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Em comptessor de ar direto eu não  tenho a menor ideia, também.

As ideias são desenvolvidas a partir da necessidade do ser humano.

Se vc tem afinidade com ferramentas e desenvolve algo no sentido de encontrar uma solução pra sua necessidade ... de repente você "inventa a roda"... por que não?

Ahahaha...

Eu gostaria de poder te-los a preços mais baixos mas é impossível.!!

Gostaria, também, de ter tempo pra tentar  "inventar a roda", mas não tenho!!! A demanda de solicitações de compressores está tremenda!!!

Sua necessidade pode ser a de muitas pessoas.

Com relação ao compressor Wimpel sem reservatório já encontrei um plastimodelista que "inventou a roda" e encontrou a solução!

Na minha perspectiva, do resultado final vc já tem um passo. 

O proximo será um reservatório. Eu já vi gente usando até garrafa de refrigerante, mas não aconselho, portanto vou dar algumas sugestões: a primeira e que eu recomendo por diversas razões, é um reservatorio de ar de sistema de freios de caminhão, pode ser encontrado em desmanches que vendem componentes, ou segundo, um tubo de extintor de incêndio, por exemplo.

Depois disso creio ser indispensável um pressostato para monitorar a pressão e desligar o compressor ao atingir determinada pressão e religá-lo ao cair abaixo de outro determinado valor.

No reservatório há necessidade de uma válvula de segurança por garantia de o pressostato não funcionar direito. Se for o reservatório de caminhão, ele já tem embaixo o dreno de retirada da água de fundo; se for outro qualquer essa providência deve ser observada.

Acrescente conexões entre o compressor que vc já tem e o reservatório; normalmente são soldadas e após feitas, devem ser testadas com um pouco de pressão  mergulhando o reservatório em um tanque com água igual ao teste de furos em pneus, quanto a vazamentos. Até aqui você já tem ar armazenado sob pressão com algum controle.

Para terminar, vc precisa adquirir uma válvula reguladora de saída, de preferência com separador de água que dará a vc o controle sobre a pressão de saída ao mesmo tempo que retira o que de água vier junto com o ar.

Ela deve ser acoplada a uma conexão de saída do reservatório (mais uma solda) por meio de um tubo, há controvérsias enormes quanto a isso, tubo esse que deve dar umas duas voltas antes de se encontrar finalmente com essa válvula reguladora que é onde será ligado o aerógrafo.

Falar é mais fácil do que fazer, se vc não souber montar tudo junto ou não morar em uma cidade que tenha alguém que possa montar isso para você.

Digo isso porque fiz o meu com compressor de geladeira e já tem mais de 10 anos e até agora, pelo menos, não deu nenhuma manutenção de vulto.

Se tiver que fazer outro algum dia será exatamente assim. Silencioso e com uma capacidade que uma vez cheio, dificilmente esgota antes de eu terminar minhas sessões de pintura.

Se puder ajudar em algo, estou à disposição.

Edu

Edu. Bom dia!

Vc falou até demais, ahahaha.  Te cuida aí, hein, Rafael !!!

Permita me uma ressalva, Edu.....

Um tanque deste tamanho será muita coisa para este motorzinho.

Eu usaria um tanquinho de 1.300 ml, tipo extintor de incêndio veicular, estão dando de grátis, não vale mais o que valia tempos atrás.

Para a finalidade do Rafael estaria bom, levando em conta até o tamanho dos dois, fazendo parzinho.

Hein???

@Roland posted:

Edu. Bom dia!

Vc falou até demais, ahahaha.  Te cuida aí, hein, Rafael !!!

Permita me uma ressalva, Edu.....

Um tanque deste tamanho será muita coisa para este motorzinho.

Eu usaria um tanquinho de 1.300 ml, tipo extintor de incêndio veicular, estão dando de grátis, não vale mais o que valia tempos atrás.

Para a finalidade do Rafael estaria bom, levando em conta até o tamanho dos dois, fazendo parzinho.

Hein???

Descculpe aí a verborragia mas é que quando eu precisei, tive muito pouco apoio e tive meio que garimpar um monte de saídas. A sorte é que mina área profissional sempre foi manutenção de frotas e isso meio que me ajudou.

Então, hoje em dia depois que passaram a não ser mais exigidos, extintores veiculares de fato estão bem baratos; a desvantagem que vejo em relação ao reservatório de caminhão, é que ele não tem nenhuma entrada ou saída exceto a da válvula, teria que se fazer todos os furos, mas acredito no mesmo que você, um extintor veicular poderia sim atender ao que o Rafael deseja. Não esquecendo que existem reservatórios de freio pequenos também.

Será que o resultado final com o extintor não deve ficar meio esquisito, com válvula, regulador, segurança e outros tais num reservatorio pequenininho?

Abraços

Edu

Last edited by edufari

Sim. Concordo com vc....

Ficaria bem estranho usando pressostato Margirius, filtro regulador.... Rafael tendo afinidade como vc, teria de optar pelo pressostato do Wimpel, pequeno, de baixa pressão.

Quanto à furação  no tanquinho.... sim, haveria muito a fazer neste sentido. 

E é por isto que eu existo e resisti ao choque na traseira do caminhão!!!

😂😂😂😂😂

@edufari posted:

Na minha perspectiva, do resultado final vc já tem um passo. 

O proximo será um reservatório. Eu já vi gente usando até garrafa de refrigerante, mas não aconselho, portanto vou dar algumas sugestões: a primeira e que eu recomendo por diversas razões, é um reservatorio de ar de sistema de freios de caminhão, pode ser encontrado em desmanches que vendem componentes, ou segundo, um tubo de extintor de incêndio, por exemplo.

Depois disso creio ser indispensável um pressostato para monitorar a pressão e desligar o compressor ao atingir determinada pressão e religá-lo ao cair abaixo de outro determinado valor.

No reservatório há necessidade de uma válvula de segurança por garantia de o pressostato não funcionar direito. Se for o reservatório de caminhão, ele já tem embaixo o dreno de retirada da água de fundo; se for outro qualquer essa providência deve ser observada.

Acrescente conexões entre o compressor que vc já tem e o reservatório; normalmente são soldadas e após feitas, devem ser testadas com um pouco de pressão  mergulhando o reservatório em um tanque com água igual ao teste de furos em pneus, quanto a vazamentos. Até aqui você já tem ar armazenado sob pressão com algum controle.

Para terminar, vc precisa adquirir uma válvula reguladora de saída, de preferência com separador de água que dará a vc o controle sobre a pressão de saída ao mesmo tempo que retira o que de água vier junto com o ar.

Ela deve ser acoplada a uma conexão de saída do reservatório (mais uma solda) por meio de um tubo, há controvérsias enormes quanto a isso, tubo esse que deve dar umas duas voltas antes de se encontrar finalmente com essa válvula reguladora que é onde será ligado o aerógrafo.

Falar é mais fácil do que fazer, se vc não souber montar tudo junto ou não morar em uma cidade que tenha alguém que possa montar isso para você.

Digo isso porque fiz o meu com compressor de geladeira e já tem mais de 10 anos e até agora, pelo menos, não deu nenhuma manutenção de vulto.

Se tiver que fazer outro algum dia será exatamente assim. Silencioso e com uma capacidade que uma vez cheio, dificilmente esgota antes de eu terminar minhas sessões de pintura.

Se puder ajudar em algo, estou à disposição.

Edu

obrigado pelas dicas

@Rafaelvs posted:

Pessoal, bom dia

eu tenho um mini compressor wimpel desse abaixoe sinto falta de um ajuste de pressão mais preciso.

 

é possivel instalar um regulador de pressão com manometro tipo esse abaixo nele?

desculpe por fugir ao tópico, mas comprei um desses mês passado, para substituir o meu nebulizador, que fazia um barulho danado. Vc tem gostado? è durável?

Na minha humilde opinião neste ou em qualquer  compressor de a direto não rola este tipo de controlador pois o motor esta em trabalho o tempo todo produzindo a mesma quantidade de ar  que em tese deve sair por algum lugar,se você represar pode talvez estragar o compressor. Eu sei que tem alguns modelos sem reservatorio que só funcionam quando você pressiona o aerografo,mas tambem é a mesma coisa,sem reservatorio fica dificil, o esquema é controlar a saida de tinta no aerografo,eu já tive um compressorzinho da Tamiya de ar direto com uma pistola,eu segurava nela a saida de tinta.

Bem, até onde eu sei, inalador é um compressor de ar direto e tem gente que usa para fazer um compressor usando garrafa PET que como eu disse, não recomendo, mas dá pra fazer, vide link:

https://www.youtube.com/watch?v=kSAEYaCUOqY

Se eu estivesse, como já estive, numa tanga danada, não teria dúvidas de fazer uma gambiarra , desculpem-me, no meu meio profissional não utilizávamos este termo, chamavamos de artifício operacional. 

Creio que este compressor que vc tem, deve dar para montá-lo com reservatório sim, exceto se estiver muito mal informado. Talvez  o que não relatei naquela descrição, foi a necessidade de uma válvula de retenção logo na saída do compressor para o reservatório, já que ele é  de fluxo contínuo, evitando a pressão de retorno.

Edu

Last edited by edufari
@pak43 posted:

Na minha humilde opinião neste ou em qualquer  compressor de a direto não rola este tipo de controlador pois o motor esta em trabalho o tempo todo produzindo a mesma quantidade de ar  que em tese deve sair por algum lugar,se você represar pode talvez estragar o compressor. Eu sei que tem alguns modelos sem reservatorio que só funcionam quando você pressiona o aerografo,mas tambem é a mesma coisa,sem reservatorio fica dificil, o esquema é controlar a saida de tinta no aerografo,eu já tive um compressorzinho da Tamiya de ar direto com uma pistola,eu segurava nela a saida de tinta.

na vdd ele tem algum sensor, pois ele só é acionado quando pressiona o gatilho

 

eu só não tenho certeza se o regulador for instalado logo na saída do compressor se pode dar algum problema

 

enfim, vou testar e seja o que deus quiser, se eu ver q esta forçando eu desligo rapido.

 

depois posto o resultado

 

obrigado a todos

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