Skip to main content

Os comentários dos que estava procurando.

O caminhão reboque vinha em duas versões. Montei a caminhonete e ainda tenho assim como a grande maioria dos postados acima.

 

Carro Reboque

Carro Reboque2

 

Este da Kombi, comprei o postado acima e veio com o adesivo do Surf e também ainda tenho montado.

 

Rubber Duck

 

E por fim, sei que este tópico procura os Kikoler, mas achei estes da Glasslite que ainda tenho, mas as caixas já se foram.

 

glasslite

Com certeza montei mais, mas não tenho nem as caixas ou as folhas de montagem. Lembro do veiculo de corrida citado acima que era um Lola como o da foto abaixo só que era amarela. A escala era 1:20 e sobrou algumas peças dela nas famosas crises de desapego.

 

1969_Lola_7692

Abraços e espero ter ajudado.

Attachments

Images (5)
  • Carro Reboque
  • Carro Reboque2
  • Rubber Duck
  • glasslite
  • 1969_Lola_7692

Olá Rubens Weyne,

 

Tuas informações foram de grande utilidade, principalmente por que alguns dos carros ainda faltavam na minha lista. Mas eu precisava de algumas informações a mais que não estão visíveis nas tuas fotos dos seguintes kits:

 

- O código do kit da Ford 6-Wheeler Pick Up 1/25 da Revell.

 

- O código do kit da Chevy Blazer 4X4 1.25 e saber se a caixa tinha o logo KIKO ou não.

 

- O endereço da Kikoler do kit do Porsche 928 Rally.

 

- Qual o código e o modelo do Super Zinger da MPC, me parece que a MPC teve vários Zingers lá fora e eu não consegui identificar qual era esse pela instrução.

 

Embora eu tenha pedido inicialmente fotos de kits da Kikoler, a postagem de dados de qualquer dos fabricantes nacionais é bem vinda, pois eu também já estou reunindo dados sobre eles para expandir a pesquisa no futuro. Inclusive tenho essas fotos dos dois carros das instruções da Glasslite que você postou:

 

 

Last edited by Ricardo P-40

Algumas propagandas da Revell/Kikoler que eu encontrei em revistas Disney da Abril:

 

Almanaque Disney 86 - Julho de 1978

 

 

Almanaque Disney 87 - Agosto de 1978

 

 

Almanaque Disney 90 - Novembro de 1978

 

 

Almanaque Disney 95 - Abril de 1979

 

 

Almanaque Disney 98 - Julho de 1979

 

 

Tio Patinhas 170 - Setembro de 1979

 

 

Almanaque Disney 101 - Outubro de 1979

 

 

Tio Patinhas 69 - Abril de 1971

 

Last edited by Ricardo P-40

Ricardo,

 

Eu postei a primeira folha de montagem onde mostrava principalmente o selo da kikoler. Mas vamos as respostas.

 

 

- O código do kit da Ford 6-Wheeler Pick Up 1/25 da Revell. 6415

 

- O código do kit da Chevy Blazer 4X4 1.25 e saber se a caixa tinha o logo KIKO ou não. 6217 e, infelizmente, não tenho mais a caixa. Tempos atrás fiz uma limpeza e muitas das caixas foram jogadas fora.

 

- O endereço da Kikoler do kit do Porsche 928 Rally.

Porsche 928

Desculpa, mas não tinha me dado conta que o endereço estava ao final da folha de montagem.

 

- Qual o código e o modelo do Super Zinger da MPC, me parece que a MPC teve vários Zingers lá fora e eu não consegui identificar qual era esse pela instrução. 2601 era uma caminhonete Dodge A100 bombeiros

 

zinjer

Espero ter ajudado e se quiser mais informações é só pedir

Abraços

Rubens Weyne

Attachments

Images (2)
  • Porsche 928
  • zinjer
Originally Posted by Rubens Weyne:

Ricardo,

 

Eu postei a primeira folha de montagem onde mostrava principalmente o selo da kikoler. Mas vamos as respostas.

 

 

- O código do kit da Ford 6-Wheeler Pick Up 1/25 da Revell. 6415

 

- O código do kit da Chevy Blazer 4X4 1.25 e saber se a caixa tinha o logo KIKO ou não. 6217 e, infelizmente, não tenho mais a caixa. Tempos atrás fiz uma limpeza e muitas das caixas foram jogadas fora.

 

- O endereço da Kikoler do kit do Porsche 928 Rally.

Porsche 928

Desculpa, mas não tinha me dado conta que o endereço estava ao final da folha de montagem.

 

- Qual o código e o modelo do Super Zinger da MPC, me parece que a MPC teve vários Zingers lá fora e eu não consegui identificar qual era esse pela instrução. 2601 era uma caminhonete Dodge A100 bombeiros

 

zinjer

Espero ter ajudado e se quiser mais informações é só pedir

Abraços

Rubens Weyne

Beleza Rubens, 

 

Isso já me ajuda a posicionar esses kits corretamente na listagem, mesmo você não tendo mais a caixa da Blazer, ela tem o código muito próximo dos Porsche's snap kit, o que me leva a presumir que ela tivesse o logo KIKO também.

 

Abs,

 

Ricardo

Originally Posted by Goodtimes:
Originally Posted by Roberto Tumminelli:

interessante... se formos até a Francisco Portela 175 pelo Google Street View, a Kikoler virou uma casa de festas.

Verdade:

 

Vocês que tem mais intimidade com o Google Street view, poderiam postar uma imagem da Barão de Tefé, 7 e da Presidente Vargas, 446 onde a Kikoler funcionou antes?

Originally Posted by Ricardo P-40:
Originally Posted by Goodtimes:
Originally Posted by Roberto Tumminelli:

interessante... se formos até a Francisco Portela 175 pelo Google Street View, a Kikoler virou uma casa de festas.

Verdade:

 

Vocês que tem mais intimidade com o Google Street view, poderiam postar uma imagem da Barão de Tefé, 7 e da Presidente Vargas, 446 onde a Kikoler funcionou antes?

Pode deixar que amanhã eu dou uma verificada nos endereços e posto as fotos aqui.

Originally Posted by Goodtimes:

Seguem as fotos das antigas sedes da Kikoler.

 

Barão de Tefé nº7:

 

Av. Presidente Vargas, nº446:

Valeu Good,

 

O da Barão de Tefé eu acho que conheço o prédio, fica na esquina com a Rodrigues Alves, já o da Presidente Vargas com os andaimes não dá para saber, acho que era próximo a Candelária.

Esse prédio da Presidente Vargas, é preciso dar um zoom no Maps para ver o número do prédio.

Interessante notar que em determinados momentos existiam dois endereços (fábrica e escritório de vendas). Creio que o endereço da Barão de Tefé e da Presidente Vargas eram os escritórios, pois são prédios comerciais.

Originally Posted by Goodtimes:

Esse prédio da Presidente Vargas, é preciso dar um zoom no Maps para ver o número do prédio.

Interessante notar que em determinados momentos existiam dois endereços (fábrica e escritório de vendas). Creio que o endereço da Barão de Tefé e da Presidente Vargas eram os escritórios, pois são prédios comerciais.

Good,

 

O primeiro endereço (Pres. Vargas) era o do estúdio e revenda de material fotográfico do Arno Kikoler. Acredito que fosse uma sala relativamente pequena que ele manteve até 1961 quando os kits começaram a ser feitos aqui e ficou difícil de estocar nela. Eu só conheço 5 kits que sairam com esse endereço: B-24J, Boeing 707 Varig, B-47, Caminhão Chevrolet e Sikorsky S-55.

 

O segundo endereço eu acredito que fosse uma sala um pouco maior e mais barata por ser na zona portuária e próximo a Rodrigues Alves que é via de acesso a av. Brasil. Mais conveniente para distribuir os kits para outras cidades e estados. Me parece que a Kikoler manteve essa sede de 1962 a 1965 ou 1966, quando eu acredito que a fábrica de Guadalupe ficou pronta. Eu não sei ainda quais foram todos os kits que saíram com esse endereço único, os primeiros foram a primeira edição do USS Missouri e os carros da Highway Pioneers que sairam aqui com a caixa da Revell inglesa: Mercer, Packard, Regal, Oldsmobile e Maxwell.

 

A partir de cerca de 1966 a fábrica ficou pronta e a Kikoler manteve o escritório de vendas na Barão de Tefé, provavelmente para atender melhor os clientes do Rio e talvez por causa do telefone e Telex comerciais que na época eram difíceis de transferir de endereço. Me aprece que o escritório foi mantido até o início dos anos 70, quando o endereço desapareceu das caixas. 

 

Cacilda, a fábrica em Guadalupe transformada em casa de festas...!

 

Fui lá muitas vezes e estacionava o meu Passat TS novinho no pátio interno da fábrica, por cortesia do Leslie e do pai, seu Arno. Não sei se todo mundo tinha essa colher de chá. Na volta, ainda vinha azarando as criaturas pelo caminho, hehe.

 

Agora virou um antro de barulho, que deve infernizar toda a vizinhança local. É o sinal dos tempos, meus caros. O fim está próximo.

Goodtimes,

 

Eu tive 4 Passats: 1978 TS branco, 1979 TS bege, 1982 LS branco e depois um LS bege, não lembro o ano.

 

Até faz pensar que eu só gosto de carros brancos ou beges, não?

 

Assaltantes também gostam, parece. O primeiro me levaram, debaixo de arma. O segundo, depois de eu ter mandado o bandido ir tomar na toba, me rendeu dois tiros à queima roupa, mas consegui chegar dirigindo em casa, e então, pro hospital.

 

Nunca mais comprei Passats TS brancos ou beges, só Passats LS brancos ou beges.

Last edited by Carlos Chagas
Originally Posted by Carlos Chagas:
O segundo, depois de eu ter mandado o bandido ir tomar na toba, me rendeu dois tiros à queima roupa, mas consegui chegar dirigindo em casa, e então, pro hospital.

Caraca!

Conforme eu disse antes, esses últimos dias chegaram alguns kits que eu havia comprado e comprei mais outros no IPMS-RIO desse final de semana. 

 

Como são muitas fotos para selecionar e editar, ainda vai demorar um pouco para eu publicar tudo aqui. Mas na medida do possível eu vou apresentando eles aqui aos poucos. E resolvi começar por um que foi particularmente especial, porque apesar de ser um kit da Revell americana, o que a princípio fugiria ao tema do tópico, tudo indica que ele tem uma conexão muito direta com a história da Kikoler.

 

Esse kit hoje é relativamente difícil de se conseguir mesmo lá fora, mas esse tem uma história especial:

 

 

Eu já conheço a pessoa que me vendeu esse kit a alguns anos, ele além de trabalhar na aviação comercial, é um excelente modelista e possui uma coleção muito grande de kits antigos dessa área, tanto nacionais como importados, dos quais ficou de me mandar fotos para contribuir com essa pesquisa. Porém voltando ao kit em sí, segundo ele, durante uma estada em uma cidade do interior do Estado Rio no início dos anos 90, foi procurado por um dono de uma papelaria antiga que soube que ele tinha interesse em kits da Revell.  O sujeito havia encontrado uma caixa antiga cheia de kits que estava ha muito tempo guardada no depósito da loja e perguntou se ele tinha interesse neles. Para surpresa desse meu amigo, a caixa era da Revell americana e o seu conteúdo eram 25 desses Boeing 707. Ao longo desses 25 anos ele vendeu a maioria desses kits restando esse que ele me passou e mais alguns outros que ele pretende manter na coleção.

 

Essa história pode até parecer fantasiosa e lembrar algum tipo de "Lenda Urbana" ou mesmo "historinha de modelista" . Porém um único detalhe que eu encontrei na caixa do kit faz a gente repensar sobre a sua veracidade:

 

 

Trata-se de uma etiqueta de preços antiga no valor de Cr$ 3.100,00 (Três mil e cem cruzeiros). 

 

Consultando na internet, descobri que esse kit saiu lá fora em 1958 http://www.oldmodelkits.com/index.php?detail=19375 . E no catálogo de 1959 que a Kikoler usava para revender kits americanos aqui que o Buhler postou acima, ele ainda aparece como lançamento com o preço lá fora de 98 cents. 

 

 

Não consegui descobri quanto valia o dólar em relação ao cruzeiro em 1959 ou 1960, e como foi um período de inflação alta, fica difícil afirmar qualquer coisa com certeza. Mas para efeito de constatação, parti do princípio que se esse kit tivesse saído agora, ele seria revendido aqui por cerca de R$ 180,00.

 

Por falta de um parâmetro melhor, resolvi compará-lo com a única coisa que eu sei o preço agora e no início dos anos 60, ou seja, revistas da Disney, mais especificamente "Pato Donald". Hoje a revista custa R$ 3,90, ou seja, o kit hoje teria o preço de cerca de 46 Patos Donald's   . Dividindo os Cr$ 3.100,00 por 46, chegamos a mais ou menos Cr$ 70,00 que era aproximadamente o preço do "Pato Donald entre 1963 e 1964. Portanto o preço do kit é bastante compatível com o início dos anos 60, o que me leva a conclusão de que provavelmente essa caixa com 25 kits foi uma das importadas pelo Arno Kikoler antes de começar a produção aqui. 

ALGUMAS PERGUNTAS CURIOSAS AOS HISTORIADORES:

 

QUAL FOI O PRIMEIRO FABRICANTE MUNDIAL DE KITS?????

 

QUAL FOI O PRIMEIRO KIT PRODUZIDO NO MUNDO ???

 

QUAL FOI O PRIMEIRO KIT PRODUZIDO PELA KIKO NO BRASIL ????

 

TEVE ALGUM KIT PRODUZIDO 100% NO BRASIL, A EXEMPLO DO IPANEMA DO ELAGA ????

 

VALEU PESSOAL...ESSA HISTÓRIA É MUITO BOA...

Originally Posted by Eduardo Boldo:

ALGUMAS PERGUNTAS CURIOSAS AOS HISTORIADORES:

 

QUAL FOI O PRIMEIRO FABRICANTE MUNDIAL DE KITS?????

 

QUAL FOI O PRIMEIRO KIT PRODUZIDO NO MUNDO ???

 

QUAL FOI O PRIMEIRO KIT PRODUZIDO PELA KIKO NO BRASIL ????

 

TEVE ALGUM KIT PRODUZIDO 100% NO BRASIL, A EXEMPLO DO IPANEMA DO ELAGA ????

 

VALEU PESSOAL...ESSA HISTÓRIA É MUITO BOA...

Olá Eduardo,

 

Quanto ao primeiro kit totalmente em plástico estireno injetado , me parece que foi um trator Ferguson que a Airfix fez para a própria Ferguson distribuir como brinde nas suas revendedoras, só não lembro em que ano foi isso, acho que foi em 1949. Porém no geral não fica muito claro sobre qual foi exatamente o primeiro kit ou o primeiro fabricante, pois desde a segunda guerra que já se produziam modelos em outros tipos de plástico e tanto a Frog e a Monogram produziram kits mistos de balsa e plástico ainda nos anos 40.

 

Quanto ao primeiro kit da Kikoler, na verdade foram 3 ou 4 kits que foram injetados numa mesma leva em 1961 na fábrica da Trol em São Paulo: B-24J, Boeing 707, B-47 e um Caminhão Chevrolet. Isso está documentado no artigo do Tumminelli.

 

Acho que o único kit totalmente desenvolvido e produzido no Brasil foi mesmo o ipanema do Elaga. Chegou ainda a ser feito o protótipo de um kit do 14bis nos anos 70, mas nunca chegou a ser produzido, me parece que a Kikoler não se interessou pelo projeto.

Nota:

Pelo que sei, e me corrijam caso eu esteja errado, o 'primeiro kit' brasileiro e de plástico injetado, foi uma DKW da ATMA... as primeiras unidades foram vendidas em forma de kit. Em seguida surgiu o Candango e junto com este os modelos já vinham então montados de fábrica... tudo isto lá pelos anos 1960...

Last edited by Marcus
Originally Posted by Marcus:

Nota:

Pelo que sei, e me corrijam caso eu esteja errado, o 'primeiro kit' brasileiro e de plástico injetado, foi uma DKW da ATMA... as primeiras unidades foram vendidas em forma de kit. Em seguida surgiu o Candango e junto com este os modelos já vinham então montados de fábrica... tudo isto lá pelos anos 1960...

Marcus,

 

Você pode até estar certo, nunca consegui confirmar se estes carros da Atma já vinham prontos ou se eram para montar, seria bom também confirmar o ano em que eles foram lançados.

Originally Posted by Henriques:
Não teve um kit do Tucano desenvolvido totalmente aqui no Brasil a uns 15 anos ou um pouco mais? (Não lembro a escala)

Abs - Manoel Henriques

O único Tucano que eu sei que foi injetado aqui foi o da Masterkit cuja forma acho que era da Premier.

Originally Posted by Ricardo P-40:
Originally Posted by Henriques:
Não teve um kit do Tucano desenvolvido totalmente aqui no Brasil a uns 15 anos ou um pouco mais? (Não lembro a escala)

Abs - Manoel Henriques

O único Tucano que eu sei que foi injetado aqui foi o da Masterkit cuja forma acho que era da Premier.

Houve 2 projetos que não se desenvolveram até o final:

sendo um meu, em 1998 na escala 1/32, e mais recentemente o do Elaga na 1/48. Tema este já bastante discutido em outros tópicos!

 

Last edited by Marcus
Originally Posted by Roberto Tumminelli:

Chagas vc ainda tem contato com o Leslie? Caso positivo será que valeria a pena perguntar se ele tem fotos lá da fábrica? 

Por sinal eu teria ainda mais duas perguntas para ele:

 

- Quando foi que a fábrica de Guadalupe começou a operar?

 

- Aonde estavam sendo injetados os kits da Kikoler até então?

Finalmente as aquisições dos últimos dias:

 

Dois Tamiya Brasil:

 

 

 

Dois Heller/Kikoler ainda no lacre de fábrica. Porém como era bastante comum, o próprio lacre se encarregou de amassar as caixas. A meu dilema agora é, tirar o lacre para desamassar as caixas ou deixar assim mesmo. Mesmo com o lacre, a traça conseguiu furar a caixa do Me 163 na lateral.

 

 

 

Alguns Revell/Kikoler

 

Lockheed WV Radome, segunda edição do final dos anos 70.

 

 

DC-7 American Airlines - Segunda edição do final dos anos 70.

 

 

B-24J, segunda edição e segunda caixa (Série Combatentes do Pacífico) do final dos anos 70.

 

 

F-8E Crusader de 1980 - A caixa foi danificada pela umidade, porém o conteúdo está perfeito.

 

 

Harbour Tug ¨Taurus¨, a caixa não está das melhores, mas o kit ainda está no lacre de fábrica.

 

 

Um Thunderchief da primeira edição da Revell americana, essa caixa nunca saiu aqui.

 

 

E um catálogo da Airfix de 1972 que foi usado para revendas aqui pela Roly Toys:

 

 

 

 

 

 

E um catálogo da Airfix de 1972 que foi usado para revenda aqui pela Roly Toys:

 

 

Last edited by Ricardo P-40
Originally Posted by Roberto Tumminelli:

Chagas vc ainda tem contato com o Leslie? Caso positivo será que valeria a pena perguntar se ele tem fotos lá da fábrica? 

Roberto e Ricardo,

 

Há muito tempo não tenho contato com ele. A última vez que nos falamos tem mais ou menos uns 15 anos. Acho que ele está no ramo da publicidade e eventos agora.

Originally Posted by Carlos Chagas:

Cacilda, a fábrica em Guadalupe transformada em casa de festas...!

 

Fui lá muitas vezes e estacionava o meu Passat TS novinho no pátio interno da fábrica, por cortesia do Leslie e do pai, seu Arno. Não sei se todo mundo tinha essa colher de chá. Na volta, ainda vinha azarando as criaturas pelo caminho, hehe.

 

Agora virou um antro de barulho, que deve infernizar toda a vizinhança local. É o sinal dos tempos, meus caros. O fim está próximo.


Eu ia de bicicleta Caloi 10 dourada e também me deixavam estacionar lá dentro, morava bem perto, em Rocha Miranda, ia lá para buscar peças para kits.

Originally Posted by Ricardo P-40:

Finalmente as aquisições dos últimos dias:

 

Dois Tamiya Brasil:

 

 

 

Ricardo,

 

Tenho estes dois montados.

Bons encaixes e boa montagem.

Perdi a oportunidade de comprar uma vez o B52.

Apesar de ser 1/100 o nível de detalhamento é muito bom.

 

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×