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Pessoal,

 Alguns aqui me conhecem hÁ um bom tempo e gostaria de tornar público, no meio adequado de plastimodelistas, um mal estar causado pelo representante da Tamiya no Brasil e esse que vos escreve. 

Desculpem se minha mensagem inicial no tÓpico for um pouco longa, mas o texto É necessÁrio para que todos entendam e ao final, por favor, opinem.

 Tenho um compressor Tamiya adquirido durante viajem ao exterior hÁ mais de 20 anos e a caixa de engrenagens do mesmo se deteriorou com o uso.  Sem saber da existÊncia de um representante da marca no paÍs, redigi um e-mail para a fÁbrica (cÓpia abaixo, junto com cÓpias dos e-mails trocados com o representante) e a Tamiya japonesa me respondeu pedindo que procurasse o representante deles no Brasil.

Para minha surpresa, tive a seguinte sucessão de respostas que ainda não se encerrou, vamos ao conteúdo:

Minha carta para a Tamiya:

“To Tamiya Japan

In Care Of Spare Parts Department

 

 Dear friends,

 I live in Brazil and there's not a Tamiya Office in my country, by this way I'm asking please for your help.

 The internal gearbox of my spray work is broken (some teeth of the main gears are ruined) and I need a spare for that.   The manual doesn't have an exploded view of the compressor with part numbers, but my one is like this in the attached photos below.

 The only problem is the gear box, but without it the machine doesn't work.

 Please let me know how to obtain a spare and how I pay for that.

 Thanks in advance!

 Best regards,

           Luiz Felipe M Vallone”

 

Resposta dos japoneses:

 “Dear Mr. Vallone,

thank you for your letter to Tamiya, which has reached us here in the
International Division. It is always a pleasure to hear from Tamiya fans
across the world.

We are pleased to inform you that in fact, we do have an official agent in
Brazil, their contact details are as follows:

NIPPOTOY (& DCT)
Tel.: 19-3208-2083
Fax: 19-3208-2082
email: daniel@tamiyabrasil.com
web: www.tamiyabrasil.com

When you contact them, please give them the following parts information so
that they can help you with pricing and availability:

Gearbox for 74520       Parts number: 17800280

To explain, the gearbox for your model (Product No. 74501) has been
discontinued. Your compressor is compatible with the gearbox above,
although you should be aware that it requires some re-wiring to install.

Thank you once again for taking the time to write to us here in Japan, and
we hope that this information proves useful. Please do not hesitate to
contact us if you have any other questions.

Yours sincerely,

International Division
Tamiya, Inc.”

         

Pois bem, tentei ligar diversas vezes sem sucesso para o representante e aqui comeÇa o meu contato com por e-mail com o mesmo (cÓpias dos e-mails):

 “Boa tarde, senhores!

 Contactei a fÁbrica no Japão acerca da peÇa citada no email abaixo e me passaram o contato de vocÊs.

 O telefone fornecido não funciona, então, por gentileza, me passem o valor da peÇa de reposiÇão.

 Att,

          Luiz Felipe M Vallone”

 

 Resposta do representante:

 “Luiz , boa tarde.

 Muito obrigado por seu e-mail, tendo o item em estoque no Japão ,podemos adicionar na futura importaÇão ,sem data prevista ainda.

 1. Esse Kit foi comprado em nosso site (Tamiya Brasil)?

2. Favor enviar foto do manual com à foto do produto desejado

3. Enviar o cÓdigo do produto.

 Obs: As importaÇÕes individuais estão canceladas devido ao alto custo do dÓlar e  o processo custoso para importaÇão de apenas um item ,em 90% dos casos os valores ficam muito alto o cliente desiste da compra.

Qualquer dúvida estou à sua disposiÇão.

 Daniel Mendes

                       Muito obrigado.”

 

 Minha resposta:

 “Daniel,

 Obrigado pelo rÁpido retorno!

 Esse produto eu jÁ tenho hÁ mais de 20 anos, quando vocÊs nem sequer sonhavam em ainda existir.

 O manual não descreve a peÇa defeituosa, por isso a Tamiya mandou o número da peÇa e do produto hoje em produÇão (estÁ no email, pois meu compressor estÁ descontinuado).

 Esperar sem data fica demasiadamente vago.  VocÊ não teria sequer uma previsão?   Se for muito longo esse prazo, escrevo novamente pra matriz explicando a situaÇão e solicito direto.”

  

Nova resposta do representante:

 

“Luiz ,boa tarde.

 Entendi , não temos uma data certa ainda estamos em processo de montagem de pedido ,mÁs com essa alta do dÓlar É o mais implicante , não adianta vocÊ enviar e-mail para à Tamiya eles não podem vender produto diretamente ,isso seria quebra de contrato com minha empresa por isso ,eles pediram para vocÊ entrar em contato comigo ,não tem outro terÁ que aguardar

 Estou com o número vou adicionar na lista.

Gearbox for 74520       Parts number: 17800280

 Obrigado.”

 

Minha argumentaÇão:

 “Daniel,

 Não estou comprando PRODUTO e sim uma PEÇA DE REPOSIÇãO.   O que não tem cabimento É eu ficar com o meu compressor parado porque o representante no meu paÍs não tem previsão de importaÇão de peÇas.

 Vou dar o meu jeito, mas jÁ comeÇou mal a soluÇão do meu problema.

 Obrigado!”

  

Resposta do representante:

 “Luiz , boa tarde.

 Entendo sua situaÇão ,eu quero  muito lhe ajudar mÁs vocÊ precisa compreender a minha situaÇão tambÉm , temos peÇas de reposiÇão dos itens importados por minha empresa nesse perÍodo ,como vocÊ mesmo descreveu em seu e-mail faz mais de 20 anos ,seu produto jÁ foi descontinuado , mÁs mesmo assim estou vendo a possibilidade da peÇa baseado com o cÓdigo que vocÊ informou ,mÁs isso vai demorar.

 Obrigado.”

 

 Pois bem.  Inconformado com a prepotÊncia e forma arrogante de atendimento, sem o problema resolvido, sem sequer ter um prazo razoÁvel estimado e ainda tendo de lidar com o “senhor de toda verdade”, escrevi a seguinte carta para a matriz no Japão:

 “To Tamiya Japan

In Care Of Spare Parts Department and Commercial Department

 Dear Sirs,

 First of all, thank you very much for replying my letter so fast and I do hope that this message reaches the departments above.  Please, let me explain the reasons and some facts.

 I'm a more than 40 years old modeler and I know Tamiya since the eighties.  I know the brand, I know the quality and the most important, I know the respect and compromise you have with your clients all around the world.  Almost 100% of my products came by legal private importations from USA and Asian stores and the few times I needed your customer service it was fantastic.

 I received your e-mail informing that you had a representative office in Brazil with some distrust.  This because the representative office I knew you had in Brazil (and I confess I thought it was already closed) was a complete disaster and a catastrophic scratch to your brand and reputation.  If you have numbers and data sheets, it's easy to see the size of our country and the slice of market that Tamiya has in the scale modeling business.

 Despite the commercial distribution problems and precarious customer care, this representative became hated for a wide range of modelers and scale modeling stores in Brazil.  As an example to illustrate, there was an IPMS encounter where, as usual, many stores have their own sales spaces with some products and this guy said he would move a Judicial Process against all stores selling Tamiya products not supplied by him.  Unnecessary to say that many stores had their stocks purchased on an independent legal way, even because we never had a serious distributor in Brazil.  I'm member of some groups of modelers and IPMS and this is what I can report about what I heard and I witnessed, but now it’s my turn to explain my private experience with this arrogant and boastful office.

 Following your instructions I tried contact them using the phone numbers you furnished me without success.  Their customer service is only by e-mail and Skype (that also doesn’t work) and I ask myself what kind of customer service can work without someone else available to serve you during business hours?

 As I had no choice I sent them and e-mail with copy of the e-mail you wrote to me attached (explaining the part number, item number, etc.).   For my surprise, Mr Daniel replied me explaining that he could not help me by now, because he had no plans to place an order now and not so early and that I should expect (no date set) when he came to make a new order for the plant in Japan, where then my spare would also be requested.

 I questioned him on a very polite way and said I needed the part as soon as possible and due his response I would try it direct with the matrix, in Japan.  For my immense surprise, he said I only could purchase my spare part with him (I repeat it is a spare part for an old compressor, not a brand new product.  Even more because he doesn’t have it to sell or a reasonable prize to do it) or TAMIYA would break its exclusive commercial contract with him and perhaps move a Judicial Process against you too!

 Well… he made me laugh and after this kind of posture there is no more what to talk to this man.

 As I have an immense respect for your business, the incredible Japanese respect with your people and clients and regarding the reputation of you I ever had in high esteem I decided to spend my time writing you this message.  For over 20 years I had my own business and one of the things that used to hurt me more was to know later that my clients were being poorly served by someone with no expertise and respect.  Unfortunately it seems to be the same case here.

 By this way, I finish my letter asking if may you please furnish me the spare part, or if should I throw my product (used for years) in the garbage together with the contact of this incompetent and arrogant office.  If you decide I may take the second choice, I also say goodbye in the end, because I can’t count more with your help where I live anymore.

 Please feel free to contact me anytime if you find necessary. I also have copies of e-mails exchanged with his representative office in Brazil.

 Thanks in advance and sincerely count with comprehension.

 Best regards!

           Luiz Felipe M Vallone”

 

 E para minha surpresa, recebi ainda agora a seguinte carta de resposta do Sr. Daniel (por favor, os erros de portuguÊs não são de minha autoria):

 

 “Sr.Luis ,bom dia.

 

Hoje recebi  um e-mail da sua “Carta” do Japão ,É lamentÁvel esse tipo de e-mail no intuito de tentar DEGRINIR  nossa imagem no Brasil , vocÊ não conhece à CULTURA Japonesa mÁs quem chega falando mal de outra pessoa para eles jÁ perdeu à credibilidade, aprendi  à cultura Japonesa nÓs meus 5 anos que morei no Japão ,eu ( Daniel Mendes) tenho uma histÓria de trabalho e conquista junto ao grupo Tamiya de longos anos, sua carta jÁ mais vai conseguir atingir seu objetivo ,temos mais de 10 mil clientes em todo Brasil ,maior estoque de produtos Tamiya à pronta entrega, eu em momento algum deixei de atender vocÊ, infelizmente vocÊ não quis aguardar à prÓxima importaÇão que não foi definida ainda , eu não tenho obrigaÇão alguma de fornecer peÇa de produtos importados ilegalmente ou trazido por descaminho ,mesmo assim deixei claro que poderia adicionar sua peÇa na prÓxima importaÇão que poderia demorar , e vai demorar ainda, Sr. Luis o único caminho para vocÊ comprar essas peÇa e tentar fazer o mesmo processo que vocÊ fez na  compra do seu compressor e todos os produtos da Tamiya atÉ hoje, talvez seja mais rÁpido .... A Tamiya do Japão não vai fornecer essa peÇa diretamente à vocÊ ,caso ainda quiser encomendar sua peÇa terÁ que fazer via Tamiya Brasil  e aguardar à prÓxima importaÇão ou alguma encomenda que eu fizer para o Brasil ,notar que meus e-mail são copias ocultas para Tamiya no Japão.

 

Obs: Caso realmente confirmar sua encomenda , vou adicionar na prÓxima importaÇão.

 

Eu não deveria Sr. Luis mÁs vou colocar meu ponto de vista sobre sua carta enviada à Tamiya , pois eu tambÉm fiz à eles.

 

Caros Senhores,

Primeiro de tudo, muito obrigado por responder a minha carta tão rÁpido e eu espero que esta mensagem chegue aos departamentos acima. Por favor, deixe-me explicar as razÕes e alguns fatos.

Eu sou um modelador de mais de 40 anos de idade e eu sei Tamiya desde os anos oitenta.

Eu sei que a marca, eu sei que a qualidade eo mais importante, eu sei o respeito e compromisso que vocÊ tem com seus clientes em todo o mundo.

Quase 100% dos meus produtos vieram de importaÇÕes privadas legais dos EUA e lojas asiÁticas e as poucas vezes que eu precisava o seu serviÇo ao cliente foi fantÁstico.

 

Acredito que vocÊ tem pagado todos os impostos de importaÇão e tenha nota dos seus produtos ,sÓ assim vocÊ poderÁ dizer que sua importaÇão É legal

 Recebi sua informando e-mail que vocÊ tinha um escritÓrio de representaÇão no Brasil com alguma desconfianÇa. Isso porque o escritÓrio de representaÇão Eu sabia que vocÊ tinha no Brasil (e confesso que pensei que jÁ estava fechado) foi um desastre completo e um arranhão catastrÓfico para a sua marca e reputaÇão.

Se vocÊ tem números e folhas de dados, É fÁcil ver o tamanho do nosso paÍs e da fatia de mercado que Tamiya tem no negÓcio de modelagem escala.

Apesar dos problemas de distribuiÇão comercial e atendimento ao cliente precÁria, este representante tornou-se odiado por uma ampla gama de modeladores e lojas de modelagem escala no Brasil. Como exemplo para ilustrar, houve um encontro IPMS, onde, como de costume, muitas lojas tÊm seus prÓprios espaÇos de venda com alguns produtos e esse cara disse que iria mover um processo judicial contra todas as lojas que vendem produtos Tamiya não fornecidos por ele. DesnecessÁrio dizer que muitas lojas tiveram seus estoques comprados em uma forma jurÍdica independente, mesmo porque nunca tivemos um distribuidor sÉrio no Brasil. Eu sou membro de alguns grupos de modeladores e IPMS e É isso que eu posso relatar sobre o que eu ouvi e eu testemunhei, mas agora É a minha vez de explicar a minha experiÊncia privada com este escritÓrio arrogante e prepotente.

 

As outras empresas que tentou distribuir Tamiya no Brasil ,não deu certo não porque elas não eram serias e sim por clientes que deixava de comprar no Brasil e fazia importaÇÕes ou descaminho dos produtos ,mÁs isso vem acabando ,graÇas ao sistema da receita federal em conseguir parar e taxar esses produto ,com à alta do dÓlar percebemos que nossas vendas aumentou, porque acaba não compensado comprar fora do Brasil. Nossas vendas cresceram mais 39% mesmo com à crise, isso mostra que suas informaÇÕes são infundadas ou mentirosas , nosso corpo jurÍdico estÁ realmente verificando todas empresas que vende nossa marcar  sem nosso “empresa” que vende nossos produtos por descaminho ou importaÇão ilegal ,essas “empresas ou pessoas fÍsicas prejudica nossa empresa por não pagar à seus tributos e vender produtos abaixo do valor correto ,prejudica o desenvolvimento da Marca no Brasil , eu não conheÇo nenhum integrante do IPMS ,mÁs acredito que no final da reestruturaÇão da Marca Tamiya no Brasil os clientes finais serão beneficiados com produtos mais barato e acessÍveis mesmo com nossa carga tributÁria ,sendo uma das mais cara do mundo para esse tipo de produto, eu acredito que vocÊ nunca teve empresa no Brasil nossa carga tributÁria É mais de 110% considerando todo o processo de importaÇão ,vocÊ não tem ideia como É custoso e trabalhoso manter uma empresa desse segmento no Brasil ,por isso escreve essas asneiras.

 Seguindo suas instruÇÕes Tentei contactÁ-los utilizando os números de telefone que vocÊ me forneceu, sem sucesso. Seu serviÇo ao cliente É apenas por e-mail e Skype (que tambÉm não funciona) e eu me pergunto que tipo de serviÇo ao cliente pode trabalhar sem alguÉm disponÍvel para atendÊ-lo durante o horÁrio comercial?

Como eu não tinha escolha os mandei e-mail com cÓpia do e-mail que vocÊ escreveu para mim em anexo (que explica o número da peÇa, número do item, etc.). Para minha surpresa, o Sr. Daniel respondeu-me explicando que não poderia me ajudar agora, porque ele não tinha planos de colocar uma ordem agora e não tão cedo e que eu deveria esperar (sem data definida)

 

Acredito que houve um erro no envio dos meus contatos, mÁs mesmo assim eu lhe respondi seu e-mail então nada justifica as inverdades escritas por vocÊ ,dizendo que não foi atendido ,prova maior disso É que vocÊ tem as copias dos meus e-mails ,quanto à importaÇÕes não temos data definida ainda ,essa posiÇão ainda se mantem e caso desejar sua peÇa via nossa empresa tem que aguardar como foi lhe enformado educadamente sem faltar com respeite à sua pessoa ,toda importaÇão  tem custo do processo  as vezes inviabilizando à importaÇão de apenas um item ,por isso adicionamos todas encomendas,caso eu aceitasse fazer uma importaÇão sÓ para vocÊ ,eu tenho certeza que não iria querer arcar com o processo todo sua peÇa daria para vocÊ comprar um compressor novo ,mÁs como vocÊ pensou apenas em vocÊ ,não de ao trabalho de ver o outro lado da moeda, por via das dúvidas segue abaixo meus contatos pessoais caso desejar falar :

    Emails: danieltamiyabrasil@gmail.com daniel@tamiyabrasil.com" style="color: #f79646;">/daniel@tamiyabrasil.com / Celular pessoal:22-99760-0585/19-3226-0005

  , quando ele veio para fazer uma nova ordem para a planta no Japão, onde então a minha reserva tambÉm seria solicitado.

Eu questionei-o sobre uma maneira muito educado e disse que eu precisava a parte mais rapidamente possÍvel e, devido a sua resposta I tentar dirigir com a matriz, no Japão. Para minha imensa surpresa, ele disse que eu sÓ poderia comprar a minha peÇa de reposiÇão com ele (repito, É uma peÇa de reposiÇão para um compressor de idade, não um produto novo. Ainda mais porque ele não tem para vender ou um prÊmio razoÁvel para fazÊ-lo) ou TAMIYA iria quebrar seu contrato comercial exclusiva com ele e talvez mover um processo judicial contra vocÊ tambÉm!

Bem ... ele me fez rir e apÓs esse tipo de postura não hÁ mais o que falar com esse homem.

 

Sr.Luis É uma peÇa de reposiÇão de um produto descontinuado que por muita sorte, conseguiram identificar uma peÇa que pode servir nele ,produto que não foi importado por minha empresa aonde eu não tenho responsabilidade alguma de lhe fornecer ,como suas importaÇÕes são todas “legal” vocÊ deveria recorrer à empresa que lhe vendeu ou importou seu produto ,mÁs vendo que isso não seria possÍvel entrou em contato com à Tamiya Brasil aonde eu (Daniel Mendes) lhe respondeu com toda verdade e sinceridade posso adicionar sua peÇa na prÓxima importaÇão e vai demorar ,isso É FATO!!! A Tamiya não vai fornecer peÇa diretamente à vocÊ eu nunca moveria processo contra à Tamiya Japan porque tenho respeito por nosso histÓria ,faltando com Ética vocÊ Sr. Luis  destorceu e mentiu na sua carta com intuito de queimar nossa imagem e acreditar que com suas mentiras vocÊ iria ter sua peÇa .

 

Como tenho um imenso respeito para o seu negÓcio, a incrÍvel relaÇão japonÊs com o seu povo e os clientes e sobre a reputaÇão de vocÊs que eu jÁ tinha em alta estima eu decidi passar meu tempo a escrever esta mensagem. Por mais de 20 anos, eu tinha o meu prÓprio negÓcio e uma das coisas que costumavam me machucar mais foi saber mais tarde que meus clientes estavam sendo mal servido por alguÉm sem experiÊncia e respeito. Infelizmente, parece ser o mesmo caso aqui.

Por este caminho, eu terminar minha carta perguntando se pode fazer o favor de me apresentar a peÇa de reposiÇão, ou se eu deveria jogar o meu produto (usado por anos) no lixo junto com o contato deste escritÓrio incompetente e arrogante. Se vocÊ decidir que possa apanhar a segunda opÇão, eu tambÉm dizer adeus no final, porque eu não posso contar mais com a sua ajuda onde moro mais.

Por favor, não hesite em contactar-me a qualquer hora se vocÊ achar necessÁrio. Eu tambÉm tenho cÓpias de e-mails trocados com o seu escritÓrio de representaÇão no Brasil.

Agradecemos antecipadamente e sinceramente contar com a compreensão.

 

Sr.Luis acredito que vocÊ não aprendeu muito com seu negÓcio ,esse tempo que vocÊ passou tentando queimar nossa imagem junto à Tamiya foi invalido ,sua carta ficou claro como o jeitinho Brasileiro estÁ impregnado mesmo em uma pessoa de idade, tentar DEGRINIR  a imagem de uma pessoa que vocÊ não sabe à histÓria de vida para obtenÇão da sua peÇa .

 

Qualquer dúvida estou à sua disposiÇão.”

 

 Pois bem... em vista de uma resposta tão “profissional” e de uma postura novamente arrogante, É que decidi trazer ao conhecimento de todos os colegas aqui que tipo de representante atua hoje por essa renomada marca em nosso paÍs.

 Pelo visto, todos nÓs que adquirimos Tamiya sem ser pelas mãos desse senhor, somos contrabandistas e contraventores.  AlÉm disso, os lojistas que tÊm em seus estoques produtos importados legalmente dessa marca tambÉm devem temer, pois estÁ para iniciar uma caÇa às bruxas, sendo o Sr. Daniel e seu Departamento JurÍdico os inquisitores.

 SerÁ isso mesmo que li e entendi?  Somos nÓs aqui um antro de bandidos e contraventores?  SerÁ que a fÁbrica lÁ no Japão tem alguma idÉia de quem os representa aqui?

 Nem vou comentar que meu problema em si ficou sem soluÇão, acho que nem cabimento hÁ perante esse “irretocÁvel” atendimento ao cliente.

 Como sou um ser “insignificante” e ainda não respondi a esse senhor, É que decidi abrir esse tÓpico no maior site de plastimodelismo da AmÉrica Latina.  Pretendo responder em nome de nosso grupo de modelistas aqui do Rio de Janeiro e gostaria de pedir àqueles que se identificarem com o problema, que tambÉm subscrevam o e-mail que mandarei em resposta ao Japão, inclusive com cÓpia desse tÓpico aberto.

 PeÇo tambÉm àqueles que jÁ tiveram suas experiÊncias com esse senhor que se manifestem e, se desejarem, as exponham aqui.

 SÓ enviarei resposta à Tamiya (com cÓpia ao representante) apÓs apresentÁ-la a todos vocÊs que desejarem subscrever e gostaria de saber qual a opinião de uma fÁbrica dessas quanto a tudo isso.

 Desde jÁ agradeÇo imensamente a todos!

 Grande abraÇo,

 

        Luiz Felipe

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  Esse cara não deveria nem permanecer como representante da Tamiya no Brasil. Mostrou não ser pessoa educada com clientes e totalmente desconhecedor de LEIS, já que andou em alguns eventos ameaçando lojistas e modelistas que vendiam Tamiya dizendo ser o único com direito de vender a marca no Brasil.... pena não ter falado uma BOSTA destas para mim pois ia tomar com a legislação no meio da FUÇA! 

  Já tive problemas com ele e NÃO RECOMENDO A NINGUÉM a compra na birosca que ele mantém. Espero, sinceramente, que todos que tiveram problemas com ele  descrevam suas experiências e enviem para a Tamiya no Japão para que outra pessoa mais CAPACITADA possa assumir o posto de representante no Brasil por que, pelo visto, ele não aprendeu NADA com os 5 anos de convivência com a cultura japonesa.

 

Cláudio,

Você foi de precisão cirúrgica na sua colocação, muito obrigado!  Meu intuito é levar ao conhecimento da matriz no Japão quem é o seu representante aqui.  Por isso que conto com a colaboração de todos que puderem.

Mais uma vez agradeço, grande abraço!

              Luiz Felipe                

Obrigado, JGAP!   Vamos acompanhando!

Vlamir, até pensei nisso, mas não conheço nenhum torneiro para efetuar o serviço.  O que gostaria é de ter meu problema resolvido pelo fabricante, o que pelo visto não irá acontecer... Obrigado pela dica!

 

Não consegue essa peça pelo E-Bay? Ou então eu no seu lugar, teria tentando comprar diretamente de alguma loja no Japão! Este representante da Tamiya aqui no país, por tudo o que já li dele em varios tópicos aqui no WK é um perfeito idiota, comédia!

 

Nunca comprei com eles, mas sei que a fama deles é bem ruim.

Por outro lado, compreendo que um processo de importação é sabidamente algo demorado e burocrático. Se está em planejamento e a peça viria neste lote só restaria ter paciência e aguardar ou desistir e compra-la em outro lugar. Não acho que eles tenham a obrigação de acelerar o processo de importação por causa de uma encomenda isolada. Não é assim que uma empresa funciona.

Agora, como representantes da marca no Brasil o mínimo que deveriam ter é um fluxo regular de importações que suprissem a demanda do mercado brasileiro que pode não ser imenso, mas também não acho que seja pequeno.

Se eles não tem capacidade financeira / operacional para tal, a Tamiya deveria habilitar outro ou outros representantes ou importadores.

Tente com o Warhawk ou mesmo no e-bay ou alguma loja lá fora, acho mais fácil já que tem o código das peças.

Abraço.

Rogério,

Concordo com suas palavras e não me negaria a esperar, porém a questão é QUANTO e ATÉ QUANDO?   Por outro lado, nenhuma empresa hoje funciona com o foco EM SI, mas sim NO CLIENTE!

Total despreparo e arrogância, ainda mais porque eu não estava precisando de um produto e sim de uma peça de reposição.  É o tipo de coisa que eu resolveria encaminhando o e-mail do cliente para a fábrica e nesse momento abrindo mão da exclusividade em prol da satisfação de um cliente de anos.  Garanto que ganhariam meu respeito e admiração com um gesto desses.  

Muito pelo contrário, o que assisti foi uma demonstração de prepotência e incompetência, o que não deve condizer com o representante de um fabricante desse porte e é isso que pretendo encaminhar.

Um representante de uma empresa de Modelismo que sequer conhece um IPMS ou grupo de modelistas de seu país?  Pergunto-me quem devam ser os infelizes clientes desse senhor.

Abração!

 

Leco,

Se o cara consegue redigir poucas linhas com um português desses, imaginemos o que não deve sair em inglês e em japonês!!!!   

Muito obrigado, meu amigo!

Grande abraço!

Bunga e Colegas,

Desculpe, mas sem levar em consideração a "arrogância", "perseguições", dentre outros citados por você e demais colegas, mas focando muito mais naquilo que foi escrito de início, me parece que não há muito o que fazer.

A maioria das marcas estrangeiras com representantes no Brasil trabalham nesta linha, ou compra delas ou você mesmo importa, neste caso normalmente não tem garantia ou assistência técnica. Idem para outros Países.

Determinados produtos "contrabandeados", principalmente os "pirateados", vendidos por valores "muito abaixo" daquele que seria "praticado legalmente" no mercado, são realmente denunciados ao Fisco, a pedido de seus representantes locais, isto também não é novidade.

Porém, acima disto tudo, hoje o grande diferencial de um fornecedor está no atendimento, se eu tivesse um cliente há 40 anos, que usa um compressor meu há 20, provavelmente lhe enviava um orçamento com prazo, ainda que demonstrasse total inviabilidade financeira. Talvez até oferecesse algum brinde ou desconto em outra compra para compensar.

Mas cada caso é um caso, por estas e outras deixo de comprar produtos de certas marcas, mas sou muito fiel à outras.

Não só em termos de kits, mas para qualquer produto, desde celulares até automóveis.

A matriz deve ser competente o bastante para acompanhar seus representantes, no geral elas são, mas a verdade é que algumas estão pouco se lixando para uma meia dúzia, quando existem outros milhares em potencial.

PlastiAbraços,

Bunga posted:

Rogério,

Concordo com suas palavras e não me negaria a esperar, porém a questão é QUANTO e ATÉ QUANDO?   Por outro lado, nenhuma empresa hoje funciona com o foco EM SI, mas sim NO CLIENTE!

Total despreparo e arrogância, ainda mais porque eu não estava precisando de um produto e sim de uma peça de reposição.  É o tipo de coisa que eu resolveria encaminhando o e-mail do cliente para a fábrica e nesse momento abrindo mão da exclusividade em prol da satisfação de um cliente de anos.  Garanto que ganhariam meu respeito e admiração com um gesto desses.  

Muito pelo contrário, o que assisti foi uma demonstração de prepotência e incompetência, o que não deve condizer com o representante de um fabricante desse porte e é isso que pretendo encaminhar.

Um representante de uma empresa de Modelismo que sequer conhece um IPMS ou grupo de modelistas de seu país?  Pergunto-me quem devam ser os infelizes clientes desse senhor.

Abração!

 

Bunga, pelo que consta a sociedade deles foi desfeita, parece que a loja física fechou e o site estava totalmente desatualizado até recentemente.
Sei que a vida dos pequenos empreendedores no Brasil não é nada fácil, mas essa empresa ao meu ver já começou errado, segundo relatos de fontes diversas, gerando antipatia dos potenciais clientes.
Penso também que eles não deveriam ficar batendo boca por e-mail com potenciais clientes, é o tipo de atitude que não constrói nada.
O fato é que a atuação da Tamiya no Brasil sempre foi meio fracassada, pois todas as tentativas não duraram muito, o que é uma pena. 
O que também me chama a atenção é o fato dos importadores de kits que trabalham com outras marcas, como Revell, Academy, Trumpeter nunca venderam Tamiya. Não sei se a fábrica é muito exigente em termos de cotas de compras ou contratos... só acho isso estranho, pois é uma marca com um potencial de vendas bem grande.

Olha, atendimento ao cliente não é mesmo o forte dele.

Em 2014 comprei dois kits 1/35 pela loja online. Por problemas de sistema, estoque etc. blá blá blá só veio um kit. Depois de alguns e-mails, descobri que outro não tinha.

Depois de outros e-mails ele ofereceu troca por outro item. Escolhi outro e... pimba! na loja on-line dizia que tinha e no estoque não tinha. Pode me chamar de burro, porque persistir no erro é isso aí. E o saco...

Depois de várias esperas, e-mails etc. ele ofereceu devolução do valor mas tinha que ser no Itaú (não tenho conta no Itaú!) senão ele ia descontar o valor do doc para o banco onde tenho conta (e daí eu ia pagar literalmente por um erro que não era meu). E o saco...

Como alternativa, podia ficar com um crédito e esperar um novo contêiner com nova remessa. Já tava meio largando mão, então pensei em esperar. Esperei, esperei, esperei, mas nada do tal contêiner. E o saco...

Depois, a essa altura do campeonato (meses depois) eu já tava tão com o saco cheio que achei melhor deixar como prejuízo. Larguei mão definitivamente.

É uma pena... O site tem até uns itens que eu compraria, mas perdi a confiança. Não recomendo e prefiro comprar de fora, nem que saia o dobro. 

Achei que era um caso a parte, mas o Reclame Aqui tem vários, um inclusive igual ao meu:

http://www.reclameaqui.com.br/...a=Tamiya+Shop+Online

 

Bunga, 

Quanto a peça, será que não valeria a pena tentar um representante em outro país?

VAMOS LÁ POR PARTES: QUERO VER SE INTENDI!

1- SOU MILITAR DA MARINHA VIAJO O MUNDO TODO! AÍ ENTRO NUMA LOJA POR EXEMPLO NA FRANÇA COMPRO UM KIT OU PRODUTO TAMIYA, CHEGO NO BRASIL E VEJO QUE FALTA UMA PEÇA OU  UM ITEM QUEBRADO!  RESOLVO ENTRAR EM CONTATO COM A FABRICANTE ELES POR SINAL QUERENDO QUE EU RESOLVA LOGO MEU PROBLEMA, ME PASSAM A SEGUINTE INFORMAÇÃO,              " TEMOS REPRESENTANTE NO SEU PAÍS FALE COM ELES! " AÍ, VOCÊ ENTRA EM CONTATO COM O TAL REPRESENTANTE E ELE DIZ QUE NÃO TEM RESPONSABILIDADE PORQUE EU COMPREI EM OUTRO LUGAR E EU FIZ UM DESCAMINHO DE COMPRA! OU SEJA ADQUIRI DE FORMA ILÍCITA. POR NÃO TER COMPRADO DIRETAMENTE COM ELES ... FALA SÉRIO! 

2- MESMO QUE ESSE "TAL REPRESENTANTE" TENHA PERÍODOS DE IMPORTAÇÃO DEVO OU DEVERIA TER UMA SATISFAÇÃO DE QUANDO SERIA A PRÓXIMA IMPORTAÇÃO, UM, DOIS, TRÊS OU MESMO SEIS MESES DE ESPERA E NÃO DEIXAR NO LIMBO SEM SABER QUANDO EU PODEREI ME SAFAR.

3- A FORMA GROSSEIRA NÃO JUSTIFICA O JEITO QUE TRATOU O VALLONE... O CARA É UM CLIENTE! E O CLIENTE COMO SE DIZ TEM SEMPRE A RAZÃO, NÃO DEVEMOS MENOSPREZAR-LO, POR TER COMPRADO EM OUTRO LUGAR NO BRASIL OU EM QUALQUER OUTRO PAÍS ATÉ PQ? PARA NÃO ACONTECER OQ ESTÁ ACONTECENDO... VEJA BEM, COMO TEM MUITO MAIS PESSOAS INSATISFEITAS COM O SR DANIEL DA TAMIYA BRASIL. ESSA É A TAL PROPAGANDA NEGATIVA QUE A TAMIYA BRASIL TEM! SEI MUITO BEM QUE A TAMIYA BRASIL TEM SEU MAIOR NÚMERO DE CLIENTES POR CONTA DOS RÁDIOS CONTROLADOS, ESSE SIM É O MOTIVO DO DESCASO COM OS PLASTIMODELISTAS. QUE VAMOS DIZER NÃO TRAZ O LUCRO DESEJADO.

4- COMPREI KITS TAMIYA NOS QUATRO CANTOS DESTE MUNDO E QUANDO PRECISEI... NÃO OBTIVE RESPOSTAS DE E-MAIL NÃO CONSEGUI CONTATO TELEFÔNICO NÃO CONSEGUI NADA!  ENTÃO GALERA TAMBÉM DEIXO MINHA INSATISFAÇÃO COM A TAMIYA  BRASIL QUE POR SINAL É UMA MERDA! SE DEPENDER DE MIM NÃO COMPRO COM ELES NEM INDICO! 

PS: VALLONE MEU AMIGO PODE COLOCAR MEU NOME E E-MAIL DIZ ONDE ASSINO E RECONHEÇO FIRMA DE MINHA ASSINATURA NA SUA CARTA DE REPÚDIO!

vonpaulus posted:

Olha, atendimento ao cliente não é mesmo o forte dele.

Em 2014 comprei dois kits 1/35 pela loja online. Por problemas de sistema, estoque etc. blá blá blá só veio um kit. Depois de alguns e-mails, descobri que outro não tinha.

Depois de outros e-mails ele ofereceu troca por outro item. Escolhi outro e... pimba! na loja on-line dizia que tinha e no estoque não tinha. Pode me chamar de burro, porque persistir no erro é isso aí. E o saco...

Depois de várias esperas, e-mails etc. ele ofereceu devolução do valor mas tinha que ser no Itaú (não tenho conta no Itaú!) senão ele ia descontar o valor do doc para o banco onde tenho conta (e daí eu ia pagar literalmente por um erro que não era meu). E o saco...

Como alternativa, podia ficar com um crédito e esperar um novo contêiner com nova remessa. Já tava meio largando mão, então pensei em esperar. Esperei, esperei, esperei, mas nada do tal contêiner. E o saco...

Depois, a essa altura do campeonato (meses depois) eu já tava tão com o saco cheio que achei melhor deixar como prejuízo. Larguei mão definitivamente.

É uma pena... O site tem até uns itens que eu compraria, mas perdi a confiança. Não recomendo e prefiro comprar de fora, nem que saia o dobro. 

Achei que era um caso a parte, mas o Reclame Aqui tem vários, um inclusive igual ao meu:

http://www.reclameaqui.com.br/...a=Tamiya+Shop+Online

 

Bunga, 

Quanto a peça, será que não valeria a pena tentar um representante em outro país?

O negócio então é bem pior do que parece. A obrigação deles depois da lambança toda era no mínimo pagar o custo do DOC. Se você tivesse botado na justiça teria ganho um bom dinheiro. 

Se a coisa está neste nível é uma vergonha para a Tamiya, isso denigre a marca e demonstra que não sabem escolher seus representantes. 

Essa neurose da Tamiya Brasil de falar que tudo é descaminho, mostra o amadorismo deles já que se esta preocupação é tão grande assim, eles nem deveriam ter entrado no mercado. Além do mais se alguém importou via correios ou trouxe de fora em viagem, o produto entrou aqui legalmente. A não ser que tenha vindo escondido em um fundo falso de caminhão ou coisa parecida, o que é bem pouco provável.

Se quiser eu também assino. 

Maia, Rogério, Paulus e Rubens, muito obrigado!

Também tenho algumas considerações a fazer, vamos ver se tenho coerência e concordam comigo?

Assim como o Maia, também tive a oportunidade de viajar algumas vezes e trazer do exterior artigos de hobby, entre eles da Tamiya (numa dessas veio o tal compressor).  Como não fui arremessado de pára-quedas no meio do vôo, desembarquei no meu aeroporto de destino, cumpri os trâmites aduaneiros e meus produtos e minha bagagem foram liberados sem tributação pela Receita Federal.  Ou seja, cumpri TODAS as formalidades e estando os itens dentro da cota a que tinha direito, minha importação foi absolutamente LEGAL.

Segundo ponto.  Assim como tantos outros aqui, também faço algumas compras em lojas no exterior quando não acho o que desejo aqui no Brasil.  Até hoje e até onde eu sei, o caminho que as mercadorias percorrem ao entrar em nosso país via Correios contempla, mais uma vez,  a inspeção aduaneira realizada pela Receita Federal do Brasil.   De acordo com a conveniência e oportunidade do órgão responsável, por algumas vezes fui tributado e paguei a NTS ao retirar a mercadoria na agência dos Correios, por outras vezes tive meus produtos liberados.  Porém, em ambos os casos, as encomendas novamente cumpriram seu trâmite LEGAL, sendo um levianismo ou mesmo insulto acusar a mim (ou qualquer um de nós) de contrabandista ou contraventor.   Contrabandista é aquele que traz algo de forma ilegal, ocultando-o, mas se esse senhor nem sequer sabe ler e escrever a Língua Portuguesa, que dirá saber interpretar o Código Penal.

Em terceiro lugar, o respeito ao cliente foi por água abaixo já na resposta ao primeiro e-mail.  Se não comprei com ele, seria um favor então me atender?  A título de ilustração do que venha a ser respeito há um cliente que possui um produto por mais de 20 anos, recordo-me de um caso emblemático e que foi divulgado na revista Quatro Rodas:  um senhor encontrou um Rols Royce com quase um século de uso apodrecendo num galpão, com a carroceria de madeira destruída por cupins e decidiu procurar a fábrica, na Inglaterra.  Dado a idade e raridade do veículo, mandaram da Inglaterra pra cá um grupo de engenheiros e mecânicos para fazer funcionar a máquina e ainda forneceram as plantas originais e suporte financeiro para a recuperação do veículo.   Aposto que não poderia haver maior propaganda do que um Rols Royce ligar de estalo após décadas parado e estar hoje 100% preservado e em condições de uso!

Obviamente que não possuo condições de ter um Rols Royce, mas isso ficou de tal forma gravado em minha memória que, caso um dia eu venha a ter essa possibilidade, seria uma marca que compraria sem sequer perguntar uma vírgula ou piscar os olhos.  O nome disso é respeito.

Voltando ao caso, o que fica gravado hoje em minha memória é justamente o contrário do exemplo acima.  Obviamente um compressor Tamiya não é um Rols Royce, mas o respeito não escolhe valores financeiros nem status.  Aliás, respeito não se impõe, respeito CONQUISTA-SE!

Bem, pelo visto meu caso não é único aqui, então vamos colhendo opiniões porque vou levar isso até o final para encaminhar! 

Valeu, pessoal!

 

 

Bom pessoal acho que esgotaram o assunto praticamente, lembro muito bem das reclamações no início das operações deles tentando, com autoritarismo, fazer valer o direito de "representantes da marca" , que não estão à altura muito menos preparados para tal, impondo a vontade e o jeito deles querendo monopolizar o mercado interno.

Basta apenas ler o tom das cartas dos ditos representantes para ver que o respeito e a boa vontade em ajudar passam bem longe...

Infelizmente é o que acontece em boa parte dos casos, as pessoas vestem uma couraça de senhor feudal e o resto (clientes) que se dane.

Espero que, em futuro remoto num minúsculo ponto da galáxia chamada via Láctea,  as coisas voltem às suas devidas órbitas.

Abçs,

 

 

 

 

 

 

 

VALLONE CONCORDO EM NÚMERO GÊNERO E GRAU.

EU TENHO A MARCA TAMIYA COMO UMA MARCA RESPEITADA EM TODOS OS PAÍSES POR ONDE PASSEI E ACREDITO QUE UMA PESSOA COMO ESTE SENHOR " DANIEL" NÃO PODERIA ESTAR CARREGANDO A MARCA COMO REPRESENTANTE! JÁ QUE NÃO CONTA COM O CARISMA DE SEUS CLIENTES... E VISA SOMENTE O LUCRO VENDENDO PRODUTOS PARA PESSOAS ABASTADAS FINANCEIRAMENTE, POIS OS PRODUTOS RÁDIOS CONTROLADOS SÃO MUITOS MAIS CAROS QUE NOSSOS KITS PLÁSTICOS QUE TAMBÉM PARA MUITOS AQUI  SE TORNA CARO DEVIDO AO PODER AQUISITIVO E AS TAXAS SEREM MUITO ALTAS, NA REALIDADE JÁ VIROU UM CASO DE PRECONCEITO POR ACHAR QUE NÃO TERMOS A GRANA PARA DESEMBOLSO DE UMA CIFRA BEM MAIOR A QUAL ESSE SENHOR REPRESENTANTE, ESTÁ ACOSTUMADO A LIDAR ( DIGO COM OS USUÁRIOS DE RÁDIOS CONTROLADOS) ... VOCÊS NÃO ACHAM? OU SERÁ QUE O TRATAMENTO É O MESMO?

Last edited by Carcharodon Carcharias (Jack Sparrow)

VAMOS LÁ!

 

acredito que já deixaram bem claro a INSATISFAÇÃO TOTAL com esse representante!

 

PREFIRO PAGAR 300% na RF do que pegar desses caras....

 

Infelizmente a coisa virou um "bate boca" no contato entre o "cliente"  e a "loja", enquanto a Tamiya japonesa fez o que ela julga ser o correto (e o pior é que seria isso o correto em qualquer pais civilizado!!!!) que é repassar a seu representante a responsabilidade em prestar total apoio ao cliente.

 

PESSOALMENTE, EU RESPONDERIA A TAMIYA JAPONESA INFORMANDO QUE INFELIZMENTE TIVE QUE ME DESFAZER DO COMPRESSOR POIS A REPRESENTANTE ME DESESTIMULOU A ESPERAR A PEÇA, POIS ELES ME DESESTIMULARAM A ESPERAR ALGUNS ANOS PELA PEÇA.....

 

De fato DEMOROU para os IPMS brasileiros emitirem uma nota de repudio à conduta desse "representante" que não representa nada...

 

certamente se tivessemos um representante SÉRIO, as coisas seriam diferentes...  de um ano para cá não encontro mais tintas e quem as tem já me disse que vão reduzir muito pois o custo está elevado demais......  kits novos, não vejo nas demais lojas (no máximo lotes deixados por modelistas) o que evidencia o descaso deles com o mercado!

 

TENHO A IMPRESSÃO que eles se focaram em R/C e esqueceram da gente......

 

 

 

se fossem SÉRIOS, NO MINIMO teriam dito que demoraria esperar eles trazerem a peça e poderiam indicar como obter essa peça por importação pessoal!!!!!!  Não sei, quando atuei no comércio (Home Center), não foram poucas as vezes em que indicavamos algum concorrente ou outro meio para que o cliente conseguisse o que precisava mais rápido!  E O CLIENTE VOLTAVA SATISFEITO PARA COMPRAR OUTRAS COISAS CIENTE DE QUE ELE ERA NOSSA MAIOR PREOCUPAÇÃO!

Last edited by Anderson Salafia

Pessoal,

Vou aguardar a continuidade do tópico para ouvir a opinião de todos quanto forem possível por alguns dias.  Depois vou contactar por pvt aqueles que se prontificaram a subscrever para pegar seus dados e, antes de qualquer coisa, colocarei aqui um esboço de nossa resposta.

A cada vez que leio e releio acho ainda mais lamentável...

Abs e sigamos adiante!

Bunga,

Ano passado tentei obter uma árvore que veio faltando em um kit da Tamiya que adquiri no evento do GPC anos atrás, acredite foi um caminho só de ida, tudo para o Sr. Daniel era difícil, embora a maioria das vezes ele deixou a entender que era impossível.

Mandei vários e-mails para o Sr. Kenichi Oshiro, sempre e atendeu com muita cordialidade e pediu para entrar em contato com o Sr. Daniel, onde solicitava que ele resolve-se meu problema, o que nunca aconteceu.

Depois de um ano na luta desisti.

Precisando de alguma coisa é só falar.

Abraço,

Mano

Nunca ouvi ou li um único depoimento favorável a esse representante da Tamiya no Brasil. Quando preciso de algo da Tamiya, pesquiso na Internet até conseguir alguém que me atenda no Japão ou nos Estados Unidos.

Para mim, a Tamiya não tem representante no Brasil. Ponto.

Me lembro de um fato hilário deste cidadão. Logo que começou o negócio dele, ele acessava o Mercado Livre e usava a ferramenta de denúncia do Mercado Livre para todo e qualquer usuário não lojista que estivesse vendendo material com a marca da Tamiya. Não me lembro se ele chegou a nos importunar aqui na Webkits.

Sempre acho engraçado quando um distribuidor ou lojista utiliza o termo "descaminho". Eu compro no exterior, se a Receita Federal taxar, eu pago. Se não taxar, eu não pago. Via de regra, eles generalizam: tudo o que não for comprado deles, é descaminho.

Quem mandou eu nascer no Brasil...

Boa noite.

Vamos por partes...

Como advogado e RH do Diabo...

Conheço esse compressor pois é da época em que eu já fazia plastimodelismo. Fiquei de olho nele, mas era caro, difícil de achar, acabei dando um tempo e só voltei ao hobby em 2013.

Bunga, por favor, explique-me por que você, em pleno século 21, na era do Paradigma Chinês (Para Durar Pouco...) quis consertar um aparelho com mais de 20 anos?

Ele é bom, você se adaptou a ele? Tudo bem. Mas, meu caro amigo, permita-me tratá-lo assim, no final das contas, após compra em dólar, frete, Correios, RF e intermediário, se fosse comprar pelo representante deles, você talvez fosse pagar por essa peça ou peças quase o mesmo que você gastaria aqui mesmo no WK para ter um compressor novo, mais potente, com maiores recursos, fazendo no cartão, em 10 suaves parcelas e não continuaria tendo um compressor descontinuado com mais de 20 anos...

E leia bem o que o fabricante escreveu,

although you should be aware that it requires some re-wiring to install

talvez você fosse ter ainda mais custos com trabalho especializado de rebobinagem ou o que valha.

Isso é o que penso inicialmente da sua dificuldade.

 

Continuando...

Concordo com tudo o que foi dito a cerca da "representação da Tamiya no brasil" e subscrevo qualquer correspondência ao fabricante, mas pode ter certeza que não vai resolver nada. Esse senhor está agindo seguindo acordos, ordens, orientações e cultura da matriz, pois não é de hoje as posturas imorais e amorais que esse representante tem no país.

Lá por 2013-2014, resolvi comprar, do site, dois kits. Fiz todo o processo, via cartão, e fiquei à espera do envio, até que, dias depois, recebi um e-mail deles dizendo estar em falta de um dos kits e oferecendo-me outro. Não quis, pois considerei fraude, já que o produto continuava sendo anunciado no site e cancelamos a operação, via cartão, isso após quase um mês. Para todos os efeitos legais, ainda hoje tenho os mails trocados...

História bem parecida com a do VONPAULUS, não?

E isso tudo é reforçado pela Tamiya que não fez nada a não ser passar a bola para o seu "representante" no país. A postura de uma empresa séria com um cliente tão antigo, em um mercado tão pulverizado e competitivo, proprietário de um produto que funcionou por tanto tempo e que quer continuar a usufruir dele, seria enviar a peça GRATUITAMENTE, através do seu representante, fazer o conserto GRATUITAMENTE e faturar algum merchandising na sua revista oficial. Simples, não?

Mas determinadas empresas não desmentem a sua origem nem o reflexo disso na sua cultura corporativa.

Lembram-se do caso da Schering do Brasil e seu anticoncepcional Microvlar que continha farinha? A empresa, através de correspondência anônima, em 20 de Maio de 1998, soube da existência de farinha em uma cartela de Microvlar, então o 3ª medicamento mais vendido no país. Mesmo com diversas mulheres comunicando gravidez, apesar de usarem o Microvlar, eles continuaram mudos e só fizeram BO em 19 de Junho, 29 dias após a denúncia anônima, porque o Jornal Nacional abriu as trombetas para todo o país. Esse é um dos muitos cases que são apresentados em Seminários de como não agir em presença de uma crise. Essa empresa alemã, por força desse episódio, teve uma crise de confiança, foi anexada à Bayer e, silenciosamente, teve seu nome mudado.

Leiam também algo a respeito do Tylenol da Johnson & Johnson com cianeto e a postura da J&J. É o oposto ao caso do Microvlar, veio bem antes em 1982, mas, claro, são duas culturas corporativas diferentes.

Vocês já viram como as companhias aéreas reagem em presença da queda de um dos seus aparelhos? Tem uma sala de crise, transportam, recebem, alojam e alimentam os parentes das vítimas e seguem toda uma linha de procedimentos que visam não aprofundar mais os danos a sua imagem.

Todas as empresas e profissionais sérios agem com rapidez e transparência, em benefício do seu cliente.

Claro que a Volkswagen Das Auto não entra nessa lista...

 

Por outro lado, a legislação brasileira hoje dá amplo amparo de garantia aos produtos comprados no exterior e que tenham passado pela RF e até mesmo os que não passaram...

O fabricante estrangeiro, por seus representantes no país, é obrigado a dar cobertura de garantia nos mesmos moldes que os produtos internalizados e vendidos com NF na lojinha da esquina.

Seguindo...

Como profissional há 40 anos, fiz clientela ao longo desse tempo todo (algo que os profissionais de hoje estão se esquecendo de fazer) e tenho minha agenda carregada, graças à Deus. Consegui isso apenas tratando as pessoas bem, procurando resolver suas dificuldades, nunca me escudando de assumir responsabilidades e entregando o melhor de mim. Sempre...

 

Finalizando, acho que se fazer esse tipo de postagem é imprescindível para o crescimento do hobby, ainda mais com a documentação que você anexou. Abre os olhos de alguns, reforça as decisões de outros e tira do mercado e da comunidade, mais cedo ou mais tarde, pessoas e instituições que merecem apenas o nosso mais veemente repúdio pela imoralidade por onde transitam.

Abs e pode contar comigo também...

Lamentável, eu trabalhei 04 anos também em um empresa japonesa e este e-mail direcionado ao Japão é sinônimo de vergonha para eles, porém eles são de fato muito corporativistas e uma ação demora muito para ser tomada, precisara de mais uns 10 e-mails destes para descredenciarem este fornecedor, não pelo fato da peça em si mas pelo péssimo atendimento e postura do mesmo, o que sempre aprendo é que devemos deixar as nossas perspectivas pessoais e tentar atender o cliente sempre mesmo nas solicitações mais absurdas.

Era mais fácil como já disseram ai ele ter tratado vc bem, mandar a solicitação para o Japão e ainda te oferecer um kit, ou na impossibilidade de te atender informar de forma educada que ao menos tentou e te oferecer uma compensação pela sua fidelidade de 20 anos quem sabe até oferecendo um novo compressor num valor mais acessível, ou olha não pude te atender mas  estou mandando um kit pra vc e temos aqui um compressor no valor de US$ xxx que vc pode pagar em 500 anos, ou então temos este nacional muito bom que te recomendo via webkits o frete é por nossa conta e pronto assunto encerrado, cliente satisfeito e fidelizado.

Agora caminho contrário é o da Revell onde vc pede peças por e-mail e não ficam te questionando nada,  muito pelo contrário sempre tentam ajudar e não ficam te endereçando para representante, .

 

 

Last edited by REZENDE

Artemius, 

Concordo plenamente quanto ao seu questionamento do meu apego ao compressor antigo, inclusive tenho mais dois outros compressores modernos (um com motor de geladeira e outro Michelin), porém esse Tamiya é portátil e já vem com um aerógrafo de ação simples que cumpre honestamente seu papel.  Então, pela praticidade que ele me proporcionava para trabalhos que não exigissem muita sofisticação, era um bom aparelho, além de confiável. 

A questão da instalação elétrica seria o de menos, pois eu faria a substituição apenas do conjunto mecânico com as engrenagens danificadas. 

Quanto a todas suas outras considerações,  irretocável em todas as palavras e exemplos. 

Obrigado pelo apoio e vou abrir mensagem privada com cada um que se prontificou a subscrever para anotar seus dados. 

Grande abraço! 

         Luiz Felipe 

Los e Rezende, 

Obrigado pelo apoio!  A intenção é que chegue à matriz a carta resposta assinada pelo máximo de modelistas possível .   Eu estava dando um tempo pra colher outras opiniões como as de vocês,  mas amanhã já devo postar aqui o esboço da carta resposta e procurarei vocês via MP para anotar os dados de subscrição. 

Acho meio difícil a Tamiya não dar atenção dessa vez, até porque já me mandaram um novo e-mail antes de ontem perguntando sobre o caso. 

Torçamos pra que nos ouçam e saibam a péssima escolha que fizeram aqui 

Abração, 

        Luiz Felipe 

  Silvio, acho que é mais complicado pq uma associação, como é PJ, tem que ter tido, ela própria, algum problema, não apenas um de seus membros, pois aí ela incorre no crime de Calúnia e/ou Difamação. 

Não vejo nenhum drama nisso tudo, claro que esse tipo de coisa não acontece toda hora mas acontece e muito basta dar uma verificada no Procon o ue tem de reclamação contra grandes empresas que se acham as rainhas da cocada preta.

A questão é simples, toda empresa dita séria se preocupa com as reclamações vindas de seus clientes ainda mais quando neste caso temos uma unanimidade total.

Ainda mais que estão perguntando, como disse o colega, como anda o caso, sinal que tem interesse em verificar o que acontece e tentar solução do problema.

É isso aí, galera, segue o jogo.

Abçs,

 

 

 

 

Senhores,

Segue esboço do e-mail que enviarei.  Estou colhendo a assinatura via MP de todos que estiverem de acordo.

Muito obrigado mais uma vez!

 

 

"To Tamiya Japan

In Care Of Spare Parts Department and Commercial Department

(Carbon copy for Mr Daniel Mendes and other subscribers of this message)

 

Dear Sirs,

 Thanks for your reply and interest in solving the matter!  I’m very sad to inform you that the compressor is going to garbage together with any kind of contact with your representation office in Brazil.

 As soon as you forwarded my message to Mr Daniel, he wrote me another e-mail in response with his considerations, on his usual rude and arrogant way (all the messages are shown below in Portuguese and you can translate using any on-line translator.  Sorry I don’t have more time to spend on it). 

 According to his convictions, I’m an insignificant and unsatisfied customer complaining to the factory and trying to destroy his image and reputation, and if I still wish, he could add my spare in his next order.  No thanks!

 Well, as I thought I was a case on one million, I placed the complete story on the biggest modelling forum in Brazil and South America.  This message now is not being signed only for me, but together with all these people below that share the same opinion about the Tamiya representative office in Brazil and its customer care.

  https://webkits.hoop.la/topic/r...4#480517033642991034

 As another source, the link below shows a famous complaint public site in Brazil, where you also can check the considerations of other unsatisfied clients:

 http://www.reclameaqui.com.br/...a=Tamiya+Shop+Online

 All conclusions can be drawn by yourselves and I finish this message saying that I don’t want any kind of contact with your representative office anymore under any circumstances.

 In my opinion and other subscribers of this e-mail Tamiya Brazil is dead. 

 Sincerely and respectfully,

 

           (Assinatura de todos que desejarem)"

Apenas metendo o bedelho e como advogado:

 

Caso o proprietário não saiba, existe um limite legal para importação de USD$500 por pessoa que não é tributado! Ou seja, se o Bunga tem cacife para ir até onde ele quiser e comprar $500 em kits e trazer, ele não vai ser tributado e não será nem contrabando nem descaminho.

O que esse "infeliz" fez foi tentar se impor numa situação completamente corriqueira.

Mais uma demonstração do nível de atendimento na "terra brazilis"

Dconsorti,

Isso sem contar o que é tributado pela Receita Federal, que como eu disse anteriormente, entra no país de forma absolutamente legal e pelo caminho correto a ser seguido.

Penso que o cidadão não saiba o teor do que se encontra insculpido nos arts. 334 (Descaminho) e 334a (Contrabando) do Código Penal.

A opinião de um advogado é sempre oportuna e bem-vinda!  Muito obrigado!

Abração!

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