Pessoal,
Alguns aqui me conhecem hÁ um bom tempo e gostaria de tornar público, no meio adequado de plastimodelistas, um mal estar causado pelo representante da Tamiya no Brasil e esse que vos escreve.
Desculpem se minha mensagem inicial no tÓpico for um pouco longa, mas o texto É necessÁrio para que todos entendam e ao final, por favor, opinem.
Tenho um compressor Tamiya adquirido durante viajem ao exterior hÁ mais de 20 anos e a caixa de engrenagens do mesmo se deteriorou com o uso. Sem saber da existÊncia de um representante da marca no paÍs, redigi um e-mail para a fÁbrica (cÓpia abaixo, junto com cÓpias dos e-mails trocados com o representante) e a Tamiya japonesa me respondeu pedindo que procurasse o representante deles no Brasil.
Para minha surpresa, tive a seguinte sucessão de respostas que ainda não se encerrou, vamos ao conteúdo:
Minha carta para a Tamiya:
“To Tamiya Japan
In Care Of Spare Parts Department
Dear friends,
I live in Brazil and there's not a Tamiya Office in my country, by this way I'm asking please for your help.
The internal gearbox of my spray work is broken (some teeth of the main gears are ruined) and I need a spare for that. The manual doesn't have an exploded view of the compressor with part numbers, but my one is like this in the attached photos below.
The only problem is the gear box, but without it the machine doesn't work.
Please let me know how to obtain a spare and how I pay for that.
Thanks in advance!
Best regards,
Luiz Felipe M Vallone”
Resposta dos japoneses:
“Dear Mr. Vallone,
thank you for your letter to Tamiya, which has reached us here in the
International Division. It is always a pleasure to hear from Tamiya fans
across the world.
We are pleased to inform you that in fact, we do have an official agent in
Brazil, their contact details are as follows:
NIPPOTOY (& DCT)
Tel.: 19-3208-2083
Fax: 19-3208-2082
email: daniel@tamiyabrasil.com
web: www.tamiyabrasil.com
When you contact them, please give them the following parts information so
that they can help you with pricing and availability:
Gearbox for 74520 Parts number: 17800280
To explain, the gearbox for your model (Product No. 74501) has been
discontinued. Your compressor is compatible with the gearbox above,
although you should be aware that it requires some re-wiring to install.
Thank you once again for taking the time to write to us here in Japan, and
we hope that this information proves useful. Please do not hesitate to
contact us if you have any other questions.
Yours sincerely,
International Division
Tamiya, Inc.”
Pois bem, tentei ligar diversas vezes sem sucesso para o representante e aqui comeÇa o meu contato com por e-mail com o mesmo (cÓpias dos e-mails):
“Boa tarde, senhores!
Contactei a fÁbrica no Japão acerca da peÇa citada no email abaixo e me passaram o contato de vocÊs.
O telefone fornecido não funciona, então, por gentileza, me passem o valor da peÇa de reposiÇão.
Att,
Luiz Felipe M Vallone”
Resposta do representante:
“Luiz , boa tarde.
Muito obrigado por seu e-mail, tendo o item em estoque no Japão ,podemos adicionar na futura importaÇão ,sem data prevista ainda.
1. Esse Kit foi comprado em nosso site (Tamiya Brasil)?
2. Favor enviar foto do manual com à foto do produto desejado
3. Enviar o cÓdigo do produto.
Obs: As importaÇÕes individuais estão canceladas devido ao alto custo do dÓlar e o processo custoso para importaÇão de apenas um item ,em 90% dos casos os valores ficam muito alto o cliente desiste da compra.
Qualquer dúvida estou à sua disposiÇão.
Daniel Mendes
Muito obrigado.”
Minha resposta:
“Daniel,
Obrigado pelo rÁpido retorno!
Esse produto eu jÁ tenho hÁ mais de 20 anos, quando vocÊs nem sequer sonhavam em ainda existir.
O manual não descreve a peÇa defeituosa, por isso a Tamiya mandou o número da peÇa e do produto hoje em produÇão (estÁ no email, pois meu compressor estÁ descontinuado).
Esperar sem data fica demasiadamente vago. VocÊ não teria sequer uma previsão? Se for muito longo esse prazo, escrevo novamente pra matriz explicando a situaÇão e solicito direto.”
Nova resposta do representante:
“Luiz ,boa tarde.
Entendi , não temos uma data certa ainda estamos em processo de montagem de pedido ,mÁs com essa alta do dÓlar É o mais implicante , não adianta vocÊ enviar e-mail para à Tamiya eles não podem vender produto diretamente ,isso seria quebra de contrato com minha empresa por isso ,eles pediram para vocÊ entrar em contato comigo ,não tem outro terÁ que aguardar
Estou com o número vou adicionar na lista.
Gearbox for 74520 Parts number: 17800280
Obrigado.”
Minha argumentaÇão:
“Daniel,
Não estou comprando PRODUTO e sim uma PEÇA DE REPOSIÇãO. O que não tem cabimento É eu ficar com o meu compressor parado porque o representante no meu paÍs não tem previsão de importaÇão de peÇas.
Vou dar o meu jeito, mas jÁ comeÇou mal a soluÇão do meu problema.
Obrigado!”
Resposta do representante:
“Luiz , boa tarde.
Entendo sua situaÇão ,eu quero muito lhe ajudar mÁs vocÊ precisa compreender a minha situaÇão tambÉm , temos peÇas de reposiÇão dos itens importados por minha empresa nesse perÍodo ,como vocÊ mesmo descreveu em seu e-mail faz mais de 20 anos ,seu produto jÁ foi descontinuado , mÁs mesmo assim estou vendo a possibilidade da peÇa baseado com o cÓdigo que vocÊ informou ,mÁs isso vai demorar.
Obrigado.”
Pois bem. Inconformado com a prepotÊncia e forma arrogante de atendimento, sem o problema resolvido, sem sequer ter um prazo razoÁvel estimado e ainda tendo de lidar com o “senhor de toda verdade”, escrevi a seguinte carta para a matriz no Japão:
“To Tamiya Japan
In Care Of Spare Parts Department and Commercial Department
Dear Sirs,
First of all, thank you very much for replying my letter so fast and I do hope that this message reaches the departments above. Please, let me explain the reasons and some facts.
I'm a more than 40 years old modeler and I know Tamiya since the eighties. I know the brand, I know the quality and the most important, I know the respect and compromise you have with your clients all around the world. Almost 100% of my products came by legal private importations from USA and Asian stores and the few times I needed your customer service it was fantastic.
I received your e-mail informing that you had a representative office in Brazil with some distrust. This because the representative office I knew you had in Brazil (and I confess I thought it was already closed) was a complete disaster and a catastrophic scratch to your brand and reputation. If you have numbers and data sheets, it's easy to see the size of our country and the slice of market that Tamiya has in the scale modeling business.
Despite the commercial distribution problems and precarious customer care, this representative became hated for a wide range of modelers and scale modeling stores in Brazil. As an example to illustrate, there was an IPMS encounter where, as usual, many stores have their own sales spaces with some products and this guy said he would move a Judicial Process against all stores selling Tamiya products not supplied by him. Unnecessary to say that many stores had their stocks purchased on an independent legal way, even because we never had a serious distributor in Brazil. I'm member of some groups of modelers and IPMS and this is what I can report about what I heard and I witnessed, but now it’s my turn to explain my private experience with this arrogant and boastful office.
Following your instructions I tried contact them using the phone numbers you furnished me without success. Their customer service is only by e-mail and Skype (that also doesn’t work) and I ask myself what kind of customer service can work without someone else available to serve you during business hours?
As I had no choice I sent them and e-mail with copy of the e-mail you wrote to me attached (explaining the part number, item number, etc.). For my surprise, Mr Daniel replied me explaining that he could not help me by now, because he had no plans to place an order now and not so early and that I should expect (no date set) when he came to make a new order for the plant in Japan, where then my spare would also be requested.
I questioned him on a very polite way and said I needed the part as soon as possible and due his response I would try it direct with the matrix, in Japan. For my immense surprise, he said I only could purchase my spare part with him (I repeat it is a spare part for an old compressor, not a brand new product. Even more because he doesn’t have it to sell or a reasonable prize to do it) or TAMIYA would break its exclusive commercial contract with him and perhaps move a Judicial Process against you too!
Well… he made me laugh and after this kind of posture there is no more what to talk to this man.
As I have an immense respect for your business, the incredible Japanese respect with your people and clients and regarding the reputation of you I ever had in high esteem I decided to spend my time writing you this message. For over 20 years I had my own business and one of the things that used to hurt me more was to know later that my clients were being poorly served by someone with no expertise and respect. Unfortunately it seems to be the same case here.
By this way, I finish my letter asking if may you please furnish me the spare part, or if should I throw my product (used for years) in the garbage together with the contact of this incompetent and arrogant office. If you decide I may take the second choice, I also say goodbye in the end, because I can’t count more with your help where I live anymore.
Please feel free to contact me anytime if you find necessary. I also have copies of e-mails exchanged with his representative office in Brazil.
Thanks in advance and sincerely count with comprehension.
Best regards!
Luiz Felipe M Vallone”
E para minha surpresa, recebi ainda agora a seguinte carta de resposta do Sr. Daniel (por favor, os erros de portuguÊs não são de minha autoria):
“Sr.Luis ,bom dia.
Hoje recebi um e-mail da sua “Carta” do Japão ,É lamentÁvel esse tipo de e-mail no intuito de tentar DEGRINIR nossa imagem no Brasil , vocÊ não conhece à CULTURA Japonesa mÁs quem chega falando mal de outra pessoa para eles jÁ perdeu à credibilidade, aprendi à cultura Japonesa nÓs meus 5 anos que morei no Japão ,eu ( Daniel Mendes) tenho uma histÓria de trabalho e conquista junto ao grupo Tamiya de longos anos, sua carta jÁ mais vai conseguir atingir seu objetivo ,temos mais de 10 mil clientes em todo Brasil ,maior estoque de produtos Tamiya à pronta entrega, eu em momento algum deixei de atender vocÊ, infelizmente vocÊ não quis aguardar à prÓxima importaÇão que não foi definida ainda , eu não tenho obrigaÇão alguma de fornecer peÇa de produtos importados ilegalmente ou trazido por descaminho ,mesmo assim deixei claro que poderia adicionar sua peÇa na prÓxima importaÇão que poderia demorar , e vai demorar ainda, Sr. Luis o único caminho para vocÊ comprar essas peÇa e tentar fazer o mesmo processo que vocÊ fez na compra do seu compressor e todos os produtos da Tamiya atÉ hoje, talvez seja mais rÁpido .... A Tamiya do Japão não vai fornecer essa peÇa diretamente à vocÊ ,caso ainda quiser encomendar sua peÇa terÁ que fazer via Tamiya Brasil e aguardar à prÓxima importaÇão ou alguma encomenda que eu fizer para o Brasil ,notar que meus e-mail são copias ocultas para Tamiya no Japão.
Obs: Caso realmente confirmar sua encomenda , vou adicionar na prÓxima importaÇão.
Eu não deveria Sr. Luis mÁs vou colocar meu ponto de vista sobre sua carta enviada à Tamiya , pois eu tambÉm fiz à eles.
Caros Senhores,
Primeiro de tudo, muito obrigado por responder a minha carta tão rÁpido e eu espero que esta mensagem chegue aos departamentos acima. Por favor, deixe-me explicar as razÕes e alguns fatos.
Eu sou um modelador de mais de 40 anos de idade e eu sei Tamiya desde os anos oitenta.
Eu sei que a marca, eu sei que a qualidade eo mais importante, eu sei o respeito e compromisso que vocÊ tem com seus clientes em todo o mundo.
Quase 100% dos meus produtos vieram de importaÇÕes privadas legais dos EUA e lojas asiÁticas e as poucas vezes que eu precisava o seu serviÇo ao cliente foi fantÁstico.
Acredito que vocÊ tem pagado todos os impostos de importaÇão e tenha nota dos seus produtos ,sÓ assim vocÊ poderÁ dizer que sua importaÇão É legal
Recebi sua informando e-mail que vocÊ tinha um escritÓrio de representaÇão no Brasil com alguma desconfianÇa. Isso porque o escritÓrio de representaÇão Eu sabia que vocÊ tinha no Brasil (e confesso que pensei que jÁ estava fechado) foi um desastre completo e um arranhão catastrÓfico para a sua marca e reputaÇão.
Se vocÊ tem números e folhas de dados, É fÁcil ver o tamanho do nosso paÍs e da fatia de mercado que Tamiya tem no negÓcio de modelagem escala.
Apesar dos problemas de distribuiÇão comercial e atendimento ao cliente precÁria, este representante tornou-se odiado por uma ampla gama de modeladores e lojas de modelagem escala no Brasil. Como exemplo para ilustrar, houve um encontro IPMS, onde, como de costume, muitas lojas tÊm seus prÓprios espaÇos de venda com alguns produtos e esse cara disse que iria mover um processo judicial contra todas as lojas que vendem produtos Tamiya não fornecidos por ele. DesnecessÁrio dizer que muitas lojas tiveram seus estoques comprados em uma forma jurÍdica independente, mesmo porque nunca tivemos um distribuidor sÉrio no Brasil. Eu sou membro de alguns grupos de modeladores e IPMS e É isso que eu posso relatar sobre o que eu ouvi e eu testemunhei, mas agora É a minha vez de explicar a minha experiÊncia privada com este escritÓrio arrogante e prepotente.
As outras empresas que tentou distribuir Tamiya no Brasil ,não deu certo não porque elas não eram serias e sim por clientes que deixava de comprar no Brasil e fazia importaÇÕes ou descaminho dos produtos ,mÁs isso vem acabando ,graÇas ao sistema da receita federal em conseguir parar e taxar esses produto ,com à alta do dÓlar percebemos que nossas vendas aumentou, porque acaba não compensado comprar fora do Brasil. Nossas vendas cresceram mais 39% mesmo com à crise, isso mostra que suas informaÇÕes são infundadas ou mentirosas , nosso corpo jurÍdico estÁ realmente verificando todas empresas que vende nossa marcar sem nosso “empresa” que vende nossos produtos por descaminho ou importaÇão ilegal ,essas “empresas ou pessoas fÍsicas prejudica nossa empresa por não pagar à seus tributos e vender produtos abaixo do valor correto ,prejudica o desenvolvimento da Marca no Brasil , eu não conheÇo nenhum integrante do IPMS ,mÁs acredito que no final da reestruturaÇão da Marca Tamiya no Brasil os clientes finais serão beneficiados com produtos mais barato e acessÍveis mesmo com nossa carga tributÁria ,sendo uma das mais cara do mundo para esse tipo de produto, eu acredito que vocÊ nunca teve empresa no Brasil nossa carga tributÁria É mais de 110% considerando todo o processo de importaÇão ,vocÊ não tem ideia como É custoso e trabalhoso manter uma empresa desse segmento no Brasil ,por isso escreve essas asneiras.
Seguindo suas instruÇÕes Tentei contactÁ-los utilizando os números de telefone que vocÊ me forneceu, sem sucesso. Seu serviÇo ao cliente É apenas por e-mail e Skype (que tambÉm não funciona) e eu me pergunto que tipo de serviÇo ao cliente pode trabalhar sem alguÉm disponÍvel para atendÊ-lo durante o horÁrio comercial?
Como eu não tinha escolha os mandei e-mail com cÓpia do e-mail que vocÊ escreveu para mim em anexo (que explica o número da peÇa, número do item, etc.). Para minha surpresa, o Sr. Daniel respondeu-me explicando que não poderia me ajudar agora, porque ele não tinha planos de colocar uma ordem agora e não tão cedo e que eu deveria esperar (sem data definida)
Acredito que houve um erro no envio dos meus contatos, mÁs mesmo assim eu lhe respondi seu e-mail então nada justifica as inverdades escritas por vocÊ ,dizendo que não foi atendido ,prova maior disso É que vocÊ tem as copias dos meus e-mails ,quanto à importaÇÕes não temos data definida ainda ,essa posiÇão ainda se mantem e caso desejar sua peÇa via nossa empresa tem que aguardar como foi lhe enformado educadamente sem faltar com respeite à sua pessoa ,toda importaÇão tem custo do processo as vezes inviabilizando à importaÇão de apenas um item ,por isso adicionamos todas encomendas,caso eu aceitasse fazer uma importaÇão sÓ para vocÊ ,eu tenho certeza que não iria querer arcar com o processo todo sua peÇa daria para vocÊ comprar um compressor novo ,mÁs como vocÊ pensou apenas em vocÊ ,não de ao trabalho de ver o outro lado da moeda, por via das dúvidas segue abaixo meus contatos pessoais caso desejar falar :
Emails: danieltamiyabrasil@gmail.com daniel@tamiyabrasil.com" style="color: #f79646;">/daniel@tamiyabrasil.com / Celular pessoal:22-99760-0585/19-3226-0005
, quando ele veio para fazer uma nova ordem para a planta no Japão, onde então a minha reserva tambÉm seria solicitado.
Eu questionei-o sobre uma maneira muito educado e disse que eu precisava a parte mais rapidamente possÍvel e, devido a sua resposta I tentar dirigir com a matriz, no Japão. Para minha imensa surpresa, ele disse que eu sÓ poderia comprar a minha peÇa de reposiÇão com ele (repito, É uma peÇa de reposiÇão para um compressor de idade, não um produto novo. Ainda mais porque ele não tem para vender ou um prÊmio razoÁvel para fazÊ-lo) ou TAMIYA iria quebrar seu contrato comercial exclusiva com ele e talvez mover um processo judicial contra vocÊ tambÉm!
Bem ... ele me fez rir e apÓs esse tipo de postura não hÁ mais o que falar com esse homem.
Sr.Luis É uma peÇa de reposiÇão de um produto descontinuado que por muita sorte, conseguiram identificar uma peÇa que pode servir nele ,produto que não foi importado por minha empresa aonde eu não tenho responsabilidade alguma de lhe fornecer ,como suas importaÇÕes são todas “legal” vocÊ deveria recorrer à empresa que lhe vendeu ou importou seu produto ,mÁs vendo que isso não seria possÍvel entrou em contato com à Tamiya Brasil aonde eu (Daniel Mendes) lhe respondeu com toda verdade e sinceridade posso adicionar sua peÇa na prÓxima importaÇão e vai demorar ,isso É FATO!!! A Tamiya não vai fornecer peÇa diretamente à vocÊ eu nunca moveria processo contra à Tamiya Japan porque tenho respeito por nosso histÓria ,faltando com Ética vocÊ Sr. Luis destorceu e mentiu na sua carta com intuito de queimar nossa imagem e acreditar que com suas mentiras vocÊ iria ter sua peÇa .
Como tenho um imenso respeito para o seu negÓcio, a incrÍvel relaÇão japonÊs com o seu povo e os clientes e sobre a reputaÇão de vocÊs que eu jÁ tinha em alta estima eu decidi passar meu tempo a escrever esta mensagem. Por mais de 20 anos, eu tinha o meu prÓprio negÓcio e uma das coisas que costumavam me machucar mais foi saber mais tarde que meus clientes estavam sendo mal servido por alguÉm sem experiÊncia e respeito. Infelizmente, parece ser o mesmo caso aqui.
Por este caminho, eu terminar minha carta perguntando se pode fazer o favor de me apresentar a peÇa de reposiÇão, ou se eu deveria jogar o meu produto (usado por anos) no lixo junto com o contato deste escritÓrio incompetente e arrogante. Se vocÊ decidir que possa apanhar a segunda opÇão, eu tambÉm dizer adeus no final, porque eu não posso contar mais com a sua ajuda onde moro mais.
Por favor, não hesite em contactar-me a qualquer hora se vocÊ achar necessÁrio. Eu tambÉm tenho cÓpias de e-mails trocados com o seu escritÓrio de representaÇão no Brasil.
Agradecemos antecipadamente e sinceramente contar com a compreensão.
Sr.Luis acredito que vocÊ não aprendeu muito com seu negÓcio ,esse tempo que vocÊ passou tentando queimar nossa imagem junto à Tamiya foi invalido ,sua carta ficou claro como o jeitinho Brasileiro estÁ impregnado mesmo em uma pessoa de idade, tentar DEGRINIR a imagem de uma pessoa que vocÊ não sabe à histÓria de vida para obtenÇão da sua peÇa .
Qualquer dúvida estou à sua disposiÇão.”
Pois bem... em vista de uma resposta tão “profissional” e de uma postura novamente arrogante, É que decidi trazer ao conhecimento de todos os colegas aqui que tipo de representante atua hoje por essa renomada marca em nosso paÍs.
Pelo visto, todos nÓs que adquirimos Tamiya sem ser pelas mãos desse senhor, somos contrabandistas e contraventores. AlÉm disso, os lojistas que tÊm em seus estoques produtos importados legalmente dessa marca tambÉm devem temer, pois estÁ para iniciar uma caÇa às bruxas, sendo o Sr. Daniel e seu Departamento JurÍdico os inquisitores.
SerÁ isso mesmo que li e entendi? Somos nÓs aqui um antro de bandidos e contraventores? SerÁ que a fÁbrica lÁ no Japão tem alguma idÉia de quem os representa aqui?
Nem vou comentar que meu problema em si ficou sem soluÇão, acho que nem cabimento hÁ perante esse “irretocÁvel” atendimento ao cliente.
Como sou um ser “insignificante” e ainda não respondi a esse senhor, É que decidi abrir esse tÓpico no maior site de plastimodelismo da AmÉrica Latina. Pretendo responder em nome de nosso grupo de modelistas aqui do Rio de Janeiro e gostaria de pedir àqueles que se identificarem com o problema, que tambÉm subscrevam o e-mail que mandarei em resposta ao Japão, inclusive com cÓpia desse tÓpico aberto.
PeÇo tambÉm àqueles que jÁ tiveram suas experiÊncias com esse senhor que se manifestem e, se desejarem, as exponham aqui.
SÓ enviarei resposta à Tamiya (com cÓpia ao representante) apÓs apresentÁ-la a todos vocÊs que desejarem subscrever e gostaria de saber qual a opinião de uma fÁbrica dessas quanto a tudo isso.
Desde jÁ agradeÇo imensamente a todos!
Grande abraÇo,
Luiz Felipe