocha lunar.... De repente um tipo de arenito que existe por lá. A NASA deve saber mais sobre isso...

Realmente, melhor deixar a senhora vestida de azul pensar que era um filme. Explicar o que efetivamente era tomaria tempo e não sei se ela entenderia! 

Carlos Chagas, o que dizer sobre sua obra que já não foi dito?

Tempos atrás eu já havia dito e repito, te admiro desde os tempos da MAD!

Um abraço! 

João Henrique, Cledson e Brumbar, obrigado pelas palavras. Desculpem se esqueci de agradecer a alguém.

Brumbar, pode crer. Nenhuma explicação surtiria efeito visível.

Rogério, o Erenito estudou informática desde os primórdios e escreve programas de computação. Também é formado em design pela Esdi. O cara é fera braba com computadores e montou os meus. Até hoje não sei de problema que ele não tenha conseguido resolver, nas máquinas das pessoas.

Rogério e Erenito, 2 figuraças e sempre dispostos a dar uma mão, show !

Carlos Chagas, nem preciso comentar nada, acompanhei esse processo e como sempre, o resultado é magnífico!

Excelente trabalho cambada!

Abs

 

Walter Ferreira