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Esse vai ser minha próxima vítima.

Venho pensando nele há algum tempo e quando começa assim é porque já ficou definido que é quem eu vou estragar.

Há um ano sem fazer uma montagem de cabo a rabo sem interrupções, fiquei olhando essa montoeira.

Então, isso sempre encarei como desafio.

Mas confesso que me assustei um pouco. E esse tem pouca coisa perto de outros monstrinhos que descobri guardados no meu armário. Tem um transporte lançador de misseis que tem um aftermarket em PE's com quase o mesmo número de peças do kit.

(putz será que fui eu mesmo quem comprei?)

Edu

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Anderson e Pak, grato pela visita e vamos montar juntos.

Espero daqui a um ano não estar terminando como foi o caso do Sheridan; afff!!

Mas, 80% da culpa da demora foram das esteiras.

E por falar em esteiras, estive olhando as deste cara aqui, e cada elo tem 4 peças além da sapata. Vai de link by length aí?

Edu

Eu fico pensando sera que tem tanta gente que gosta de um desafio destes,se eu puder evitar eu evito,recentemente comprei umas esteiras link by link da RFM para substituir as da AFV  no kit do M40 segundo consta o modelo é para a versão usada na Coreia ,é muito trabalho este tá na fila tambem.

Interessante esse Caterpillar. Não conhecia esse kit.

Pela quantidade de peças vai dar uma bela mão de obra mas aparentemente o resultado vai compensar.

Gostei do bicho, mas não seria para mim.

Vou acompanhar com certeza. Boa sorte!

[]s.

@Zé Victor posted:

É esse aí né?



[]s.

Aí Zé, bom tê-lo por aqui.

Então, não sei se é esse não porque não tem a grade de proteção da cabine. É que eu não recebo a caixa porque ela faz muito volume na mala, então quando vem, as árvores são colocadas onde tem espaço e a caixa fica pra trás.

Pelo menos não pago o frete.

Edu

@pak43 posted:

Eu fico pensando sera que tem tanta gente que gosta de um desafio destes,se eu puder evitar eu evito,recentemente comprei umas esteiras link by link da RFM para substituir as da AFV  no kit do M40 segundo consta o modelo é para a versão usada na Coreia ,é muito trabalho este tá na fila tambem.

bom, as esteiras LBL são "polêmicas"........  no caso da MENG, tive problemas com as que vieram no AMX30 deles... acabei JOGANDO FORA!!! encostando o blindado semi-finalizado (só faltando as "benditas" esteiras!) enquanto aguardava chegarem outras LBL da Bronco (estas com apenas UMA PEÇA para cada link) muito mais fáceis de montar.



Desde que usei LBL em um dos M113 da Academy, sempre que tenho essa opção tenho preferido, mas, enfim, vou com o que tenho aqui rsrsrsrs

O problema não é a link by link e sim algumas,logo que a Meng apareceu no mercado ouvi de modelistas que as esteiras do leopard I eram complicadas,como não sou fâ deste blindado nem pensei em comprar,mas de modernos eu tenho um T72 deles nem me lembro como são as esteiras,pois ainda não tem data para sair da caixa,enfim ligar um elo em outro sem problema,realmente é um upgrade no modelo,agora cinco ou quatro ´peças para fazer um link realmente é saco. Felizmente o que tenho para montar com esteiras em sua maioria é link by link ou link by length,recentemente comprei umas link by link para dar um upgrade nos RSO da Dragon que eu tenho, as magic tracks vou colocar nos dois Italeri que eu tenho.

@Zé Victor posted:

Não é porque eu tenha uma preferência maior por veículos com uma aparência de mais usados, mais sujos, longe disso, mas fica aí a dica...

[]s.

Zé, grande contribuição.

Se tem uma coisa que tenho preguiça, até porque preciso aprender a fazer, é buscar esse tipo de material de referência, aí chega na hora de adicionar o intemperismo, fico sem referência, não tenho ideias do que fazer e acabo deixando com poucas marcas.

Preciso aprender de uma vez a procurar essas fontes para facilitar a minha vida.

Edu

Então, resolvi colocar um pouco de história desse equipamento para situar o dito. Tive, em minha vida profissional, oportunidades de conviver com o D8 L e o D8 K e falávamos nesse monstrinho e até no D 10 quando surgiu no início dos anos 70 e foi ele, o D 10 que introduziu esse conceito de roda motriz elevada, que diminui o desgaste do material rodante bem como aumenta a vida útil do comando final (a redução que transmite o torque do motor para a roda motriz)  por adotar o comando final com sistema de transmissão por planetárias, diferente dos comandos finais de até então, que tinham o par de engrenagens - pinhão e coroa - por solução.

Especificamente o D9 foi introduzido pela Caterpillar em 1954 que era principalmente usado para remoção da camada superior do solo da área de trabalho em construções de estradas e nas minas a céu aberto. O D9 tem como motor diesel um 8 cilindros em linha e quando sua lâmina é montada com os cantos adicionais pode empurrar um volume de até 33,5 metros cúbicos de material e um peso máximo de 74 ton. Há variações desse modelo de trator, sendo que o R tem 298 kw ou 405 CV.

A versão que faremos é a utilizada pela IDF (Israel Defense Forces), que inicialmente combatia basicamente com equipamento civil. Em 1956 durante a Crise de Suez, o Combat Engineers Corps expropriou bulldozers D9 que eram utilizados em construção de estradas, pavimentação de acessos e para construção de fortificações, limpeza de campos minados e de obstáculos anti-tanques. Desde então os tratores D9 viram ação com a IDF nos campos de batalha no meio leste.

Durante a Operação Paz para a Galiléia em 1982, os membros da tripulação dos bulldozers da IDF deram suporte às forças aliadas na A'wali Beach sofrendo pesados danos sob o fogo da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) quando os tratores operaram sem nenhuma proteção. A partir daí a IDF resolveu colocar proteção blindada nas cabines, que deveriam ter as seguintes características: operar sem afetar a performance do trator, dar proteção ao operador na cabine, com no máximo de 5,5 ton de peso adicional, blindagem nas janelas e entradas de ar e sistema de proteção máxima.

Essas modificações deram surgimento ao D9 N. Um grande número de bulldozers foram adquiridos pela IDF (D9L, D9N e D9R); a versão blindada podia remover obstáculos sob fogo inimigo e destruir suas construções golpeando, empurrando ou esmagando o que encontrasse pela frente. Podia também se livrar de artefatos perigosos como minas terrestres e explosivos caseiros. (fonte parcial - o próprio manual e mais fontes externas)

Ao longo da jornada adicionarei mais detalhes.

Last edited by edufari

E que comecem os jogos

Eu sei que é cedo ainda pra falar, mas os primeiros encaixes são perfeitos. Fiquei muito impressionado com a preocupação da engenharia para colocar os  pinos de ejeção em locais absolutamente incríveis e que não prejudicam a peça em seu acabamento e encaixe.

Uhmm! Não sei não, mas está me cutucando aqui uma ideia que vai multiplicar a dificuldade e aumentar exponencialmente o desafio.

Eu estou pensando em não terminar esse fechamento porque depois fica difícil de realizar: colocar aí dentro uma central de iluminação e levar a luz para o painel de instrumentos e, quem sabe, até para os faróis.

Se eu fechar, vai ficar impossível. Mas como não sei se vou mesmo fazer, não vou fechar já. Sei lá, vai que.

E, pronto. A Misha disse que é hora de eu comer alguma coisa e que a partir de então, estou proibido de continuar, então como obedece quem tem juízo, vou nessa.

Edu

Last edited by edufari
@edufari poste

Eu estou pensando em não terminar esse fechamento porque depois fica difícil de realizar: colocar aí dentro uma central de iluminação e levar a luz para o painel de instrumentos e, quem sabe, até para os faróis.

[]s.

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Bah sempre ache esse kit fantástico

Já namorei ele inúmeras vezes mas xomo disse o amigo acima caro ... bem fora do meu teto que estabeleci

Mas quero muito ver essa montagem

E vai tranquilo que Meng é muito bom

@edufari posted:

Eu sei que é cedo ainda pra falar, mas os primeiros encaixes são perfeitos. Fiquei muito impressionado com a preocupação da engenharia para colocar os  pinos de ejeção em locais absolutamente incríveis e que não prejudicam a peça em seu acabamento e encaixe.

Montei três Meng e em todos eles a qualidade do plástico, clareza do manual, engenharia da montagem e a qualidade do encaixe são ótimos. Verdadeira Tamiya chinesa

@Zé Victor posted:

Consideração correta.

Tendo uma ideia luminosa. Literalmente no caso.



[]s.

Espero ser exequível pelo menos. Comprei há algum tempo uns abajures feitos com uma fibra ótica, aqueles que têm uma base luminosa e um feixe de fibras saindo dela e quando acende as pontas ficam iluminadas.

É uma fibra de 2a ou 3a linha, então como eu não sei os raios de curva que vou precisar, é possível que não sirvam, mas se tudo conjuminar, vou tentar.

Edu

Pois é, animado com o novo projeto arranjei tempo para mais uma etapa, o riper.

O que seria a nossa vida sem um CAD. Precisão de relojoaria.

Detalhes excelentes. Se eu conseguir fazer uma pintura razoável, vai ficar show, porque o modelo é.

As partes que seguram o ripper ainda não estão coladas, mas tem até os estalinhos no encaixe, ou seja, segura praticamente sozinho.

Segue o féretro.

Edu

Um pouco mais da história.

Ao entrar no século XXI a IDF solicitou novas modificações no sistema de blindagem, tomando por base a experiência  na operação da blindagem do D9N . Em outubro de 2003 a Divisão Ramta da Indústria Aeroespacial de Israel (IAI), desenvolveu uma blindagem totalmente nova - Daqhpor Memugan - para os D9R bulldozers que eram a maioria na frota da IDF e que consistiu em uma cabine blindada com uma alta visibilidade bem como um sistema de proteção para o motor, combustível, tanque de óleo do sistema hidráulico e para o sistema elétrico.

A blindagem de 15 ton era efetiva contra o fogo de armas leves6 de uso pessoal. A partir de 2005 aos D9R foi adicionada a blindagem Sulamot que era efetiva na proteção contra ataques de RPG-7 além de proteção contra armas tipo metralhadoras e lançadores de granada no teto da cabine.

Os bulldozers D9R entraram em serviço na IDF como equipamento standart no Batalhão de Engenharia de Combate ao final de 2003 e começo de 2004. Durante a Segunda Guerra do Líbano em 2006, os D9R com a proteção adicional Sulamot foram usados em tarefas como demolição de posições e construções do Hezbollah, limpeza de campos minados, construção de fortificações para forças amigas. (fonte Manual)

Edu

Last edited by edufari

E eu fico aqui matutando, não sou modelista das primeiras levas, sou relativamente novo no hobby quando comparado a outros mestres aqui da WK, comecei em 2009 e já havia no mercado kits de muito boa qualidade, e nunca até hoje, peguei uma goiaba daquelas bem antigas, o que será que sente esses desbravadores quando pegam esses modelos mais modernos onde a quantidade de detalhes chega a ser impressionante.

Digo isso porque achei esse kit sensacional, até agora, com detalhes realmente muito bem feitos.

Quem gosta de um scratch fica meio decepcionado, porque não dá coragem de arriscar desmelhorar algo que, no meu julgamento pelo menos, está muito bom.

Como disse tive a oportunidade de trabalhar com tratores de esteiras em empreiteiras e o ripper era peça chave no canteiro de obras em algumas situações tão fundamental quanto o próprio trator.

Desculpa aí se pareço meio deslumbrado, mas é real.

Bom, tive que mudar um pouco a sequência da montagem porque a próxima do manual pede a pintura das hastes dos cilindros hidráulicos e me pareceu uma media prudente essa operação nesse momento e como a tinta que tenho não atende às minhas expectativas, fui atrás da Molotow, que felizmente tem no Mercado Livre, nem sei se é a melhor opção, mas gostei do que estava escrito, embora hoje seja sábado, dizia: Entrega hoje.

Sei não, mas na pior hipótese, 2a ou 3a.

É a base da cabine. Vamos prosseguir um pouco a partir daí e ver se o sistema do ML sabe mesmo que hj é sábado

Mais tarde tem mais.

Edu

Toca eu pará de novo. O burro aqui nem se deu conta de que cabine, parte interna, tem que pintar antes de fechar, e a tinta Sinai Grey que é a certa, chegará apenas no dia 23 próximo, portanto, nada de cabine ainda.

Edu

PACK, agradeço a participação, e o que te falo é o seguinte: comprei da AK e a tonalidade me parece um bege escuro, meio amarronzado.

Mas também: só vou esperar porque achei essa, pelo menos com o mesmo nome e referência do kit, porque se não, eu já estava pronto para preparar e minha tinta, ia misturar o german grey com o OD e dar uma regulada na tonalidade, mais clara ou mais escura.

Os puristas devem ficar arrepiados, mas como eu não vou participar de concurso e tenho a certeza de que ninguém chegará a ver e se vir será alguém que só vai olhar a estética e certamente será uma pessoa que entende nada ou pelo menos muito menos que eu, não teria o menor problema e fazer isso.

Mas ... já está comprada. O difícil agora é a espera, só para a outra semana ainda.

Pela referência é isso aí em cima. Não vejo muito sentido em se chamar grey, mas é como está no kit.

Edu

Last edited by edufari

E por mais increça que parível a Molotow chegou ontem.

Para mim que sou de meados do século passado, isso realmente impressiona, apesar de ter acompanhado toda a evolução durante esses anos, é de fato uma diferença astronômica, vc fazer uma compra sem sair de casa de algo que não é assim tão comercializável, efetuar a compra ao meio dia e às oito da noite receber o produto em casa. Gostei!

Vamos para a bancada.

Edu

olha eu não sou tão purista,mas sempre que posso procuro aproximar as cores do indicado.  Vendo fotos do deserto do sinai dependendo a hora do dia e o angulo a cor  esta mais para esta que você postou.

É, acredito que sim, se vc olhar a imagem na primeira postagem, vai ver que é bem diferente dessa amostra, mas depois que entrei mais no assunto, acredito que a da amostra seja mais perto do real.

Tanto que nem vou cogitar de fazer qualquer alteração, já que a tinta indicada logo estará a caminho.

Edu

Achei o que eu estava procurando: o último rolete. Tinha um monte deles nos sprues e fui tirando e tirando e não acabava até que eu encontrei o dito cujo, olha ele aí

16 mas até que bem tranquilo. Minha mãe diria que é servicinho de preso, mas desde que evolua e não fique caindo e sumindo no chão, até que tá de boa.

Agora, fala sério, montar esse truck sem colar os componentes, é coisa pra pirar.

Você encaixa um o outro tá fora, quando consegue colocar o que saiu, sai o que estava no lugar e sucessivamente, agora com 8 roletes te fazendo de trouxa, só mesmo a esperteza para vencer

Montei e colei as laterais com as rodas de guia encaixadas e mais o eixo do truck no trator, que fica na lateral, e deixei para encaixar os roletes por último forçando um pouquinho a estrutura. Tranquilo.

Um pouco empenado foi inevitável usar a força.

E claro nem tudo são flores em Pandora. taí o resultado do empenamento.

Vamos de puty para fechar a fresta. Mas no final ficou tudo alinhadinho.

Agora tem uns PE's meio sem noção. Acho que os caras pensam: pra quem gosta de PE tá muito pouco, vamos inventar mais alguns mesmo que não precise.

Taí o puty. Esperar secar bem, lixar, ver se precisa de mais e por aí vai.

Bom, por hoje acho que vou ficar por aqui.

Feliz dias dos pais.

Alguém pode falar: já tá de noite, dia dos pais já acabou.

Não Alfredo, todo dia é dia dos pais, ou você se preocupou com seus filhos só um dia no ano?

Edu

Last edited by edufari

Boa noite amigos. Pelo menos para vcs espero que sim, porque por aqui passei uma raiva que há muito não me lembrava de ter passado igual.

Adivinhem: esteiras.   E o pior é que eu falei que adoro, que quanto mais peças tiver cada elo, mas eu gosto, retiro tudo o que disse.

Vamos ficar só com o seguinte: várias peças é bom, mas quando o projeto é bom. Essa morfiosa dessa esteira, deveria ter pelo menos um gabarito para auxiliar a montagem

Quando olhei o manual tive a impressão, graças a Deus eu estava errado, de que eram 4 peças e mais a sapata por elo.

Na verdade são apenas 3 peças: os dois lados do link e a sapata por cima.

Um link tem moldado nele o pino da esteira que deverá ser colado no link oposto nesse rebaixo que aparece no elo deitado, só que ele, o rebaixo, é raso e bem mais largo do que o pino, e o dito fica dançando no rebaixo sem uma posição definida.

O que vai definir a posição deles é a sapata, que deve ser colada somente no final, quando a cola já estiver seca. Além do que, pelo fato de o rebaixo ser raso, um pouquinho de cola que se coloca, acaba transbordando quando o pino vai ali e evidentemente, soldando links subsequentes.

C@Rn@ foi o melhor elogio que fiz para o projetista.

Cheguei a procurar as esteiras em metal no Ali e no Ebay mas nada, e nem pensar em usar uma de tanque, porque são completamente diferentes.

Bem, depois de muita raiva, mas nem pensar em deixar essa morfiosa me vencer, estou pegando o jeito; então vcs sabem, em umas vc apanha, em outras eles te batem e assim a gente vai tomando, e demora mas sai.

Edu

Cheguei a procurar as esteiras em metal no Ali e no Ebay mas nada, e nem pensar em usar uma de tanque, porque são completamente diferentes.

olha eu não sei quantas pessoas compraram este bicho e nem se a Meng ainda esta injetando,ai lagartas de metal para um kit destes seria algo muito caro pela quantidade que iria se fabricar,apesar de não serem baratas as de panthers por exemplo é algo que se pode fazer em grandes quantidades pois o numero de kits vendidos devem ser milhares.Bem que os fabricantes vem colocando esteiras link by link ou length bem razoaveis nos kits,umas com maior dificuldade outras mais simples é uma questão do que você quer com o modelo e quanto pretende investir.

PAK nem cogitaria do preço se achasse as corretas em metal. Mas entre utilizar as de tanque ou montar esse lixo que vem no kit ainda prefiro as do kit.

Vão dar uma trabalheira imensa, mas pelo menos serão as corretas. Acabo de pensar em uma possibilidade que talvez resolva, vai dar trabalho mas vou montar uma vez só. É que pelo motivo que eu disse acima, acontece de links ficarem grudados aos links da frente por causa do excesso de cola que vai no rebaixo aí secam e para descolar, é preciso forçar o movimento o que acaba desmontando partes já prontas. Um verdadeiro pesadelo.

Amanhã vou tentar uma solução alternativa e se der certo eu publico por aqui.

Grato, amigo.

Edu

Nada de tentar fazer o que imaginei. Vamos ter que encarar a besta de frente mesmo. Depois de apanhar mais que boi ladrão, parece que descobri uma maneira de desdificultar um pouco a montagem

Alterar a posição em que se encaixam as peças. O manual mostra a posição de operação, mas pelo menos para mim, consegui melhores resultados, deitando os links.

Não sei se é facilmente percebível a gota de cola na ponta do pino que está com os dois lados do link.

Aí encaixo os que tem os pinos moldados juntos, e depois vou colando os lados "de cima" dos links

Foi o que deu melhor resultado até agora, com a vantagem de ganhar muito em velocidade.

Não que me importe em ser um processo lento, afinal não basta dizer que é diversão, tem que ser diversão, tedioso pode ser mas insuportável, tem alguma coisa errada.

O que me tira do sério é reprocesso, montar e a coisa se desmontar sozinha ou colar e ficar tudo fora de posição, soldando peças umas nas outras quando deveriam ser móveis, enfim, um verdadeiro inferno.

De novo, merecia um gabarito de montagem. Não é um kit barato e tem um nível de detalhamento bom, peças muito bem engenheiradas, encaixes quase perfeitos, tudo isso mais que justificaria um gabarito para essa parte que é muito importante no visual do conjunto.

Tá andando.

Edu

Last edited by edufari

Edu,

Parece que não anda dando sorte com lagartas ultimamente...

Realmente alguns kits de qualquer marca, deixam a desejar neste ponto, tenho até evitado de comprar alguns, após pesquisar na Internet.

Fico feliz que aparentemente encontrou uma solução ainda no início, eu costumo descobrir este tipo de coisa, quando estou quase no fim

Outro ponto importante a considerar, se o "workable" for muito frágil, complexo ou impossível, monte como "fixo", tipo "link by lenght", pois quase nunca eu e provavelmente quase ninguém, coloca um kit pronto para "rodar".

Acompanhando e torcendo aqui

PlastiAbraços

Rubens, antes de tudo, grato pela visita e pelos comentários.

Sim, ainda classifico um pouco cedo para dizer, mas o método que estou usando, é viável pelo menos para essa etapa; por que digo isso, porque quando vem as sapatas por cima, elas têm 4 furos que devem se encaixar em 4 micro pinos, 2 em cada link e, é claro, devem estar precisamente distanciados um do outro, e perfeitamente alinhados para a posição da sapata.

Só que com a diferença entre os diâmetros dos pinos e do furo do link como mostrei acima, permitindo um grau de liberdade no movimento e, por conseguinte, no posicionamento final de um lado em relação ao outro, faz com que a fixação de cada sapata seja quase um trabalho individual.

Quanto à workabilidade, pensei sim em fixar os elos, mas como ainda não sei onde serão as curvas, vou tentando manter os movimentos. Talvez na hora real da montagem, quando a conformação ficar definida, eu faça isso mesmo.

Amanhã chega um kit - o link é esse aí embaixo, dá uma olhada na esteira.

Não vi nenhum comentário, também não procurei, mas agora estou achando que deveria ter feito isso. Mas pelo menos tem um gabarito de montagem.

https://www.scalehobbyist.com/...00005038/product.php

De novo, grato

Edu

Last edited by edufari

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