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Interessante a pintura da foto abaixo, mostrando a base dos slats pintado com uma cor mais escura.

Encontrar fotos mostrado bem os slats abertos são difÍceis, mas no caso do 109 tenho visto que a grande maioria segue a pintura da camuflagem e não o jÁ tradicional RLM 02.

Sobre a foto, É um Bf 109E-3 WNr.1195 fabricado pela Erla do 7./JG 26 que fez um pouso forÇado em Caffiers, France agosto de 1940. Eu penso que a cor seria um 70 ou 71 da antiga camuflagem. Quando a avião recebeu a nova pintura, os slats estavam fechados.

Qualquer informaÇão É bem-vinda!

 

Fonte da imagem: http://www.asisbiz.com/

Last edited by Brettas
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Não me parece que a pintura tenha sido feita com o slat fechado, se fosse assim o mais naturai seria a cor mais escura da camuflagem na asa e no slat concordarem com ele fechado, o que pela foto parece não acontecer.

 

Acho que é apenas o resultado da diferença no angulo de incidencia da luz, como acontece na area amassada logo a frente de onde o avião se partiu, que parece mais escura qeu o resto da fuselagem.

Nússa a pancada foi tão forte que pareceu que abriu a emenda de um daqueles kits da Hasegawa, que vem com a fuselagem em várias partes pra fazer todas as versões possíveis do avião usando o máximo de peças em comum.

Originally Posted by Fernando Estanislau:

Reparou (o que parece ser) cor mais escura da armação do parabrisa também?

Bem observado, Fernando, Eu me lembrava de ter outra imagem do "7 branco" e consegui achar. Realmente o canopy é escuro. Pelo WNr eu não consegui saber quando o caça foi fabricado.

 

Fonte: Expirado no eBay

Last edited by Brettas
Originally Posted by Augusto:

Não me parece que a pintura tenha sido feita com o slat fechado, se fosse assim o mais naturai seria a cor mais escura da camuflagem na asa e no slat concordarem com ele fechado, o que pela foto parece não acontecer.

 

Acho que é apenas o resultado da diferença no angulo de incidencia da luz, como acontece na area amassada logo a frente de onde o avião se partiu, que parece mais escura qeu o resto da fuselagem.

Acho que não Augusto. Não sei o processo de aplicar a tinta sobre a outra do alemães, mas mesmo com o slat fechado, sempre fica uma pequena fresta.

Veja a foto acima e observe que continua escuro.

 

Last edited by Brettas

Olhando assim e tirando suposições precipitadas, me parece ser fundo (primer).

Qdo da pintura da camo os slats estavam fechados em ambas aeronaves. O que parece ser um procedimento padrão de pintura.

Estou partindo desta ideia para chegar a resposta correta.

 

[]s!!!

Originally Posted by Gilson:

Sombra.

Também.

 

Procurando nos meus alfarrábios achei isto..

 

 

fundo slats 2

fundo slats

 

Se for sombra, "morta a cobra".

Se for o mesmo caso da segunda foto, continuamos a pesquisa.

 

 

[]s!!!

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  • fundo slats 2
  • fundo slats
Last edited by МиГ

As fotos abaixo mostram a cor da base do slat igual a da camuflagem.

 

Bf 109G-6 voado pelo Uffz. Rudolf Moycis na cores 74 e 75.

 

 

Bf 109F-4/trop. em RLM 79.

 

 

Tenho outra fotos com a base dos slats pintados com a mesma cor da camuflagem por isso a minha dúvida.

 

 

Brettas

 

Veja que na posição das setas que voce colocou a cor interna dos slats parece ser ligeiramente diferente, concordando com a cor na parte de cima da asa. Mais escuro a esquerda, mais claro a direita. Veja também a sombra que eu citei na fuselagem, isto mostra como a incidencia de luz altera a cor.

Last edited by Augusto
Originally Posted by Brettas:

Gilson e Mig, não me parece ser sombra, principalmente pela primeira foto. Aquela área da base do slat é rasa por isso eu ainda acho que seria uma cor escura.

Eu também acho que não é sombra.

 

Acredito que dependa muito do fabricante.

 

Uns pintavam um fundo escuro como no miolo do leme do 110 que coloquei e outros seguiam a camo por baixo dos slats.

 

 

[]s!!!

Continuando a pesquisa, achei um siete com o funcionamento do mesmo e ainda por cima (ou por baixo, como queiram), ele tinha uma placa de madeira.

 

Bf 109 Slats

 

 

Desculpe se interpretei mal mas, meu inglês é muito fraquinho

 

[]s!!!

 

 

 

 

 

 

Originally Posted by Augusto:

Brettas

 

Veja que na posição das setas que voce colocou a cor interna dos slats parece ser ligeiramente diferente, concordando com a cor na parte de cima da asa. Mais escuro a esquerda, mais claro a direita. Veja também a sombra que eu citei na fuselagem, isto mostra como a incidencia de luz altera a cor.

Augusto, o que eu vejo ali é uma cor escura, claro que a claridade mostra suas nuanças, mas não é sombra, pelo menos é isso que vejo, já que a luz do sol está "batendo" direto nessa área, portanto não poderia provocar uma sombra como na fuselagem. Lembrando que a sujeira do escapamento ajuda na cor escura daquela área da fuselagem, basta ver a diferença na raiz da asa.

Last edited by Brettas
Originally Posted by Brettas:

MiG, as duas fotos que você mostra dos slats são de aeronaves de museu e não dá para comparar.

A outra foto é de um Bf 109G-2 e não de um F-4 e não da pra ver a cor.

Sem problemas

 

Continuo a busca.

Viu aquele link que postei sobre o funcionamento dos slats do 109? Tem uma parte em madeira na face inferior do slat.

 

 

[]s!!!

Bretas, amigão.

 

Se você "fechar" esse slat vai ver que a camuflagem não "casa" com a da asa. Ainda tem uma pintura (que deve ser azul claro, cinza) na parte inferior, inexistente na asa.

Pra mim, esse avião foi danificado anteriormente, fizeram um reparo, pintaram com a tinta que tinham e colocaram o slat de outro avião.

 

(Já vou me inscrever no "CSI").

Last edited by Gilson

O Gilson viu bem, e a propósito a segunda foto que o Brettas publicou não é um  sete branco mais barra, e sim um sete amarelo sem barra...

 

Tem que dar zoom e realmente OLHAR as imagens,  do contrário não há pesquisa que funcione...

Originally Posted by Gilson:

Bretas, amigão.

 

Se você "fechar" esse slat vai ver que a camuflagem não "casa" com a da asa. Ainda tem uma pintura (que deve ser azul claro, cinza) na parte inferior, inexistente na asa.

Pra mim, esse avião foi danificado anteriormente, fizeram um reparo, pintaram com a tinta que tinham e colocaram o slat de outro avião.

 

(Já vou me inscrever no "CSI").

Realmente confundi a imagem acima. Troquei as aeronaves, mas o 7+ também tem a base do slat escuro assim como outras imagens que encontrei.

 

Grande Gilson, bem observado, realmente isso deve ter acontecido com o slat. Sobre a cor da base, eu ainda acredito que tenham mantido a antiga camuflagem, pois já encontrei outras fotos do Bf 109E-1 entregue em 1939 aos JG, com a pintura da base escura, mas com a camu 71 e 02. 

 

 

Last edited by Brettas

Uma foto de um Emil no início dos combates na frente russa com a base dos slats da mesma cor da camuflagem. Pelas imagens que tenho do Bf 109E, F, G e K os slats estão pintados com a mesma cor da camuflagem.

 

Last edited by Brettas

Olá Brettas,

 

Gostei muito deste última foto!!!

 

Teria mais informações sobre ela? Esquadrão? Piloto?

 

Me parece que a faixa poderia ser amarela com 11 vermelho?

 

Grato e um grande abraço

 

Leonardo

Last edited by Luftsturm
Originally Posted by Luftsturm:

Olá Brettas,

 

Gostei muito deste última foto!!!

 

Teria mais informações sobre ela? Esquadrão? Piloto?

 

Me parece que a faixa poderia ser amarela com 11 vermelho?

 

Grato e um grande abraço

 

Leonardo

E aí Leonardo, tudo bem?

Olha, Não da nem para saber a versão correta, mas o caça pertenceu ao I./JG 77 no início da invasão a Rússia. Era o "11 vermelho" e faixa amarela. Eu acredito que tenha um rack de bombas na parte inferior já que o JG 77 usou o Emil como caça bombardeiro neste período.

Se encontrar mais alguma coise eu te aviso. 

Um abraço.

 

 

Last edited by Brettas

Parece que:

- a aeronave toda era pintada na cor escura;

- os slats eram fechados para a aplicação da cor clara;

- a cor escura da parte superior "queimava" devido ao clima e ficava mais clara;

- a parte interna dos slats, por não estarem expostos ao clima, preservavam o tom original da cor.

 

Essa é minha opinião baseada em nenhum conhecimento de BF109.

Tópico extremamente interessante, especialmente porque tenho em vista a montagem de um 109K 1/72 com os slats abertos, e as referências que coletei muito tempo atrás davam conta que a cor interna destes seria a comum a outras áreas internas de aviões alemães, geralmente RLM 66.

 

Acompanhando!

Originally Posted by Lucianocf:

Tópico extremamente interessante, especialmente porque tenho em vista a montagem de um 109K 1/72 com os slats abertos, e as referências que coletei muito tempo atrás davam conta que a cor interna destes seria a comum a outras áreas internas de aviões alemães, geralmente RLM 66.

 

Acompanhando!

Foto de um Bf 109G-10/R2 WNr.770xxx 2./EJG 2, Regensburg 05-1945 a base do slat pintado com a mesma cor da camuflagem.

 

Originally Posted by JeanFabricio:

Parece que:

- a aeronave toda era pintada na cor escura;

- os slats eram fechados para a aplicação da cor clara;

No caso do Emil da primeira foto sim é que que penso. Foi pintado em 70 e 71 e depois recebeu nova camada de 71 e 02, mas a cor da bse dos slats permanecerem como antes. Como bem observado pelo Gilson, o slat foi trocado e manteve a camu original de outra aeronave.

Last edited by Brettas
Originally Posted by Brettas:
Originally Posted by Lucianocf:

Tópico extremamente interessante, especialmente porque tenho em vista a montagem de um 109K 1/72 com os slats abertos, e as referências que coletei muito tempo atrás davam conta que a cor interna destes seria a comum a outras áreas internas de aviões alemães, geralmente RLM 66.

 

Acompanhando!

Foto de um Bf 109G-10/R2 WNr.770xxx 2./EJG 2, Regensburg 05-1945 a base do slat pintado com a mesma cor da camuflagem.

 

 

Pois então, Brettas, esse tópico lança luz completamente diferente à questão da pintura da parte interna dos slats. Até aonde me lembro, eles ficavam sempre abertos quando no solo, assim como também os flaps abaixados quando os sistemas hidráulicos não operantes (não sou especialista em Bf/Me-109, fique bem entendido!!!). São detalhes importantes na composição de um cenário/dio especialmente quando se busca um bom rigor histórico.

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