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Uma vez mais recorro ao conhecimento dos colegas na intenção de sanar algumas dúvidas.

Estou usando esse caminhão como exemplo pois é o que estou tentando "ajeitar" no momento, mas esse 3 itens já vi em vários outros veículos.

https://www.1999.co.jp/eng/image/10029772/20/2

São eles:

1- Imagino que eram para nortear o motorista em relação a largura do veiculo, mas o que eram aquelas "bengalas" com bolas brancas nas pontas, instaladas nas extremidades do para-choque dianteiro?

2- Aquele triangulo no teto. O que era?

3- Aquelas peças instaladas no final da cabine na altura da cabeça dos ocupantes, já perto da carroceria, que lembram sinaleiras/setas?

É isso.

[]s

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@Zé Victor posted:

Uma vez mais recorro ao conhecimento dos colegas na intenção de sanar algumas dúvidas.

Estou usando esse caminhão como exemplo pois é o que estou tentando "ajeitar" no momento, mas esse 3 itens já vi em vários outros veículos.

https://www.1999.co.jp/eng/image/10029772/20/2

São eles:

1- Imagino que eram para nortear o motorista em relação a largura do veiculo, mas o que eram aquelas "bengalas" com bolas brancas nas pontas, instaladas nas extremidades do para-choque dianteiro?

2- Aquele triangulo no teto. O que era?

3- Aquelas peças instaladas no final da cabine na altura da cabeça dos ocupantes, já perto da carroceria, que lembram sinaleiras/setas?

É isso.

[]s

Zé, vamos lá. Não sou especialista em militaria, mas até onde sei, aquele primeiro é mesmo para o motorista ter noção da largura e ver se o caminhão passava ou não sem raspar/bater.

O segundo (triângulo no teto da cabine), quando levantado, indicava que o veículo estava com reboque atrelado.

O terceiro não saberia dizer. Será que não é um apoio para agarrar e subir na caçamba?

Abraço

Sidney

@Sidney posted:

O segundo (triângulo no teto da cabine), quando levantado, indicava que o veículo estava com reboque atrelado.



Blz xerife. Mais uma vez socorrendo o mais desorientados.

Muito obrigado!

Ainda referente ao triângulo notei que alguns eram pintados com o centro em amarelo e outros não. Eram da cor do veiculo mesmo.

Acredito que não existia nenhum padrão para isso. Ficava assim meio que "a gosto do freguês". É isso mesmo?

[]s.

@Zé Victor posted:

Blz xerife. Mais uma vez socorrendo o mais desorientados.

Muito obrigado!

Ainda referente ao triângulo notei que alguns eram pintados com o centro em amarelo e outros não. Eram da cor do veiculo mesmo.

Acredito que não existia nenhum padrão para isso. Ficava assim meio que "a gosto do freguês". É isso mesmo?

[]s.

Não saberia dizer Zé. Acho melhor esperar algum colega da militaria responder.

Abraço

Sidney

Zé Vitor, se você se refere àquelas duas peças retangulares, são caixas onde as sinaleiras, geralmente amarelas, ficam recolhidas. Quando acionadas, a sinaleira sai dali na horizontal, para indicar a mudança de direção, como um braço estendido. Aquilo era comum nos veículos da época, e não apenas nos caminhões alemães.


Eram o equivalente às setas de hoje, na traseira dos carros. 

Last edited by Carlos Chagas

Olá, o terceiro item são estruturas usadas para lonar a carroceria do bixin. "Costelas"

Murilo

Beleza Murilo.

Lembram mesmo uma costeleta. Coisa da cabeça de gordo. No caso eu.

Fusando pela net vi que havia outro tipo menos rebuscado. Tipo uma régua.

Valeu pela informação e grato pela atenção. Até rimou.

[]s.

Zé Vitor, se você se refere àquelas duas caixas finas e verticais, são caixas onde as sinaleiras ficam recolhidas. Quando acionadas, a sinaleira sai dali na horizontal, para indicar a mudança de direção. Aquilo era comum nos veículos da época, e não apenas nos caminhões alemães.

Ixi!!

Tinha dupla função então. Seria seta e também ponto de ancoragem para a amarração da lona? É isso?

[]s.

Só para constar Sr. Carlos.

Sou fã dos teus trabalhos a muito tempo. Desde a saudosa MAD sempre admirei seu talento.

Caracas!!! Que prazer em "conversar" contigo.

Parabéns por tudo!!

[]s.

Last edited by Zé Victor
@Zé Victor posted:

Só para constar Sr. Carlos.

Sou fã dos teus trabalhos a muito tempo. Desde a saudosa MAD sempre admirei seu talento.

Caracas!!! Que prazer em "conversar" contigo.

Parabéns por tudo!!

[]s.

Muito obrigado, Zé Victor

Forte abraço!

@Zé Victor posted:

Blz xerife. Mais uma vez socorrendo o mais desorientados.

Muito obrigado!

Ainda referente ao triângulo notei que alguns eram pintados com o centro em amarelo e outros não. Eram da cor do veiculo mesmo.

Acredito que não existia nenhum padrão para isso. Ficava assim meio que "a gosto do freguês". É isso mesmo?

[]s.

Zé, olha aqui os triângulos. Se alguém traduzir, já que meu alemão se limita a chopp, einsbein e sauerkarut, não tenho idéia do que significam.

triangle 1triangle

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Zé, olha aqui os triângulos. Se alguém traduzir, já que meu alemão se limita a chopp, einsbein e sauerkarut, não tenho idéia do que significam.

triangle 1

Oi Fernando.

Realmente a parte central era de uma cor clara.

Resolvido. O do meu vai ser amarelo e pronto.

Já o meu alemão: Aftasardem emorroidasdoem.

[]s.

Last edited by Zé Victor

Bom dia Zé, quando não se acha aqui, vamos buscar com os amigos lá de fora.



Subject:Turn signals
Date:Apr 27, 2021 (08:17:36)
From:David Nickels
<form action="https://www.track-link.com/forums/modelling_construction/reply/20395" method="post"><input class="button" name="btn_reply" type="submit" value="Reply" /></form>

Those are trafficators, or semaphore style turn signals. They were quite common on vehicles in the 30s and into the 50s. There is a colored arm inside that can be raised to indicate a turn. Wartime ones were white inside. Post-War they seem to have been red or orange and the later ones had lights.

Here is one on a 251 Ausf A halftrack. You can see it just ahead of the forward, side, vision flap.

And a more modern one on a post-War civilian car.

Veja as imagens aqui

https://www.track-link.com/for...g_construction/20395

Traduzindo:

" Esses são traficos ou sinais de mudança de estilo de semáforo. Eles eram bastante comuns em veículos dos anos 30 e 50. Há um braço colorido dentro que pode ser levantado para indicar uma curva. Os de guerra eram brancos por dentro. No pós-guerra, eles pareciam ter sido vermelhos ou laranja e os posteriores tinham luzes."



Murilo













Bom dia Zé, quando não se acha aqui, vamos buscar com os amigos lá de fora.



Subject:Turn signals
Date:Apr 27, 2021 (08:17:36)
From:David Nickels
<form action="https://www.track-link.com/forums/modelling_construction/reply/20395" method="post"><input class="button" name="btn_reply" type="submit" value="Reply" /></form>

Those are trafficators, or semaphore style turn signals. They were quite common on vehicles in the 30s and into the 50s. There is a colored arm inside that can be raised to indicate a turn. Wartime ones were white inside. Post-War they seem to have been red or orange and the later ones had lights.

Here is one on a 251 Ausf A halftrack. You can see it just ahead of the forward, side, vision flap.

And a more modern one on a post-War civilian car.

Veja as imagens aqui

https://www.track-link.com/for...g_construction/20395

Traduzindo:

" Esses são traficos ou sinais de mudança de estilo de semáforo. Eles eram bastante comuns em veículos dos anos 30 e 50. Há um braço colorido dentro que pode ser levantado para indicar uma curva. Os de guerra eram brancos por dentro. No pós-guerra, eles pareciam ter sido vermelhos ou laranja e os posteriores tinham luzes."



Murilo













Eu respondi sobre essa peça de forma parecida, mais acima, Murilo. Logo depois de você.

Outra coisa que começou a me intrigar é o seguinte:

As luzes de freio eram funcionais ou seja acendiam? Se sim... mesmo a noite?

Os faróis por exemplo o motorista tem controle sobre eles da cabine.

Deu ruim? Desliga.

Já as luzes de freio não. Brecou... acendeu!

E a minha dúvida é dupla. O reboque que comentei anteriormente tem luz de freio. Ou pelo menos o lugar para esse fim.

[]s.

Last edited by Zé Victor

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