Mil Mi-35M - "O Trovão Alado" do Brasil
No Brasil, o Mil Mi-35M É denominado AH-2 Sabre pela FAB
O Mil Mi-35M É uma aeronave Ímpar no inventÁrio desta forÇa, constituindo o único vetor de asas rotativas dedicado ao ataque presente nas Armas nacionais. Derivado do Mi-24, sendo deste a última atualizaÇão, exibe uma folha de combate extensa ao redor do mundo, e um grande número de operadores. De sucesso inegÁvel, dotado de robustez legendÁria, tornou-se um verdadeiro sinÔnimo de helicÓptero de ataque pelo mundo todo.
O contrato para aquisiÇão dos helicÓpteros foi firmado em 2008 e as aeronaves comeÇaram a chegar ao Brasil a partir de abril de 2010, em lotes de trÊs aeronaves.
Os helicÓpteros foram entregues em voos diretos atravÉs da companhia cargueira Volga-Dnepr em aeronaves AN-124, que vem a ser o 2º maior avião cargueiro em operaÇão no mundo, na Base AÉrea de Porto Velho, lar do 2º Esquadrão do 8º Grupo de aviaÇão, Esquadrão Poti.
O Esquadrão Poti conta com 29 pilotos habilitados, hoje. Os primeiros pilotos aptos a operar o AH-2 Sabre finalizaram o curso em solo brasileiro nas novas aeronaves do Esquadrão assim que estas chegaram.
A partir disso, passaram a lapidar todo o envelope operacional do vetor a ponto de se ter feito lanÇamentos de armas anti-carro guiadas, uso de FLIR e NVG, em campanhas de tiro realizadas em Cachimbo, bem como na Restinga de Marambaia. Nestes exercÍcios foi possÍvel notar a precisão dos sistemas de armas da aeronave, responsÁveis pela pontaria excepcional do vetor, eficiente em 100% dos lanÇamentos com mÍsseis, foguetes e acertos com os disparos efetuados pelos canhÕes geminados. No exercÍcio Zarabatana IV o Mi-35M exibiu 100% de acertos! O seu último exercÍcio envolveu o uso de NVG (Zarabatana V). Um detalhe curioso observado É o costume por parte dos membros do Esquadrão Poti de utilizar o compartimento de assalto como um espaÇo para transporte de carga ligeira nos deslocamentos do Esquadrão.
Fabricante | Mil Moscow Helicopter Plant |
PerÍodo produÇão | 1969-presente |
Quant. produzida | Estimados 2300 unidade(s) |
Primeiro voo em | 19 de setembro de 1969 (46 anos) |
Introduzido em | 1972 |
TripulaÇão | 2-3 |
Soldados | 8 tropas ou 4 macas ou 2 400 kg (5 290 lb) |
Comprimento | 17,5 m (57,4 ft) |
Envergadura | 6,5 m (21,3 ft) |
Altura | 6,5 m (21,3 ft) |
Área do rotor | 235 m² (2 530 ft) |
Diâmetro do rotor | 17,3 m (56,8 ft) |
Peso vazio | 8 500 kg (18 700 lb) |
Peso decolagem | Max. 12 000 kg (26 500 lb) |
Motores | 2 x turbinas Isotov TV3-117 |
PotÊncia por motor | 2 200 hp (1 640 kW) |
Velocidade mÁxima | 335 km/h (181 kn) |
Alcance (MTOW) | 450 km (280 mi) |
Teto mÁximo | 4 900 m (16 100 ft) |
A aeronave É motorizada por duas turbinas Klimov VK-2500, quem vem a ser a versão aperfeiÇoada da afamada RV-3117VMA-SB3. Exibindo a conhecida robustez desta famÍlia de motores, a sÉrie VK-2500 equipa tambÉm os helicÓpteros de ataque Mi-28 e Ka-50/52. A VK-2500 apresenta uma vida útil da ordem de 6.000 horas
Conta como arma primÁria o canhão geminado Gryazev Shipunov Gsh-23L, arma potente e precisa que exibe uma cadÊncia de tiro de 3.400 disparos por minuto (ambos os tubos juntos), cuja velocidade do projÉtil É de 715m/s. O cofre de muniÇão da referida arma compreende 470 cartuchos
O Mi-35 possui uma banheira blindada para proteÇão dos tripulantes; essa proteÇão, inclusive, se estende para os motores, caixa de transmissão principal e intermediÁria, sendo homologada contra impactos de muniÇÕes atÉ 20mm. Os pilotos contam com a blindagem transparente (canopy blindado) dotada de proteÇão contra projÉteis de calibre 0.50 (12,7mm); como proteÇão ativa o vetor conta com uma suÍte de contra-medidas eletrÔnicas
O Mi-35M É operado no momento pelo Brasil, Venezuela, Rússia e Iraque.
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As fotos internas são de Mi-35M Venezuela, demais fotos crÉditos nos links. Parte da matÉria foi escrita por Cesar Ferreira.