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Já me senti assim também com mais de um kit, os dois da Revell. Primeiro o F-4E 1/32 da Revell nacional que simplesmente é inmontavel e imprestavel, como diria o saudoso Vicente Matheus. Montei mais de um é posso considerar que meus pecados foram todos absolvidos. O outro é a B-1B na 1/48, também da Revell, que, se montado conforme as instruções, parece um pato. Asas nao alinham, tubeiras horríveis, gasta-se quilos de cola e de massa, quilos de chumbo para deixar na posição correta e, por causa disso, o tem de pouso quebra na primeira tentativa. Como montei 3 B-1B e diversos F-4E posso me considerar morador do paraíso incontestavelmente
Rapaz, que sacanagem!!
Kit caro e ainda acontece isso, lamentável.
Melhor esfriar a cabeça e depois vc busca uma solução pra ele.
Rapaz, eu estou com um bergepanzer 38 hetzer da Thunder Model, já fazem uns dois meses que estou montando, até dá desanimo. Normalmente um Dragon, Tamiya, Meng, etc, vem com algum sistema de locação das peças seja pinos ou flanges, furos, este não boa parte fica no "acho que é mais ou menos aqui". Eu estou prevendo a maior encrenca quando for montar as esteiras, são 7 segmentos e algumas em LBL, como a roda tratora não tem um ponto exato, já estou vendo a dor de cabeça.Não gostei.
Murilo
Na dúvida sempre consulto um review antes da aquisição, e este seu esta valendo...
Wolf,
Eu também, mas num dos poucos artigos sobre montagem, dizem que o modelo é uma "delícia", noutro é um "deleite", fora isto só achei um vídeo no Youtube, falando mal das rodas e lagartas.
Estou torcendo para aparecer mais alguém aqui com um destes, para desempatar este assunto, posso ter dado azar na montagem de um kit que é bom
PlastiAbraços
Sim. Na maioria das vezes. Mas como bom "corno", sigo montando.
Sempre tem alguma coisa que deixa a desejar e é difícil achar um bom equilíbrio entre detalhamento e prazer de montagem. Raras exceções para alguns Tamiya excelentes ou Takom honestos e, é claro, aquelas goiabas Revell e Airfix anos 60, que também entregam exatamente o que prometem, ou seja, quase nada além de uma base torta para massa, lixa, scratch e aventura.
Já que não tenho muito tempo, vou focando no prazer de montar. Daí, baixei a guarda com diversas coisas e passei a desconfiar de outras, como kits com número muito grande de peças, muitas peças pequenas, esteiras LBL, esteiras "workable", quebra da montagem em número desnecessário de passos etc.
Tenho ido na simplicidade. Entre um Trumpeter e um Meng, prefiro o Meng. Entre as várias encarnações de um Dragon, aquele que tenha esteiras DS ou link&lenght. Tubo de canhão em duas metades, podendo, evito.
Mesmo com padrões do século XXI tem muito kit Nelson Rodrigues: "bonitinho mas ordinário". Na caixa, no review e na foto parece interessante, mas quando vai prá montagem é que mostra a verdadeira face. Acho inadmissível um kit de 50 verdinhas ter erro na instrução de montagem ou identificação das peças. Um revisor não custa tão caro assim, gente!
Prá mim parte disso é culpa do acirramento da competição na própria indústria. Cada vez mais caros, os kits tem que ter diferencial. A Trumpeter vive lançando kits para espoliar a produção dos concorrentes (haja visto o Maus, as versões do E-100 e o Bär, só para ficar nos recentes). Outros fabricantes apostam na complexidade para atrair clientes depois voltam atrás (veja o Pz IV C e o D da Dragon, de 2006). E por aí vai.
Infelizmente, até mesmo uma compra bem informada, com consulta a vários reviews não protege de problemas, porque muitas vezes, como dito acima, o review é "in-box" e na caixa, o kit até parece legal.
E, pelo que li, já vi que vou ter que me resignar, dar aquela bela polida nos chifres e exercer o perdão novamente: esse Löwe da Amusing é um dos próximos da fila para entrar na bancada.
Rubens posted:Sisca,Mas pelo que vejo até em aviação anda mais ou menos igual, kits recentes de bons fabricantes, que geralmente estão entre os mais caros, costumam ser muito bons. Ou não?Agora Revell nacional é outro nível, saudades dos meus tempos de aviação, foram tantos kits antigos e torcidos que perdi a conta, se não me engano anos atrás fiz um rolo com você num Phantom destes, era lindo mais enorme! acho que a melhor parte dele era ainda ter caixa, ou parte dela Chegou a montar ou ainda está perdido em algum lugar?Cledson,Já parti para um ShermanDepois retomo o outro aos poucos, não vale a pena me estressar!Espero que pelo menos, este tópico possa alertar outros colegasMurilo,Thunder Model é outra que mantenho algum receio, vi uma montagem relativamente trabalhosa de um kit que na caixa parecia bastante simples.Este é um grande problema atualmente, tantos lançamentos tem inundado a Internet com "Inbox Reviews", mas quase não se encontram montagens.Quando encontramos é dos Tamiya ou Hasegawa da vida, mas com estes, todos sabem que nunca terão grandes surpresas.Ano passado fiquei em dúvida entre comprar um Skoda Turtle da Hobby Boss (2016) ou da Takom (2015), ambos tem dezenas de reviews, mas só achei algumas boas montagens, do Takom.PlastiAbraços
Rubens buenas, ainda tenho um F-4E da Revell nacional e um da Revell Alemã. Nao tem comparação entre os modelos mas gosto muito do nacional. Dá pra se divertir e colocar em pratica alguns ensinamentos adquiridos ao passar dos anos.
É difícil explicar mas fiquei um bom tempo só retirando rebarba e preparando um kit injetado na Rússia e senti enorme prazer, um trabalho manual legal, depois massa, lixa... distrai e deixa leve, tudo no final encaixa. Também dá prazer kit do tipo Hasegawa ou Tamiya, acho que cada um tem um lado positivo de certa forma, só duas coisas eu não gosto, é quando o resultado final não parece nem de perto com o real e quando as peças não encaixam, tipo a cabina de pilotagem super detalhada e que não entra no espaço que devia...
algum tempo atras falei que os kits estão descendo a um nivel de detalhes que esta virando tortura montar, e me criticaram, tá ai acima em outras palavas o que falei quando montei o vk1602, o kit tá aqui inacabado por causa das lagartas que são impossíveis de colar os microscópios dentes guias
traição mesmo era quando você comprava aquele kit com uma caixa linda e dentro vem uma goiaba atômica
como a maioria sabe, antes do advento da internet era uma roleta russa, a maioria dos lojistas não permitia abrir a caixa, então em casa vinha a surpresa, aquela bela ilustração de um belo modelo se transformava em monte de peças grosseiras que levemente lembravam o que deveria estar ali.
na verdade ainda acontece, só que agora temos os reviews para não nos deixarmos enganar.
Rubens,
Valeu pela dica. Vou experimentar essa estratégia e depois conto como foi.
Abraço
Rubens, obrigado pelo tópico e pela postagem, pois estava para comprar um kit desse fabricante e vou esperar mais um pouco. Há algum tempo, comprei dois T-34 da Zvezda e não gostei do que veio nas caixas, mesmo com reviews entusiasmados de algumas revistas e seus profissionais de montagem. Alguns meses depois, vendo dois caminhões deles e reviews também entusiasmados, resolvi arriscar mais uma vez e recebi duas joias em forma de kits.
Acho que a melhor tática é comprar kits de fabricantes bem estabelecidos e aprovados e experimentar fabricantes menos conhecidos com muito cuidado, adquirindo apenas um kit por vez.
Nunca me senti traído por kit pois, como postou o Wolf, dá para tirar prazer de um kit ruim, desde que se enfrente o desafio com abordagem positiva.
Alias, esse tópico do Rubens poderia servir como um local para se avaliar kits comprados e montados, postando-se apenas os aspectos positivos e negativos de cada kit. Fica a sugestão...
Aconteceu exatamente o mesmo comigo em um AMX-30 da Meng 700 rpecas sendo umas 300-400 nas lagartas
as LBL tinham um gabarito e tal, ate montei tudo certinho, mas quando fui colocar nas rodas começou a se soltar tudo, nao fechava, nao encaixava, foi um desastre. Pensei que sendo Meng ia ser melhor que os kits da tamiya
Ahh, várias vezes, e não só por um, cito um box com dois kits da Fujimi 1/48 (Focke-Wulf 190 e Spitfire Mk V) , além de um Ju-88 da Hobbycraft (horrível), na mesma escala, pensava que era uma coisa,mas ao abrir a caixa... o lado com foi que eu aprendi a pesquisar BEM sobre o kit antes de comprá-lo...
Não montei tantos kits assim até hoje. Alguns do tipo "goiaba" eu montei sabendo desta condição deles e já estava psicologicamente e espiritualmente preparado. O Spitfire IX da ICM na 1/48 que estou fazendo agora é bem assim mesmo. Mas como falou o Wolf, você passa a curtir todo o processo de tentativa, erro, lixa, corrige, adapta e vai adotando soluções como num quebra-cabeça onde a ordem de montagem e pintura é reorganizada conforme as tuas necessidades. O mais fantástico disso tudo é você ter a criatividade de achar soluções as quais vão se tornando cada vez mais comuns com a tua experiência nas montagens.
Outros kits mais "sérios" (Tamiya, Hasegawa e afins) eu montei sem problemas.
Porém, até hoje o que mais me decepcionou foram as lagartas/esteiras que comprei para o M-26 Pershing da Dragon (antigo) na escala 1/35. Embora o kit forneça as lagartas LBL, decidi elevar mais o nível de detalhes. Então encomendei as lagartas (T80E1) da AFV, mesmo sabendo que talvez elas pudessem dar alguma diferença com relação ao alinhamento da roda dentada. Isso porque as lagartas foram projetadas para os kits que não o da Dragon antigo.
Quando recebi as lagartas, fui sedento para montagem. Nas instruções, você não usa cola. As sapatas tem, nas pontas, pinos que servem para o encaixe com os conectores. Até aí, tudo bem. O problema é que os pinos não estão alinhados com os furos de encaixe nos conectores! Eu sei que eles funcionam sobre pressão, ou seja, para que todo o sistema fique preso (sem cola) e que a lagarta tenha a flexibilidade, as sapatas e os conectores precisam ficar encaixadas firmes. Mas quando você aplica a pressão um pouco mais forte para o encaixe, invariavelmente os pinos quebram! A mesma coisa acontece com as guias internas das lagartas. Também são de encaixe, mas a fresta na qual encaixa a sapata também é pequena! E adivinhe... o encaixe (que fica no meio da sapata) para esta fresta também é de uma espessura muito fina e quando aplica-se uma pressão mais forte ela quebra!
Resultado: na quarta tentativa eu de novo quebrei os pinos. Olhei para a caixa e vi que eram 164 sapatas a serem encaixadas... Decidi então guardar tudo, e usar as lagartas LBL do próprio kit, que montaram super bem e não me deram a mínima dor de cabeça.
Por último, pensei em vender tal acessório da AFV ou mesmo dar para alguém. Mas fiquei com pena dos nobres colegas além de poder ser considerado persona non grata no Fórum. E, quem sabe, num futuro próximo, eu retome este labirinto minotauriano para derrotá-lo da mesma maneira que Héracles carregou o Cérbero para fora das portas do inferno???
Abrsssss,
A Raguenet
"Porém, até hoje o que mais me decepcionou foram as lagartas/esteiras que comprei para o M-26 Pershing da Dragon (antigo) na escala 1/35. Embora o kit forneça as lagartas LBL, decidi elevar mais o nível de detalhes. Então encomendei as lagartas (T80E1) da AFV, mesmo sabendo que talvez elas pudessem dar alguma diferença com relação ao alinhamento da roda dentada. Isso porque as lagartas foram projetadas para os kits que não o da Dragon antigo."
Isso eu tenho um pouco de receio em fazer com aftermarkets, pois às vezes você compra um complemento caro em resina ou injetado que é feito para um kit específico, gasta uma grana e acha que: "Ah! Tudo bem, se é para o Spitfire V da Hasegawa vai servir no Spitfire V da Academy, afinal de contas é o mesmo avião, o que pode mudar? Talvez tenha que dar uma lixadinha a mais para encaixar..."
Aí é que você roda...
PS. Claro que não foi seu caso Araguenet, o conjunto era fraco demais.
A série de 109 A , B, C e D da Arsenal.
O kit vem com PE, resinas, máscaras. Tenta ser um Eduard e vira um Monogram. Nada encaixa. Até as máscaras vêm no tamanho errado.
Vrykolakas posted:Tenta ser um Eduard e vira um Monogram. Nada encaixa.
Mas os velhos Monogram montam melhor do que muitos Eduard, apesar de pouco detalhados
Dentro do que já usei, as únicas lagartas realmente "workable" são as da Friulmodel e as Dragon para a série Sd.Kfz.251. Aliás, estas últimas chegam a ser melhores que as Friulmodel para o mesmo veículo. Essas duas são 100% flexíveis e não soltam. Vc pode até plantar bananeira com elas. E o caimento das Friul é imbatível - idêntico ao mundo real.
Nas demais casos eu uso cola, independente das instruções indicarem "workable", e moldo no lugar antes que ela seque.
Já li que as da Modelkasten tb são muito boas e até tenho uma aqui, mas ainda não testei.
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paulors posted:Dentro do que já usei, as únicas lagartas realmente "workable" são as da Friulmodel e as Dragon para a série Sd.Kfz.251. Aliás, estas últimas chegam a ser melhores que as Friulmodel para o mesmo veículo. Essas duas são 100% flexíveis e não soltam. Vc pode até plantar bananeira com elas. E o caimento das Friul é imbatível - idêntico ao mundo real.
Nas demais casos eu uso cola, independente das instruções indicarem "workable", e moldo no lugar antes que ela seque.
Já li que as da Modelkasten tb são muito boas e até tenho uma aqui, mas ainda não testei.
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Paulo, eu também uso cola quando monta as workable, principalmente nos pinos de travamento, ha uns meses atrás montei o tiger I da RFM, montei as esteiras de um lado e passei cola nos pinos, do outro lado, passei somente em alguns que não estavam encaixando direito, quando fui montar, advinha, começou a soltar, ai começa a loucura, monta cola, espera secar um pouco depois cola mais um e assim vai, mas no fim deu tudo certo.
Uma indicação, quem tiver oportunidade, monte este Tiger I da RFM, vale a pena,
Murilo
Paulo,
Vrykolakas posted:A série de 109 A , B, C e D da Arsenal.
O kit vem com PE, resinas, máscaras. Tenta ser um Eduard e vira um Monogram. Nada encaixa. Até as máscaras vêm no tamanho errado.
tenho um na 172 e montarei em breve, o kit na caixa é show, acompanhei sua montagem e parece dureza mesmo.
como disseram até goiaba tem gosto bom, eu particularmente acho as com bichinho melhor.
Murilo,
Era exatamente isso que acontecia comigo. Acertava tudinho e na hora de montar soltava aqui, soltava ali. Desisti de brigar e passei a colar tudo. Melhor ainda, sempre que posso uso as Friulmodel. São caras, mas como a minha coleção 1/35 é pequena acaba não pesando.
Olha que beleza! O kit era um Marder II D da Alan.
Aqui as Dragon para o Sd.Kfz.251.
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Paulo, nunca usei a da Friulmodel, já fiquei tentado a comprar várias vezes. Voce falou da Modelksaten, é super tranquila, pode montar sem receio. Também já usei da Kaisen, é legal e fácil de montar, usei num T 34/85 da AFV.
Valeu Murilo! Fico assim mais tranquilo com a Modelkasten que tenho aqui.
Sobre as Friul, tem uns vendedores poloneses no eBay que vendem as mesmas a preços interessantes. Já comprei tb direto da Friul, só que demorou mais para chegar.
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Rogerio77 posted:Vrykolakas posted:Tenta ser um Eduard e vira um Monogram. Nada encaixa.
Mas os velhos Monogram montam melhor do que muitos Eduard, apesar de pouco detalhados
A série B-24J da Monogram é considerada, apesar da idade (iniciou em 1976), algum flash e um problema de falha nas torres de proa e de cauda, um modelo acima da média.
E um custo-benefício excelente, que se revela ao final da montagem.
anghinoni posted:Aconteceu exatamente o mesmo comigo em um AMX-30 da Meng 700 rpecas sendo umas 300-400 nas lagartas
as LBL tinham um gabarito e tal, ate montei tudo certinho, mas quando fui colocar nas rodas começou a se soltar tudo, nao fechava, nao encaixava, foi um desastre. Pensei que sendo Meng ia ser melhor que os kits da tamiya
cara, tive a mesma decepção..... quando lançaram o kit da MENG, fiquei babando.... comprei aqui no MP e qual minha surpresa quando os correios ENTREGARAM A 2 KM DAQUI EM ENDEREÇO ERRADO!!!! sorte que o cara era honesto, recebeu já era noite e vendo o endereço errado me trouxe na manhã seguinte explicando o ocorrido....
montei esse AMX30 todo empolgado. Tentei a todo custo montar as malditas lagartas dele para.... depois jogar tudo no lixo e deixar o kit por alguns meses aguardando apenas lagartas novas que tive de comprar da Hobby Boss e aguardar vir da Lucky!!!!!!! no final, desencanei de comprar o kit do SPG derivado do AMX30 justamente devido as lagartas!!!!!
mas acredito que maior decepção mesmo foi com um TBF.1 Avenger da Academy 1/72. Tinha comprado ótimos kits deles, como o F6F Hellcat e montado o P.47 deles embalado pela HTC. Embora tivesse ficado meio chateado com o fato de um F4F ter um cockpit pobre (apenas o piloto) me diverti fazendo em scratch ele, pois externamente o kit era fantástico e o trem de pouso era bem detalhado.
Mas no caso desse Avenger..... estava empolgado em montar ele com o compartimento de bombas aberto, com o torpedo visivel e...... quando fui ver as instruções a decepção! NADA DE TORPEDO, NADA DE BOMB BAY!!!!!!!!!!!!!
então fui pesquisar mais sobre aquele kit, estava numa fase "vamos detalhar ao máximo" empolgado em fazer no scratch o compartimento quando me deparo com o fato que aquela goiaba era na verdade uma mistura de tudo!!!! Não era um TBF americano, nem mesmo um Tarpoon britânico, misturava caracteristicas de diversas versões do torpedeiro da Gruman!!!!!
resultado: montei mais ou menos convertendo ele para um TBF que operou em CVEs em patrulhas no Atlantico e nem estressei.
resultado: montei mais ou menos convertendo ele para um TBF que operou em CVEs em patrulhas no Atlantico e nem estressei.
Mas é o que eu sempre que posso, Anderson, afirmo: monte o kit do melhor jeito que puder ou quiser que praticamente ninguém dos seus familiares, amigos, conhecidos saberão identificar alguma falha, seja em dimensão, seja em montagem.
Apenas nós, com nossas neuras, levamos ao ponto de obsessão, o ato prosaico de montar um kit. Pegar peças plásticas, lixar, colar e pintar...
É por causa dessas patologias auto-induzidas que acabamos perdendo a alegria, o prazer de montar um kit, de criar algo, mesmo que imperfeito.
Minhas melhores montagens foram as de kits, digamos assim, polêmicos. E eu agradeço os momentos de paciência, perseverança, disciplina que tive que ter para conseguir montar todas aquelas peças, algumas tortas, empenadas.
Por essa ótica, nunca um kit irá me trair...
Anderson Salafia posted:mas acredito que maior decepção mesmo foi com um TBF.1 Avenger da Academy 1/72. Tinha comprado ótimos kits deles, como o F6F Hellcat e montado o P.47 deles embalado pela HTC. Embora tivesse ficado meio chateado com o fato de um F4F ter um cockpit pobre (apenas o piloto) me diverti fazendo em scratch ele, pois externamente o kit era fantástico e o trem de pouso era bem detalhado.
Mas no caso desse Avenger..... estava empolgado em montar ele com o compartimento de bombas aberto, com o torpedo visivel e...... quando fui ver as instruções a decepção! NADA DE TORPEDO, NADA DE BOMB BAY!!!!!!!!!!!!!
Me lembro quando recebi este Avenger da Academy na 1/72. E foi a mesma coisa: tinha montado o Hellcat da Academy que é um kit bem honesto. Então recebi o Avenger, abri a caixa, olhei... e só tive duas reações: 1) fechei a caixa; 2) coloquei a venda no dia seguinte. Verdade que, na época, nem me preocupei em olhar uma avaliação do kit na internet antes de comprá-lo. Sorte que vendeu rápido.
Abrssss,
A Raguenet
Kit nenhum me trai. Não escolho virgenzinha, daquelas pra casar. Então... Quem se mete com p*t@ vai esperar o quê?
Pessoal,
Kits decepcionantes são comuns, tenho alguns e uns poucos ficaram até melhor do que eu esperava, faz parte. Mas normalmente os problemas são conhecidos, são antigos, de marcas menos famosas e geralmente mais baratos.
Mas conto nos dedos de uma mão aqueles pelos quais me senti traído, foram realmente muito poucos.
Anderson,
Pelo visto este AMX 30 é outra lástima, já é o segundo a falar mal...
Jaca,
Sim, mas sempre existem excepções... Como AMX 30 da Meng e o Lowe da Amuzing
PlastiAbraços
Amigos,
Conforme prometido, seguem fotos do "traidor" finalmente pronto, espero que gostem:
Sinceramente, me senti assim, montando este kit:
Tenho de admitir, as lagartas não ficaram tão ruins assim:
O restante do kit é bem tranquilo:
O modelo impressiona, é bem grande e os detalhes no geral são muito bons:
A única grande modificação foi incluir a "bolha" da metralhadora na frente, adicionar uma figura e colocar lagartas estepe, nas laterais traseiras:
Resumindo, o modelo tem tem 730 peças, cerca de 90 são da suspensão que exige ajustes, para que as mais de 400 LBL fechem, sem ficarem muito tensas ou folgadas.
Futuramente espero encontrar poucos assim, calculo que o trabalho investido aqui, daria para terminar uns três comuns.
Aliás o Sherman que iniciei para relaxar no meio deste tópico, para evitar de ficar maluco com este Lowe, já está prontinho
PlastiAbraços