Srs.

Há séculos que procuro uma maneira de representar água como vejo em dios cujas fotos vemos do exterior e já busquei muito, mas muito mesmo uma solução para o problema.

Prometi fazer um dio com um submarino para um amigo, e o sub já está pronto, mas queria fazê-lo submerso e é aí que toda essa busca começou.

Testei diversas soluções porém ou muito trabalhosas com risco de dar errado ou muito caras por envolverem esses produtos importados que além de não saber marca, nome etc. ainda teria de fazê-los chegar aqui sabe Deus a que preço.

Bom acabei encontrando algo que pode servir, além de uma técnica que, pelo menos eu não conhecia, de colocá-lo disparando um torpedo.

Aí fiz essa experiência abaixo que me pareceu boa para uma primeira tentativa.

Peço que se alguém tiver alguma solução atual viável, por favor, postem e nos atualizem, sem perder a oportunidade de dar o parecer à presente experiência.

https://photos.app.goo.gl/3D2EUfen8qhTWKe56

https://photos.app.goo.gl/B6rsdMguCwLrYib69

https://photos.app.goo.gl/H6B61HuarWtQcQs78

https://photos.app.goo.gl/gVZVjFem6TFKRkv58

https://photos.app.goo.gl/aKVXMvSJVcuMf7XF8

Ainda vou fazer o acabamento na superfície com as ondas e tal. Mas por hora, é isso.

Assim que adiantar o acabamento, posto mais algumas fotos. Se o troço ficar pelo menos, razoável.

 

Grato

 

Edu

Original Post

Edu,

Se já ficou assim na primeira tentativa, imagina na definitiva! Achei que o efeito dos mísseis ficou muito bom mesmo! Fez como, com algum tipo de fibra (algodão)? Uma das coisas que incomodam na resina são as bolhas (como as pequenas na lateral). Vejo o pessoal usando sistemas a vácuo e sempre fico com um invejinha... Nas vezes que fiz tentei verter a resina de forma bem fina, mas mesmo assim aparece. Já vi gente tacando vento quente de secador de cabelo sobre a resina, mas não testei e tenho certo receio disto.

 

Guto

É o efeito dos torpedos foi feito com algodão. Esse problemas das bolhas realmente incomoda. O uso do secador é uma coisa que da próxima vez vou experimentar. Essa resina foi vertida em uma única etapa.

Também não dá para fazer muitas experiências porque a resina não é lá das mais baratas; tenho que descobrir a maioria dos pulos do gato, logo.

Abaixo uma foto com a aplicação de Water Gel Atlantic Blue da AK. Vamos ver como fica depois de curado.

 Duas coisas que já identifiquei que preciso alterar, são: não utilizar o molde de vidro e aplicar mais demãos de desmoldante. Essa p____  desse vidro fixou aí e simplesmente não sai. Ainda bem que é transparente, né?

https://photos.app.goo.gl/m4Sj5FFDvCkY87Qj7

https://photos.app.goo.gl/hPuGG45KSmaAaPK96

 

Vamos ver se fica razoável

Edu

Edu, este water gel vai ficar translúcido? Pois seria uma pena não conseguir ver de topo. Nos meus testes com resina, o primeiro usei aquelas forminhas de bombom de plástico. Sem nada e o plástico grudou forever na resina kkkk.

Depois usei moldes de silicone, com vaselina sólida. Funcionou muito bem.

Estes dias viu um video de um cara fazendo o molde ao invés de silicone com cola quente, parece que deu bem certo, vou testar qualquer hora. Para as ondas você pode fazer um positivo de plastilina (massinha de moldar) e cobrir com cola quente. O cara usa um soprador térmico e passa sobre a cola quente já depositada e ela se ajusta melhor ao positivo.

Tem um produto da acrilex barato e muito bom que é a tinta em relevo. Tem transparente e depois de aplicada fica muito legal o efeito. Se achar teste. Uso muito nos meus trabalhos. Para as ondas costumo aplicar com um ponto do mesmo produto na cor branca e aplicar com pincel velho, dando uma textura

 

 

 

Te sugiro também na finalização uma boa lixada nas laterias utilizando o mesmo processo de recuperação de transparências, vai diminuindo a gramatura da lixa até uns 800 ou 1000 e finaliza com um bom polimento.
Vai dar trabalho mas vai valorizar muito o resultado final.

 

Petuco

Agradeço a dica e vou procurar fazer. Sempre tive curiosidade em ver como fica mas nunca tentei.

Taí a oportunidade. Nesse caso em particular, fiz duas coisas que devo alterar na próxima vez: não usar vidro como item de forma, e utilizar mais desmoldante, para conseguir deixar só a resina no final .

Estas são as últimas fotos após totalmente curadas as resinas, tanto a que fez o corpo de água, quanto a que fez a superfície ondulada.

https://photos.app.goo.gl/6qd2Zi5mT17BGKh69

https://photos.app.goo.gl/yFYTLYfc8LPmenrg8

Edu

Edu, este processo o pessoal que "coleciona" insetos utiliza para guarda-los em "cubos" de resina, fica bem legal.
Fiquei pensando aqui que fora usar borracha de silicone (pela quantidade necessária o custo é considerável) tua melhor opção é o vidro até mesmo pelo acabamento mais liso que ele já da nas laterais, outro material vai deixar tuas laterais mais porosas/irregulares e vai diminuir a transparência, exigindo mais lixa e polimento no final.
Mesmo se usar borracha o teu master tem que ser de vidro para o molde ficar bastante liso.
Acho que tu deveria insistir no molde de vidro porém repensando o desmoldante, pense em algo que faça algum tipo de película (fina) e que saia junto ao final, por exemplo umas camadas de verniz ou cola branca pulverizada para ficar uniforme, depois de desmoldar vai sair na lixagem/polimento.

O desmoldante líquido (óleos) sempre vai diluir em algum lugar e deixar a resina pegar no vidro, se for pastoso (graxa ou vaselina) não vei deixar as laterias lisas como precisam ser e ainda assim corre o risco de diluir.
Bem a idéia é essa, agora é pensar em alternativas do desmoldante e testar numa forma pequena.

E.T. - Teu primeiro teste ficou bom demais e ideal se tivesse desmoldado, muito bom o resultado da resina superior depois de curada.

Edu, tem um material vendido pela Paiol Modelismo que serviria justo para isso. Eu comprei o que faz as ondas, mas neste mês que vem vou iniciar um projeto que ira consumir muito destes materiais, o que faz volume ((1) Efeito Água (volume) Maquete Diorama 360gr. Paiolmodelismo - R$ 139,00 em Mercado Livre) será o que deverei comprar para isso. Mas tem também em maior quantidade 500gr.
Você usou que material para este seu projeto?

Abs.

 

Rubens

Se você tiver algum modelo mergulhado na resina, é bom observar a temperatura de cura se não vai deforma-lo. Nesse caso deveria verter a resina em camadas finas o que pode ficar evidente depois de pronto, porque dá para perceber, olhando de lado, as camadas; além do que pode haver depósito de poeira entre uma camada e outra.

Seria bom, portanto, um mínimo de camadas e/ou camadas mais grossas. 

Essa resina que usei permite camadas até 30mm o que é bem grossa. Nessa experiência que fiz, foi vertida tudo de uma vez.

Estou ainda aguardando mais dois produtos para acrescentar na superfície, um que também faz onda e outro para a espuma.

A que faz o corpo de água é essa do link:

https://www.redelease.com.br/c...earch/result/?q=4230

Excepcional. A minha observação tende a afirmar que a cura é feita em temperatura ambiente. Não notei praticamente nada de aumento de temperatura. Talvez faça mais uma experiência, com espessura ainda maior para ver no que dá. Como não existe almoço grátis, ela demora uma eternidade para curar, que é o porque não esquenta; se a forma tiver a menor probabilidade de vazamento, ferrou. Ela é extremamente fluida, o que não é ruim para o preechimento de cavidades. Enfim, eu gostei bastante.

 

Petuco

Estou pensando usar placas de pvc para fazer a forma. Vi também em um video o sujeito usou fita adesiva por dentro do molde (durex) e a resina, que não sei qual era, não fixou na fita. Ao tirar o molde, ela (o durex, no caso) continuou presa nas paredes do molde.

É que não dá pra ficar fazendo muita experiência, porque vai grana, que não está sobrando, como sempre.

Edu

É estranho não pegar na fita mas pegar no vidro, eu ia sugerir usar filme plástico, declinei da sugestão em virtude das marcas/relevos que poderiam ficar.
Por isso sugeri testar em um molde pequeno, senão não há bolso que aguente,o que tu não pode é correr risco de perder teu trabalho/modelo.

Vai pensando com calma, sem pressa.

 

Edu,
Gostei do preço e quantidade do produto, R$ 129,90  por 1,180kg, achei beleza, iria pagar R$ 139,00 por 360g, deverei usar quase 500g no que pretendo fazer, sua experiência com o produto me deixou confortável em adquiri-lo.
Assim que chegue farei uns testes com pequenas quantidades para acertar o ponto de trabalho, depois e partir para a execução dos serviços.
Valeu companheiro pelas dicas, continuarei acompanhando.

Abs.

 

Rubens

Se não for muito incômodo, gostaria de pedir a você que postasse os resultados de seus testes com alguns comentários para que aperfeiçoasse a técnica, porque já surgiu uma nova oportunidade, só que agora com um navio e é um pouco diferente, na superfície com ondas e tal.

 

Grato

 

Edu

Murilo N. Alves posted:

Não sei se é fácil ou complicado, mas para vocês acho que é fácil, segue link;

https://www.track-link.com/forums/site_blogs/39147

 

Abraços

Murilo, trabalho muito interessante, mas me pareceu que ele pecou pelo excesso, muita espuma e muita onda, e não fotografou pelas laterais.

Mas fica como uma referência. Se for fazer onda, taí o modelo.

Grato

Edu

Petuco posted:

É estranho não pegar na fita mas pegar no vidro, eu ia sugerir usar filme plástico, declinei da sugestão em virtude das marcas/relevos que poderiam ficar.
Por isso sugeri testar em um molde pequeno, senão não há bolso que aguente,o que tu não pode é correr risco de perder teu trabalho/modelo.

Vai pensando com calma, sem pressa.

 

Petuco, realmente tô indo na calma. O sub está pronto já tem mais de 2 anos. Uma hora tem que nascer. Creio que o produto será esse mesmo, somente mais alguns detalhes, como na superfície e ondas, bem como molde e desmoldante.

Como me referi, não tenho a identificação da resina que o sujeito usou no vídeo, então também não posso argumentar a razão de não ter aderido na fita. Como o resultado final nem será tão grande assim, poderia tentar usar Contact, pode ser uma boa. Se não grudar, é claro.

Edu

edufari posted:
Petuco posted:

É estranho não pegar na fita mas pegar no vidro, eu ia sugerir usar filme plástico, declinei da sugestão em virtude das marcas/relevos que poderiam ficar.
Por isso sugeri testar em um molde pequeno, senão não há bolso que aguente,o que tu não pode é correr risco de perder teu trabalho/modelo.

Vai pensando com calma, sem pressa.

 

Petuco, realmente tô indo na calma. O sub está pronto já tem mais de 2 anos. Uma hora tem que nascer. Creio que o produto será esse mesmo, somente mais alguns detalhes, como na superfície e ondas, bem como molde e desmoldante.

Como me referi, não tenho a identificação da resina que o sujeito usou no vídeo, então também não posso argumentar a razão de não ter aderido na fita. Como o resultado final nem será tão grande assim, poderia tentar usar Contact, pode ser uma boa. Se não grudar, é claro.

Edu

Acho que quanto às resinas não ha mais o que discutir, ficou ótimo.

Ia sugerir o contact (mas não lembrei o nome na hora) pois é maior e vai precisar menos emendas (diminui as marcas).

Se grudar, nada que uma espátula e a posterior lixagem/polimento não resolva.

É, a ideia é mais ou menos essa mesmo. Estou quase indo comprar mais uma para mais alguns testes. Vou mudar também a tonalidade para verde.

Estive pesquisando e os U-Boats andaram fazendo mais estragos no Atlântico que no Pacífico e até onde eu sei, a tonalidade seria mais para o verde.

Talvez faça dessa vez, experiências menores para poder fazer mais, já que a técnica do rastro dos torpedos, me pareceu convincente o bastante e é o que ocupou mais espaço. 

Aí vai dar para colocar durex, esparadrapo, contact, fita crepe e etc. 

Edu

Incluir Resposta

Curtidas (0)
×
×
×
×