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Rapaziada, que situação!!!!!
Se não houve problema mecânico/falha/elétrica/hidráulica ou algo semelhante, foi uma "barbeiragem" tremenda.
Mas como todo acidente aeronáutico, deve-se esperar as investigações. Qualquer comentário apontando a causa é leviandade.
O giro após o impacto fora da pista é terrível!!!!
Se não houve problema mecânico/falha/elétrica/hidráulica ou algo semelhante, foi uma "barbeiragem" tremenda.
Mas como todo acidente aeronáutico, deve-se esperar as investigações. Qualquer comentário apontando a causa é leviandade.
O giro após o impacto fora da pista é terrível!!!!
não sei se é o caso, mas já vi um acidente "quase igual" quando um 737 800 entrou e modo pouso, desacelerou e levantou o nariz do av a 300 pés. O av estolou e encheu o chão partido em 3 pedaços.
O pilot e copiloto estavam ocupados com outras tarefas pois estavam fazendo uma aproximação por cima, vinha alto e tentavm perder altitude e velocidade, não viram que o av entrou em modo pouso e pos as turbinas em lenta.
O pilot e copiloto estavam ocupados com outras tarefas pois estavam fazendo uma aproximação por cima, vinha alto e tentavm perder altitude e velocidade, não viram que o av entrou em modo pouso e pos as turbinas em lenta.
A pergunta a se fazer não é quantas horas o cara tinha no equipamento, nem quantas vezes ele tinha pousado em SFO ou quantos nós abaixo da velocidade ideal de aproximação ele estava.
A pergunta a se fazer é: o que leva dois aviadores, com 10 mil horas de voo cada um, a deixar uma situação desenvolver dessa forma, levando um avião tecnologicamente impecável a um ponto sem retorno num momento tão crucial do voo, e porque sua reação não foi suficiente p'ra evitar a porrada.
Já li muitas postagens em locais diversos (aqui e outros fóruns) apontando o dedo para o aviador, chamando os caras de bundas moles, outros dando graças ao avião que só teria aguentado a porrada por que era Boeing, todos sem ter a menor idéia do que acontece numa cabine de comando.
Enfim, fico especialmente ansioso pelo relatório desse voo.
A única coisa que me arrisco antecipar é que provavelmente o gravador de vozes da cabine trará mais revelações do que necessariamente o gravador de dados de voo.
Algumas frases - criadas por mim, juro! - que gosto de dizer quando há um acidente e todo mundo aponta o aviador como culpado:
- "A aviação nada mais é do que um monte de cagadas completamente inéditas esperando p'ra serem cometidas pelo primeiro aviador desatento que chegar perto delas".
- "O dia que achar que eu não cometo mais erro algum, será o último dia que eu não vou ver meu nome nos jornais."
E uma clássica (não foi criada por mim):
"O bom piloto é aquele que sabe evitar as situações das quais somente um excelente piloto poderia se livrar".
A pergunta a se fazer é: o que leva dois aviadores, com 10 mil horas de voo cada um, a deixar uma situação desenvolver dessa forma, levando um avião tecnologicamente impecável a um ponto sem retorno num momento tão crucial do voo, e porque sua reação não foi suficiente p'ra evitar a porrada.
Já li muitas postagens em locais diversos (aqui e outros fóruns) apontando o dedo para o aviador, chamando os caras de bundas moles, outros dando graças ao avião que só teria aguentado a porrada por que era Boeing, todos sem ter a menor idéia do que acontece numa cabine de comando.
Enfim, fico especialmente ansioso pelo relatório desse voo.
A única coisa que me arrisco antecipar é que provavelmente o gravador de vozes da cabine trará mais revelações do que necessariamente o gravador de dados de voo.
Algumas frases - criadas por mim, juro! - que gosto de dizer quando há um acidente e todo mundo aponta o aviador como culpado:
- "A aviação nada mais é do que um monte de cagadas completamente inéditas esperando p'ra serem cometidas pelo primeiro aviador desatento que chegar perto delas".
- "O dia que achar que eu não cometo mais erro algum, será o último dia que eu não vou ver meu nome nos jornais."
E uma clássica (não foi criada por mim):
"O bom piloto é aquele que sabe evitar as situações das quais somente um excelente piloto poderia se livrar".
Foto do exato 777 que caiu que tinha matrícula HL 7742:
bonito.
quote:Originalmente publicado por carioca:
A pergunta a se fazer não é quantas horas o cara tinha no equipamento, nem quantas vezes ele tinha pousado em SFO ou quantos nós abaixo da velocidade ideal de aproximação ele estava.
A pergunta a se fazer é: o que leva dois aviadores, com 10 mil horas de voo cada um, a deixar uma situação desenvolver dessa forma, levando um avião tecnologicamente impecável a um ponto sem retorno num momento tão crucial do voo, e porque sua reação não foi suficiente p'ra evitar a porrada.
Já li muitas postagens em locais diversos (aqui e outros fóruns) apontando o dedo para o aviador, chamando os caras de bundas moles, outros dando graças ao avião que só teria aguentado a porrada por que era Boeing, todos sem ter a menor idéia do que acontece numa cabine de comando.
Enfim, fico especialmente ansioso pelo relatório desse voo.
A única coisa que me arrisco antecipar é que provavelmente o gravador de vozes da cabine trará mais revelações do que necessariamente o gravador de dados de voo.
Algumas frases - criadas por mim, juro! - que gosto de dizer quando há um acidente e todo mundo aponta o aviador como culpado:
- "A aviação nada mais é do que um monte de cagadas completamente inéditas esperando p'ra serem cometidas pelo primeiro aviador desatento que chegar perto delas".
- "O dia que achar que eu não cometo mais erro algum, será o último dia que eu não vou ver meu nome nos jornais."
E uma clássica (não foi criada por mim):
"O bom piloto é aquele que sabe evitar as situações das quais somente um excelente piloto poderia se livrar".
Eduardo, eu queria que somente 5% soubesse o que se passa em um cockpit!!!
Carioca,ótima participaçâo,como todas as suas quando tratamos desse assunto!
Por isso que fico p2to da vid!.As conclusoes tiradas pelos srs. cenipas. Nada contra opinião,mas falar na certeza sem dados alguns é demais!
Por isso que fico p2to da vid!.As conclusoes tiradas pelos srs. cenipas. Nada contra opinião,mas falar na certeza sem dados alguns é demais!
quote:Originalmente publicado por A.Bell:
Carioca,ótima participaçâo,como todas as suas quando tratamos desse assunto!
Por isso que fico p2to da vid!.As conclusoes tiradas pelos srs. cenipas. Nada contra opinião,mas falar na certeza sem dados alguns é demais!
Pois é Bell, por isso que comentei que qualquer coisa falada neste momento é leviandade....
A tratativa de um acidente sempre é envolta em uma gama tão grande de "especialistas" que eu fico me perguntando porque que ainda acontecem acidentes com tanta gente "entendida" no assunto?
Absurdo
SUM TIM WONG ( SOMETHING WRONG )
WI TU LO ( NÓS MUITO BAIXO )
HO LEE FUK ( HOLY FUCK )
BANG DING OW ( BIM BAM BUM )
WI TU LO ( NÓS MUITO BAIXO )
HO LEE FUK ( HOLY FUCK )
BANG DING OW ( BIM BAM BUM )
NE PO
UM
A BLA SSO
UM
A BLA SSO
Éhh ...
tbm achei cômico esses quatro nomes acima, mas essa bricadeira rendeu um processo contra a emissora que comentou esses nomes no ar lá em SFrancisco...
mas, reafirmando... que foi realmente cômico, isso foi
FT
tbm achei cômico esses quatro nomes acima, mas essa bricadeira rendeu um processo contra a emissora que comentou esses nomes no ar lá em SFrancisco...
mas, reafirmando... que foi realmente cômico, isso foi
FT
Fabio Traíra,
um abracira.
um abracira.
quote:Originalmente publicado por Hernel:quote:Originalmente publicado por carioca:
A pergunta a se fazer não é quantas horas o cara tinha no equipamento, nem quantas vezes ele tinha pousado em SFO ou quantos nós abaixo da velocidade ideal de aproximação ele estava.
A pergunta a se fazer é: o que leva dois aviadores, com 10 mil horas de voo cada um, a deixar uma situação desenvolver dessa forma, levando um avião tecnologicamente impecável a um ponto sem retorno num momento tão crucial do voo, e porque sua reação não foi suficiente p'ra evitar a porrada.
Já li muitas postagens em locais diversos (aqui e outros fóruns) apontando o dedo para o aviador, chamando os caras de bundas moles, outros dando graças ao avião que só teria aguentado a porrada por que era Boeing, todos sem ter a menor idéia do que acontece numa cabine de comando.
Enfim, fico especialmente ansioso pelo relatório desse voo.
A única coisa que me arrisco antecipar é que provavelmente o gravador de vozes da cabine trará mais revelações do que necessariamente o gravador de dados de voo.
Algumas frases - criadas por mim, juro! - que gosto de dizer quando há um acidente e todo mundo aponta o aviador como culpado:
- "A aviação nada mais é do que um monte de cagadas completamente inéditas esperando p'ra serem cometidas pelo primeiro aviador desatento que chegar perto delas".
- "O dia que achar que eu não cometo mais erro algum, será o último dia que eu não vou ver meu nome nos jornais."
E uma clássica (não foi criada por mim):
"O bom piloto é aquele que sabe evitar as situações das quais somente um excelente piloto poderia se livrar".
Eduardo, eu queria que somente 5% soubesse o que se passa em um cockpit!!!
Hernel,
Pelos seus comentário vc deve ser piloto, respeito sua opinião e também acho que devemos aguardar as investigações para saber a causa mas como estamos em um forum, tomo a liberadade de tecer meus comentários sobre o ocorrido. Tenho um amigo que trabalhou anos na Embraer e que ia muito no CTA. Como vc sabe, qualquer acidente em nossas terras vai para lá. Ele costumava falar que avião não cai, ele é derrubado e cade vez que vejo um acidente aéreo e os resultados convenço-me que ele sempre esteve certo. Cito os exemplos do TAM 3054 que escapei dele por 30 minutos, o AF que caiu no oceano, o Gol derrubado pelo Legacy, os dois 747 das Ilhas Tenerife e todos os outros que mostram no Discovery Channel e NatGeo. Veja no link abaixo o trabalho de um ex-piloto e especialista baseado nos dados coletados desse voo até agora
http://www.tecmundo.com.br/tec...oeing-777-video-.htm
Mais um caso de imperícia de piloto. Vc pode concordar ou não com minha opinião mas duas pessoas morreram e outras centenas foram feridas. Confio no B777 e já voei nele várias vezes mas nunca sabemos quem está dentro da cabine. Na decolagem rezo e entrego tudo nas mãos de Deus, no resto nada mais podemos fazer....
quote:Originalmente publicado por TomcatSP:quote:Originalmente publicado por Hernel:quote:Originalmente publicado por carioca:
A pergunta a se fazer não é quantas horas o cara tinha no equipamento, nem quantas vezes ele tinha pousado em SFO ou quantos nós abaixo da velocidade ideal de aproximação ele estava.
A pergunta a se fazer é: o que leva dois aviadores, com 10 mil horas de voo cada um, a deixar uma situação desenvolver dessa forma, levando um avião tecnologicamente impecável a um ponto sem retorno num momento tão crucial do voo, e porque sua reação não foi suficiente p'ra evitar a porrada.
Já li muitas postagens em locais diversos (aqui e outros fóruns) apontando o dedo para o aviador, chamando os caras de bundas moles, outros dando graças ao avião que só teria aguentado a porrada por que era Boeing, todos sem ter a menor idéia do que acontece numa cabine de comando.
Enfim, fico especialmente ansioso pelo relatório desse voo.
A única coisa que me arrisco antecipar é que provavelmente o gravador de vozes da cabine trará mais revelações do que necessariamente o gravador de dados de voo.
Algumas frases - criadas por mim, juro! - que gosto de dizer quando há um acidente e todo mundo aponta o aviador como culpado:
- "A aviação nada mais é do que um monte de cagadas completamente inéditas esperando p'ra serem cometidas pelo primeiro aviador desatento que chegar perto delas".
- "O dia que achar que eu não cometo mais erro algum, será o último dia que eu não vou ver meu nome nos jornais."
E uma clássica (não foi criada por mim):
"O bom piloto é aquele que sabe evitar as situações das quais somente um excelente piloto poderia se livrar".
Eduardo, eu queria que somente 5% soubesse o que se passa em um cockpit!!!
Hernel,
Pelos seus comentário vc deve ser piloto, respeito sua opinião e também acho que devemos aguardar as investigações para saber a causa mas como estamos em um forum, tomo a liberadade de tecer meus comentários sobre o ocorrido. Tenho um amigo que trabalhou anos na Embraer e que ia muito no CTA. Como vc sabe, qualquer acidente em nossas terras vai para lá. Ele costumava falar que avião não cai, ele é derrubado e cade vez que vejo um acidente aéreo e os resultados convenço-me que ele sempre esteve certo. Cito os exemplos do TAM 3054 que escapei dele por 30 minutos, o AF que caiu no oceano, o Gol derrubado pelo Legacy, os dois 747 das Ilhas Tenerife e todos os outros que mostram no Discovery Channel e NatGeo. Veja no link abaixo o trabalho de um ex-piloto e especialista baseado nos dados coletados desse voo até agora
http://www.tecmundo.com.br/tec...oeing-777-video-.htm
Mais um caso de imperícia de piloto. Vc pode concordar ou não com minha opinião mas duas pessoas morreram e outras centenas foram feridas. Confio no B777 e já voei nele várias vezes mas nunca sabemos quem está dentro da cabine. Na decolagem rezo e entrego tudo nas mãos de Deus, no resto nada mais podemos fazer....
F14 amigo..... é apenas a discrição que temos que ter em um momento como este. Afirmações fantasiosas de supostos especialistas nós temos a todo momento.
O que temos, como profissionais da aviação, é ter a parcimônia, de aguardar resultados oficiais e medidas corretivas que são implementadas em nossas reciclagens a cada incidente/acidente que ocorre. Visto a demanda pela atenção aos pitot´s/stall que houve após o AF.
Isto porém não quer dizer que eu não tenha uma opinião formada sobre este tema, apenas, por questões de profissionalismo, não a externo!!!
Já voei com o triple seven (como pax) e cruzo com eles todos os dias , e concordo com sua opinião quando do nosso desconhecimento do responsável pelo voo e consequentemente nossas vidas, porém, a esmagadora maioria das tripulações são extremamente bem treinadas, responsáveis e confiáveis. Afinal, a habilitação para conduzir o engenho de Santos-Dumont é consideravelmente mais apurada e demanda de muito mais tempo do que a engenhoca de Karl Benz!!!
Mas erros acontecem. Seja pelas vias humanas diretamente, ou por aqueles que a construíram.
Não sou fã de Tom Jobim, mas como dizia um dos criadores da bossa nova. "Dizia que avião não era um meio de transporte em que se pudesse confiar. E enumerava as razões: 1- O avião é mais pesado do que o ar 2- É movido por motores a explosão. 3- Se der uma pane, o avião está no ar e o mecânico na terra. 4- Não dá direito de defesa ao passageiro."
Não que eu concorde com estas afirmações!!!!
Abraço
Véio... desisto...
quote:Originalmente publicado por carioca:
Véio... desisto...
Hernel,
No caso do AF, a investigação apontou que os pitots congelaram mas quem tomou a decisáo de ir contra um monstro de Cumulus Nimbus no meio do Atlântico quando outros 3 aviões na mesa rota desviaram e pousaram ilesos na Europa ? Percebe o que eu digo ?
Também concordo contigo que uma somatória de cagadas causam essas coisas.
Não conhecia essas citações do Tom Jobim. Interessantes e engraçadas...mas ele não era engenheiro e não sabia que um avião voa pelo equilíbrio de 4 forças.
No caso do AF, a investigação apontou que os pitots congelaram mas quem tomou a decisáo de ir contra um monstro de Cumulus Nimbus no meio do Atlântico quando outros 3 aviões na mesa rota desviaram e pousaram ilesos na Europa ? Percebe o que eu digo ?
Também concordo contigo que uma somatória de cagadas causam essas coisas.
Não conhecia essas citações do Tom Jobim. Interessantes e engraçadas...mas ele não era engenheiro e não sabia que um avião voa pelo equilíbrio de 4 forças.
quote:Originalmente publicado por TomcatSP:
Hernel,
No caso do AF, a investigação apontou que os pitots congelaram mas quem tomou a decisáo de ir contra um monstro de Cumulus Nimbus no meio do Atlântico quando outros 3 aviões na mesa rota desviaram e pousaram ilesos na Europa ? Percebe o que eu digo ?
E porque eles não desviaram?
O retorno do radar meteorológico deles acusava severidade na formação? Ou era só uma manchinha verde?
VOCÊ sabe o que acontece dentro de uma cabine de comando? Sabe os fatores que se levam em consideração ao fazer um desvio em um voo de 12 horas?
Ou só sabe o que "o amigo que trabalhou no CTA" e o Discovery e a NatGeo dizem?
Que eles erraram ficou claro, o problema - desse e dos outros voos - é porque eles erraram.
É isso que um bom profissional tem que querer saber.
quote:Originalmente publicado por carioca:quote:Originalmente publicado por TomcatSP:
Hernel,
No caso do AF, a investigação apontou que os pitots congelaram mas quem tomou a decisáo de ir contra um monstro de Cumulus Nimbus no meio do Atlântico quando outros 3 aviões na mesa rota desviaram e pousaram ilesos na Europa ? Percebe o que eu digo ?
E porque eles não desviaram?
O retorno do radar meteorológico deles acusava severidade na formação? Ou era só uma manchinha verde?
VOCÊ sabe o que acontece dentro de uma cabine de comando? Sabe os fatores que se levam em consideração ao fazer um desvio em um voo de 12 horas?
Ou só sabe o que "o amigo que trabalhou no CTA" e o Discovery e a NatGeo dizem?
Que eles erraram ficou claro, o problema - desse e dos outros voos - é porque eles erraram.
É isso que um bom profissional tem que querer saber.
Take it easy Captain.... Take it easy!!!!
É VERDADE !
A gente precisa ter bons amigos !
E amigos são para essas coisas !!!
Amigos para mandar abraços !
A gente precisa ter bons amigos !
E amigos são para essas coisas !!!
Amigos para mandar abraços !
quote:Originalmente publicado por carioca:quote:Originalmente publicado por TomcatSP:
Hernel,
No caso do AF, a investigação apontou que os pitots congelaram mas quem tomou a decisáo de ir contra um monstro de Cumulus Nimbus no meio do Atlântico quando outros 3 aviões na mesa rota desviaram e pousaram ilesos na Europa ? Percebe o que eu digo ?
E porque eles não desviaram?
O retorno do radar meteorológico deles acusava severidade na formação? Ou era só uma manchinha verde?
VOCÊ sabe o que acontece dentro de uma cabine de comando? Sabe os fatores que se levam em consideração ao fazer um desvio em um voo de 12 horas?
Ou só sabe o que "o amigo que trabalhou no CTA" e o Discovery e a NatGeo dizem?
Que eles erraram ficou claro, o problema - desse e dos outros voos - é porque eles erraram.
É isso que um bom profissional tem que querer saber.
Captain Carioca,
Eles erraram por que eram humanos e isso é inerente à nossa condição mas a profissão escolhida por eles não permite erros. Sei que um desvio de rota implica em maior consumo mas os outros 3 desviaram e se somente eles tivessem morrido tudo bem mas levaram junto mais de 200 pessoas cujas famílias foram destruídas. Se nesse meio tivesse alguém da sua família você ainda teria a mesma opinião ?
Tudo que vi até hoje dos acidentes foi erro humano e enfatizo, essa profissão não pode errar.
TomCat, o que eu quis dizer desde o início do tópico é o seguinte:
- Um B777 perde a sustentação e se arrebenta na curta final depois de um voo de 12 horas.
Porquê?
- Oras, ele "estolou" por que o cara deixou a velocidade cair, levantou o nariz, a velocidade caiu mais, não deu tempo de recuperar e ele meteu a cara na cabeceira.
Só que isso é simplismo demais p'ra quem trabalha na área. O que eu quero saber é:
- Como pode uma tripulação com dez mil horas de voo cada piloto levar um avião como um B777 - em perfeitas condições e com meteorologia perfeita para se voar - a uma situação irrecuperável a poucas milhas da cabeceira?
- O que aconteceu dentro daquela cabine e que não pode jamais se repetir em um mesmo ambiente e situação? Será que eu já passei ou vou passar por algo semelhante?
- Será que eu cometeria o mesmo erro? Como será que eu reagiria? O que seria mais adequado? E por que o mais adequado não foi feito? Ou não foi conseguido?
Normalmente as pessoas apontam o dedo para os pilotos e repetem os clichês tradicionais de que "avião não cai, é derrubado", ou que "nunca é somente uma causa, mas um somatório de causas", bla bla bla bla...
Já sabemos tudo isso. Eu quero saber o que houve, efetivamente.
- O que eles estavam falando dentro da cabine?
- Porque ninguém ali dentro se manifestou sobre o estol iminente? Ou será que alguém falou e o piloto nos comandos simplesmente ignorou?
Essas são as perguntas que eu quero ver respondidas.
Que alguém errou fica fácil supor. Como profissional eu quero saber os motivos dos erros, e porque suas consequencias se tornaram impossíveis de contornar.
E sim, nós podemos errar nessa profissão. Somos humanos como todos os outros - médicos que erram, policiais que erram, juízes que erram... O que nós não podemos é ignorar esse fator da nossa condição humana, e deixar a situação chegar a um ponto sem retorno, como foi esse caso, gerenciando as consequencias dos erros e mitigando-os.
Eu já errei - e muito, diga-se de passagem. Só que nunca deixei a situação chegar ao limite do Jornal Nacional.
E - como já postei antes aqui mesmo - o dia que eu achar que estou livre de qualquer chance de cometer erros, terá sido o último dia que meu nome não aparece nos jornais.
Abrassssssssss
Eduardo
PS: Falando do AF447... o dia que eu perder alguém realmente próximo em um acidente (perdi conhecidos tanto no AF447 quanto no TAM 3054), farei as mesmas perguntas que fiz acima.
Se os caras não desviaram é porque não acharam que deveriam desviar. Já aconteceu comigo de uma tempestade ficar encoberta por outra mais a frente na apresentação radar, e a gente só descobrir depois que o monstro estava na nossa cara e não tinha mais como sair dele. Como gerenciar? Reduzindo velocidade, amarrando as comissárias, procurando um caminho mais curto para fora da surra e gerenciando os sistemas da aeronave que possam ser afetados pela pancadaria - sistemas de leituras de dados do ar, por exemplo.
Se eles pilotaram mal ou não conseguiram por qualquer motivo sair do estol em que se meteram, então entramos no mérito do gerenciamento das consequencias do erro que eu falei mais acima.
- Um B777 perde a sustentação e se arrebenta na curta final depois de um voo de 12 horas.
Porquê?
- Oras, ele "estolou" por que o cara deixou a velocidade cair, levantou o nariz, a velocidade caiu mais, não deu tempo de recuperar e ele meteu a cara na cabeceira.
Só que isso é simplismo demais p'ra quem trabalha na área. O que eu quero saber é:
- Como pode uma tripulação com dez mil horas de voo cada piloto levar um avião como um B777 - em perfeitas condições e com meteorologia perfeita para se voar - a uma situação irrecuperável a poucas milhas da cabeceira?
- O que aconteceu dentro daquela cabine e que não pode jamais se repetir em um mesmo ambiente e situação? Será que eu já passei ou vou passar por algo semelhante?
- Será que eu cometeria o mesmo erro? Como será que eu reagiria? O que seria mais adequado? E por que o mais adequado não foi feito? Ou não foi conseguido?
Normalmente as pessoas apontam o dedo para os pilotos e repetem os clichês tradicionais de que "avião não cai, é derrubado", ou que "nunca é somente uma causa, mas um somatório de causas", bla bla bla bla...
Já sabemos tudo isso. Eu quero saber o que houve, efetivamente.
- O que eles estavam falando dentro da cabine?
- Porque ninguém ali dentro se manifestou sobre o estol iminente? Ou será que alguém falou e o piloto nos comandos simplesmente ignorou?
Essas são as perguntas que eu quero ver respondidas.
Que alguém errou fica fácil supor. Como profissional eu quero saber os motivos dos erros, e porque suas consequencias se tornaram impossíveis de contornar.
E sim, nós podemos errar nessa profissão. Somos humanos como todos os outros - médicos que erram, policiais que erram, juízes que erram... O que nós não podemos é ignorar esse fator da nossa condição humana, e deixar a situação chegar a um ponto sem retorno, como foi esse caso, gerenciando as consequencias dos erros e mitigando-os.
Eu já errei - e muito, diga-se de passagem. Só que nunca deixei a situação chegar ao limite do Jornal Nacional.
E - como já postei antes aqui mesmo - o dia que eu achar que estou livre de qualquer chance de cometer erros, terá sido o último dia que meu nome não aparece nos jornais.
Abrassssssssss
Eduardo
PS: Falando do AF447... o dia que eu perder alguém realmente próximo em um acidente (perdi conhecidos tanto no AF447 quanto no TAM 3054), farei as mesmas perguntas que fiz acima.
Se os caras não desviaram é porque não acharam que deveriam desviar. Já aconteceu comigo de uma tempestade ficar encoberta por outra mais a frente na apresentação radar, e a gente só descobrir depois que o monstro estava na nossa cara e não tinha mais como sair dele. Como gerenciar? Reduzindo velocidade, amarrando as comissárias, procurando um caminho mais curto para fora da surra e gerenciando os sistemas da aeronave que possam ser afetados pela pancadaria - sistemas de leituras de dados do ar, por exemplo.
Se eles pilotaram mal ou não conseguiram por qualquer motivo sair do estol em que se meteram, então entramos no mérito do gerenciamento das consequencias do erro que eu falei mais acima.
Não estou entendendo nada, porque não sou piloto de avião.
Eu sou médico de senhoras, e tenho que pilotar a vida delas, em muitos aspectos !
Eu sou médico de senhoras, e tenho que pilotar a vida delas, em muitos aspectos !
Dotô, é admirável que ainda hajam senhoras que entreguem suas perseg... digo, suas vidas em mãos de um doidivana como o senhor!
pois é...
... para cada aeroporto, existem vários pilotos tentando pousar seu avião !
Entendeu ? Aeroporto, avião ...
Abraços calorosos !!!
E cuidado, pilote seu avião com destreza !
... para cada aeroporto, existem vários pilotos tentando pousar seu avião !
Entendeu ? Aeroporto, avião ...
Abraços calorosos !!!
E cuidado, pilote seu avião com destreza !
quote:Originalmente publicado por carioca:
TomCat, o que eu quis dizer desde o início do tópico é o seguinte:
- Um B777 perde a sustentação e se arrebenta na curta final depois de um voo de 12 horas.
Porquê?
- Oras, ele "estolou" por que o cara deixou a velocidade cair, levantou o nariz, a velocidade caiu mais, não deu tempo de recuperar e ele meteu a cara na cabeceira.
Só que isso é simplismo demais p'ra quem trabalha na área. O que eu quero saber é:
- Como pode uma tripulação com dez mil horas de voo cada piloto levar um avião como um B777 - em perfeitas condições e com meteorologia perfeita para se voar - a uma situação irrecuperável a poucas milhas da cabeceira?
- O que aconteceu dentro daquela cabine e que não pode jamais se repetir em um mesmo ambiente e situação? Será que eu já passei ou vou passar por algo semelhante?
- Será que eu cometeria o mesmo erro? Como será que eu reagiria? O que seria mais adequado? E por que o mais adequado não foi feito? Ou não foi conseguido?
Normalmente as pessoas apontam o dedo para os pilotos e repetem os clichês tradicionais de que "avião não cai, é derrubado", ou que "nunca é somente uma causa, mas um somatório de causas", bla bla bla bla...
Já sabemos tudo isso. Eu quero saber o que houve, efetivamente.
- O que eles estavam falando dentro da cabine?
- Porque ninguém ali dentro se manifestou sobre o estol iminente? Ou será que alguém falou e o piloto nos comandos simplesmente ignorou?
Essas são as perguntas que eu quero ver respondidas.
Que alguém errou fica fácil supor. Como profissional eu quero saber os motivos dos erros, e porque suas consequencias se tornaram impossíveis de contornar.
E sim, nós podemos errar nessa profissão. Somos humanos como todos os outros - médicos que erram, policiais que erram, juízes que erram... O que nós não podemos é ignorar esse fator da nossa condição humana, e deixar a situação chegar a um ponto sem retorno, como foi esse caso, gerenciando as consequencias dos erros e mitigando-os.
Eu já errei - e muito, diga-se de passagem. Só que nunca deixei a situação chegar ao limite do Jornal Nacional.
E - como já postei antes aqui mesmo - o dia que eu achar que estou livre de qualquer chance de cometer erros, terá sido o último dia que meu nome não aparece nos jornais.
Abrassssssssss
Eduardo
PS: Falando do AF447... o dia que eu perder alguém realmente próximo em um acidente (perdi conhecidos tanto no AF447 quanto no TAM 3054), farei as mesmas perguntas que fiz acima.
Se os caras não desviaram é porque não acharam que deveriam desviar. Já aconteceu comigo de uma tempestade ficar encoberta por outra mais a frente na apresentação radar, e a gente só descobrir depois que o monstro estava na nossa cara e não tinha mais como sair dele. Como gerenciar? Reduzindo velocidade, amarrando as comissárias, procurando um caminho mais curto para fora da surra e gerenciando os sistemas da aeronave que possam ser afetados pela pancadaria - sistemas de leituras de dados do ar, por exemplo.
Se eles pilotaram mal ou não conseguiram por qualquer motivo sair do estol em que se meteram, então entramos no mérito do gerenciamento das consequencias do erro que eu falei mais acima.
Carioca,
Té certo, o cerne da questão é justamente ter as perguntas respondidas e aprender com o erros para evitar mais perdas de vidas e prejuízos. Também tive conhecidos que se perderam nos dois voos mencionados. Só fico indignado da Justiça brasileira ter liberados os dois americanos que derrubaram o Gol. Imagino que vc como piloto se tivesse feito isso lá nos EUA ainda estaria preso...coisas de nossas terras.
Abraço