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Pessoal, bom dia.

As embalagens AMMO são muitíssimo mais práticas do que as de vidro da Tamiya.

Dispensam o mixer elétrico, as pipetas graduadas, são mais leves, ocupam menos espaço, basta pingamos no copo do aerógrafo apenas a qtde a ser utilizada, enfim ....muito menos sujeira.

Em que pese a qualidade e a variedade dos produtos ofertados pela AMMO, um ponto deixa a desejar.

Acabei de pintar um kit 1/35, caro, com as acrílicas AMMO.

Não satisfeito APENAS com a cor, resolvi pintá-lo num novo esquema.

Impossível remover a pintura, da forma como sempre fiz com as acrílicas da Tamiya.

Com esta, basta jogar o kit inteiro em recipiente com água e sabão do tipo OMO, esperar cerca de meia-hora, e enxaguar em água corrente. PRONTO!

Não experimentei obviamente pelo custo, a remoção com os thinners da AMMO.

Fico agradecido por sugestões que tenham efetivamente funcionado.

[]'s,

Flores

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Um ponto para lembrar: muitos sabões em pó hoje em dia têm menos soda cáustica e não funcionam tão bem com os antigos, para remover tintas acrílicas. Pode-se tentar um sabão em pó mais barato, daqueles para lavar chão, pois costumam ter mais soda e funcionam melhor.

Removo as tintas mais renitentes (Enamel, automotiva) com o Easy Off: coloco o kit em uma bandeja plástica e aplico com o pincel que vem com o próprio produto.

O Easy Off é a base de soda cáustica, então o uso de máscara e luva para lidar com o produto é indispensável.

Costuma sair tudo de um dia para o outro, mas não convém deixar muito tempo, para não atacar o estireno (Já perdi kit com soda cáustica comum. Aparentemente o estireno estava bom, mas ficou poroso e quebradiço nas bordas).

Se persistir a tinta em algumas partes depois de lavar, basta aplicar só nesses locais com o pincel.



EasyOff

Alguns modelistas usam fluído de freio, também. Testei e, ao menos comigo, os produtos à base de soda cáustica sempre funcionaram melhor.

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  • EasyOff
Last edited by Staffa

Ultimamente, tenho removido tinta acrilica com alcool 92. Uso pano e cotonete pra isso. O processo é mais demorado, mas tenho melhor controle das areas onde quero tirar a tinta. Nunca mergulhei um kit inteiro em qualquer produto. Tambêm já usei fluido de freio, e ainda uso de vez em quando. O problema é que, além dos cuidados em lidar com o produto, ele sempre parece infiltrar onde não quero, como cockpit, estragando a pintura. Alcool e às vezes thinner da Gunze tem dado melhor resultado pra mim. E não atacam o plastico, se usados com parcimônia.

Abs, Ivan

@Staffa posted:

Um ponto para lembrar: muitos sabões em pó hoje em dia têm menos soda cáustica e não funcionam tão bem com os antigos, para remover tintas acrílicas. Pode-se tentar um sabão em pó mais barato, daqueles para lavar chão, pois costumam ter mais soda e funcionam melhor.



Staffa,

Obrigado por seus comentários.

De fato, o OMO não está removendo as acrílicas da Tamiya tão bem como outrora.

Talvez as marcas mais baratas funcionem melhor do que o OMO atual. Vale testar.

Nada contra os resultados com os esmaltes. Apenas fujo dos seus vapores, e da dificuldade maior na limpeza das ferramentas, aerógrafo, e eventualmente de sua remoção nos kits, quando necessário.

Nunca usei o Easy Off, nem os fluidos para freio para a remoção das acrílicas.

Valeu!

Flores

@Ivan P posted:

Uso pano e cotonete pra isso. O processo é mais demorado, mas tenho melhor controle das areas onde quero tirar a tinta.

Ivan, sem dúvida o controle da remoção é bem melhor em área menores.

No meu caso, a remoção total da acrílica AMMO num T-90 (1/35) terá que ser feita por imersão.

Me recomendaram o Iso-propílico, que não ataca o plástico.

Em áreas pequenas, até que funciona.

Vou tentar a imersão, e depois conto dos resultados para a turma que aqui me ajudou.

Abraços,

Flores

@amflores posted:

Staffa,

Obrigado por seus comentários.

De fato, o OMO não está removendo as acrílicas da Tamiya tão bem como outrora.

Talvez as marcas mais baratas funcionem melhor do que o OMO atual. Vale testar.

Nada contra os resultados com os esmaltes. Apenas fujo dos seus vapores, e da dificuldade maior na limpeza das ferramentas, aerógrafo, e eventualmente de sua remoção nos kits, quando necessário.

Nunca usei o Easy Off, nem os fluidos para freio para a remoção das acrílicas.

Valeu!

Flores

Pode ser isso mesmo.  A fórmula do OMO parece mais fraca de uns tempos para cá. Teste com um sabão em pó de qualidade inferior e que leve mais soda na fórmula.

@amflores posted:

Ivan, sem dúvida o controle da remoção é bem melhor em área menores.

No meu caso, a remoção total da acrílica AMMO num T-90 (1/35) terá que ser feita por imersão.

Me recomendaram o Iso-propílico, que não ataca o plástico.

Em áreas pequenas, até que funciona.

Vou tentar a imersão, e depois conto dos resultados para a turma que aqui me ajudou.

Abraços,

Flores

Flores,

Álcool Isopropílico também funciona, mas como evapora rápido e é caro, prefiro o Álcool 92. Recentemente, eu removi todo o primer acrílico da Ammo de um T-6 1/48 que estou montando usando álcool. Como não gostei do primer (na verdade, achei uma m.... ), o jeito foi tirar tudo e usar Mr. Surfacer no lugar. Para "acelerar" um pouco o processo de retirada, molhei algumas áreas, como as asas, com ajuda de um conta gotas e tirei o grosso com papel toalha, após o primer soltar um pouco. Depois tirei o que ficou preso em recessos e outras áreas com uma escova de dentes velha e cotonete. Levou pouco mais de uma hora, mas o cockpit ficou intacto. A propósito, é a segunda vez que retiro toda a tinta deste kit. Eu comecei a montar ele há uns 15 anos, talvez mais (montei logo que a Occidental lançou o kit) e pintei incialmente com Humbrol. Depois deixei o kit de lado, mas há uns 2-3 meses resolvi retomar a montagem. Para retirar a Humbrol, usei fluido de freio, mas com o maior cuidado, para não infiltrar no cockpit, Deu certo e agora estou pintando ele de novo, em outro esquema. A propósito, o fluido de freio também solta um pouco a cola (usei cianocrilato) e com isso algumas partes descolaram. Parece que também deixa o plástico mais quebradiço. Enfim, o produto funciona, mas deixa sequelas. Álcool, braço e paciência é melhor, se Você pretende reutilizar o kit e não quer manipular produtos mais perigosos.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P
@amflores posted:

Sidney,

👍👍👍, embora não seja o meu caso.

[]'s,

Flores

Vou contar uma história rápida: quando era adolescente, ganhei um Fiat Cr 42 1/72 Revell já montado e pintado.

Como já tinha lido sobre o uso da soda cáustica para remoção da tinta, soltei algumas partes do kit e coloquei em uma caneca de alumínio. Inseri algumas escamas de soda, derramei água e deixei em cima da estante do meu quarto, indo para a aula de educação física.

A reação do alumínio com a soda é exotérmica, ou seja, libera calor. Quando voltei, o quarto estava um caos.... a solução tinha borbulhado, escorrido pela lateral da estante, que ficou toda manchada, e o pobre kit tinha ficado totalmente torto.

Eu já retirei a tinta de algumas peças com soda caustica sem prejudicar as peças.

Alguns falam da liberação de vapores durante o preparo, o mais correto é primeiro colocar a água e depois ir colocando aos poucos a soda.

Murilo

Eu já retirei a tinta de algumas peças com soda caustica sem prejudicar as peças.

Alguns falam da liberação de vapores durante o preparo, o mais correto é primeiro colocar a água e depois ir colocando aos poucos a soda.

Murilo

- Vasilha de plástico, adicionar primeiro as escamas e depois a água.

- Não exagerar na quantidade de soda cáustica (Uma colher de sopa rasa para uns 4 ou 5 litros).

- Esperar uns 10 ou 15 minutos (A "mistura" também esquenta). Somente depois colocar o kit.

- É sempre recomendável fazer em lugar aberto e ventilado, pois a soda emite vapores. E usar luvas, principalmente quando for manusear o kit, enquanto remove a tinta.

- Se deixar tempo demais ou repetir muitas vezes o procedimento no mesmo kit,  acaba atacando o estireno.

Perdi dois kits que, aparentemente estavam perfeitos depois de remover a tinta, mas ficaram quebradiços nas partes mais finas .

Talvez varie de fabricante para fabricante, em razão da qualidade do estireno. Nunca tive problemas com kits antigos da Revell e Airfix ou Tamiya, mas a experiência com kits mais recentes da Italeri  foi desastrosa.

Por causa disso tudo, acabei preferindo o Easy Off, apesar de exigir cuidados semelhantes (Luvas etc.).

A soda também remove em grande parte o cianocrilato ou deixa-o mais fácil de remover.

Last edited by Staffa
@Sidney posted:

Vou contar uma história rápida: quando era adolescente, ganhei um Fiat Cr 42 1/72 Revell já montado e pintado.

Como já tinha lido sobre o uso da soda cáustica para remoção da tinta, soltei algumas partes do kit e coloquei em uma caneca de alumínio. Inseri algumas escamas de soda, derramei água e deixei em cima da estante do meu quarto, indo para a aula de educação física.

A reação do alumínio com a soda é exotérmica, ou seja, libera calor. Quando voltei, o quarto estava um caos.... a solução tinha borbulhado, escorrido pela lateral da estante, que ficou toda manchada, e o pobre kit tinha ficado totalmente torto.

Por sorte, antes de testar pela primeira vez,  já havia lido sobre a sua experiência aqui.

Last edited by Staffa
@Ivan P posted:

Flores,

Álcool Isopropílico também funciona, mas como evapora rápido e é caro,

Ivan, obrigado pela suas experiências.

Concordo contigo que o Iso-propílico é caro.

Mas a considerar, quanto me custou em tempo e valor, um kit quase pronto e deixado de lado?

Acho que vou me dar ao luxo, e tentar a remoção da AMMO mergulhando o T-90 no IP.

Depois te conto ..... 😂😂😂.

Valeu,

Flores

@Staffa posted:

Por sorte, antes de testar pela primeira vez,  já havia lido sobre a sua experiência aqui.

Sidney e Staffa,

Isso mesmo!

Nada melhor do que aprender com as experiências (boas, ou más) dos outros.

Por dúvida das vias, vou primeiro de IProp.

Obrigado, gente.

Flores

@amflores posted:

Ivan, obrigado pela suas experiências.

Concordo contigo que o Iso-propílico é caro.

Mas a considerar, quanto me custou em tempo e valor, um kit quase pronto e deixado de lado?

Acho que vou me dar ao luxo, e tentar a remoção da AMMO mergulhando o T-90 no IP.

Depois te conto ..... 😂😂😂.

Valeu,

Flores

Sem problemas, Flores. Deve funcionar.

Abs, Ivan

@Sidney posted:

Vou contar uma história rápida: quando era adolescente, ganhei um Fiat Cr 42 1/72 Revell já montado e pintado.

Como já tinha lido sobre o uso da soda cáustica para remoção da tinta, soltei algumas partes do kit e coloquei em uma caneca de alumínio. Inseri algumas escamas de soda, derramei água e deixei em cima da estante do meu quarto, indo para a aula de educação física.

A reação do alumínio com a soda é exotérmica, ou seja, libera calor. Quando voltei, o quarto estava um caos.... a solução tinha borbulhado, escorrido pela lateral da estante, que ficou toda manchada, e o pobre kit tinha ficado totalmente torto.

Comigo aconteceu algo parecido.
Quando aprendi que soda cáustica removia tinta coloquei uma peça pintada com esmalte sintético em uma panela de alumínio velha, deixei no quintal e saí.
No dia seguinte só encontrei a peça no lugar onde deixei a panela.
Perguntei para minha mãe se ela tinha usado a panela e ela me disse que nem sabia daquela panela.
Muito tempo depois contando para um amigo formado em química, após alguns cálculos e fórmulas ele me disse aquela reação tinha formado um gás.
Resumindo: A panela de alumínio "evaporou"!
Orlando
@Staffa posted:

Por sorte, antes de testar pela primeira vez,  já havia lido sobre a sua experiência aqui.

Pois é... o que não contei daquela vez era que a estante era novinha...   destas compradas em um Magazine Luisa da vida, mas nova. E ficou uma mancha clara onde o tingimento do madeirite sumiu. Não tive dúvidas: comprei graxa de sapato marrom, em um tom que era bem parecido com a cor da estante, e "engraxei a mancha". Nunca perceberam, para minha sorte.

Bom dia, Pessoal

Este é o resultado depois de 15 dias do T-90 imerso em água com OMO.

Ao contrário das Tamiyas que se dissolvem neste banho, as AMMO saem aos pedaços, me dando trabalho enorme para tentar sua remoção total, o que ainda não ocorreu.

Mostro tb o esquema que pretendia para o T-90.

Abraços,

Flores



https://www.flickr.com/photos/.../datetaken/lightbox/

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